Veja quais são as modalidades de entrega disponíveis no mercado

Veja quais são as modalidades de entrega disponíveis no mercado

Para os gestores do varejo, escolher a modalidade de entrega ideal é uma das principais tarefas para a organização. Saiba como superar os desafios!

Nos últimos anos, os métodos de entrega mudaram bastante. Essa condição fez com que muitas empresas parassem para revisar sua abordagem logística. 

É por isso que escrevemos este artigo. Leia-o para saber mais sobre as principais modalidades de entrega, as principais mudanças, e qual deles se adequa melhor aos propósitos da sua empresa. 

Logística no varejo: mudanças nas modalidades de entrega

No Brasil, a logística de entrega sempre foi um grande desafio, não apenas por causa da estrutura viária instável, mas também por causa de mercadorias roubadas, altos custos de transporte e impostos em excesso.

Como ponto positivo, o setor de entregas está sempre buscando formas de se reinventar, encontrando novas alternativas que mantenham as empresas financeiramente satisfeitas e atendam às expectativas dos clientes.

Nos últimos anos, surgiram novas modalidades de entrega para ajudar os varejistas a comercializar seus produtos e serviços online com o máximo potencial. Uma das principais mudanças foi a incorporação da tecnologia nas etapas de logística. 

Como escolher a melhor modalidade de entrega?

Antes de apresentar as principais modalidades de entrega, saiba quais são os componentes inseridos nessa etapa. 

A entrega no varejo envolve várias etapas para alcançar a máxima satisfação (tanto do cliente quanto da empresa). Vejamos um exemplo para ilustrar o processo desde a colocação do pedido até a entrega.

Francisco está comprando flores para a esposa para surpreendê-la em sua promoção no trabalho. Ela faz um pedido para entrega no mesmo dia.

  • Gerenciamento de estoque

A floricultura da qual Francisco está fazendo o pedido precisa manter consistentemente seus níveis de estoque para garantir que haja estoque suficiente disponível para atender à demanda do consumidor em tempo real.

  • Recebendo

A floricultura recebe um pedido online de Francisco. O pedido online informa à loja exatamente qual arranjo ela deseja, quais flores, qual vaso e quando entregar as flores. Como Francisco quer entregar no mesmo dia, esse pedido será uma prioridade.

  • Armazenagem e armazenamento de estoque

Para encontrar produtos com eficiência — neste cenário, as flores — as lojas devem organizar os itens para evitar confusão durante o atendimento dos pedidos.

  • Embalagem

Francisco escolheu um vaso delicado para a entrega das flores. Pela natureza do produto, a entrega conta com embalagem adequada e resistente para que chegue inteira.

  • Remessa

A floricultura utiliza suporte logístico e técnico avançado para fornecer aos consumidores como Francisco informações de remessa de varejo em tempo real.

  • Devoluções

Se Francisco não estiver satisfeito com seu pedido, ele pode solicitar um reembolso. Os varejistas precisam estar preparados para aceitar devoluções ou emitir reembolsos quando os clientes não estiverem satisfeitos com seus produtos.

Como superar os desafios da logística de entrega? 

Os desafios colocados na logística de entrega, como roubo de cargas e instabilidade das estradas e rodovias, estão sendo superados através dos benefícios de soluções como o fulfillment da Infralog

Nosso fulfillment é a solução de logística para e-commerce, pois levará para sua operação agilidade através de estratégia logística e processos operacionais com fluxos que atendem a diferentes segmentos e modalidades de entrega.

 O software inteligente de entrega pode ajudar as empresas a aumentar os lucros, otimizar as rotas de entrega e aumentar a satisfação do cliente. 

A seguir, confira alguns benefícios que a Infralog, através da tecnologia do fulfillment, podem  oferecer para seu negócio:

  • Lucros aumentados;
  • Otimização de rota;
  • Rastreamento em tempo real e tempo de entrega reduzido;
  • Modelos de serviço e métodos de atendimento de entrega de varejo;
  • Entrega sob demanda;
  • Entregas no dia seguinte e no mesmo dia;
  • Agendamento flexível;
  • Entrega programada;
  • Clique e Colete;
  • Coleta na calçada;
  • Notificações ao vivo. 

O fulfillment permite, através de terceirizar logística, o gerenciamento de remessas para entregas de sucesso. 

Agora, conheça as principais modalidades de entrega disponíveis hoje no mercado. 

Principais modalidades de entrega no Brasil 

Além das modalidades de entrega tradicionais que sempre existiram no e-commerce, temos uma variedade de outros métodos, que fazem muito sucesso. 

Alguns exemplos são as entregas de bicicleta ou moto, que conseguem desviar o trânsito e encurtar prazos. Outra coisa que vale a pena mencionar é a entrega por drones, que já está em uso em alguns países, mas no Brasil ainda não está tudo acertado.

Mas que tal agora examinarmos algumas das modalidades de entrega que estão realmente em alta no setor?

1. Ship from store: o envio da loja

O ship from store é uma das estratégias mais competitivas e inteligentes da atualidade, pois simplifica o processo de compra, transforma a experiência e agrega valor para lojistas e clientes.

O modelo basicamente transforma lojas físicas em pontos de distribuição que atendem compras online com estoque local. Assim, os clientes fazem os pedidos pela internet e, ao mesmo tempo, o pedido é processado e enviado para um centro de distribuição.

O cliente pode então optar por receber o artigo em casa, ou retirá-lo numa loja perto da sua localização.

2. Same day delivery: entrega no mesmo dia

Este método expresso permite que os clientes comprem online e recebam no mesmo dia. Algumas empresas brasileiras já estão utilizando esse modelo de entrega, e tem garantido um aumento significativo de vendas desde o início da quarentena.

3. Next day delivery: entrega no dia seguinte

No modelo expresso no dia seguinte, a entrega só é feita no dia seguinte após a confirmação do pagamento. Desta forma, contém também um modelo muito interessante para quem deseja operar com agilidade.

4. Entrega expressa

Na entrega expressa, diferentemente do dia da compra, o prazo de entrega pode constar no dia seguinte à data da compra.

5. Click & collect: um clique para coletar

As principais características desse método de entrega são o baixo custo e a alta velocidade do processo. 

O modelo tem ganhado aceitação no mercado por permitir maior agilidade ao consumidor ao possibilitar a retirada na loja mais próxima, o que reduz o custo do frete, que continua sendo um dos principais motivos de desistência da compra.

A entrega no varejo mudou a forma como muitas empresas fazem negócios e como os 

consumidores adquirem mercadorias. 

Com o surgimento de tecnologias inovadoras, os clientes esperam melhores recursos de entrega, como rastreamento em tempo real e comprovante de entrega.

Conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. 

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