Varejo omnichannel: estratégias para implementar no seu negócio

Varejo omnichannel: estratégias para implementar no seu negócio

O varejo omnichannel é uma estratégia que une tipos de canais da empresa, sejam eles físicos ou digitais. Nos acompanhe na leitura e saiba mais sobre o tema.

Seu objetivo é melhorar a experiência de compra dos consumidores, por isso, essa tem sido uma das estratégias mais apropriadas pelos gestores de negócios modernos. 

Sabe-se que, no comércio eletrônico, os motivos que levam os clientes a abandonarem o carrinho, ou seja, desistir de uma compra, incluem custos de transporte e tempo de entrega.

Dessa forma, é bem fácil compreender que a articulação das vendas online e offline é uma forma de evitar estas perdas, trazendo benefícios como aumento de lucros e fidelização de empresas e consumidores. 

Hoje, o varejo omnichannel não é mais opcional. Isso porque os clientes desejam uma experiência de compra satisfatória em todos os canais. Por isso, quando executado corretamente, levará a uma maior movimentação e aumentará as vendas aos varejistas. A transformação omnichannel requer a aceitação da visão de que romper limites é necessário. Portanto, este não é um evento, e sim uma jornada.

Neste artigo, entenda como funcionam as estratégias do varejo omnichannel para potencializar seu negócio!

O que é varejo omnichannel? Entenda o impacto desta estratégia!

O varejo omnichannel é a integração de diferentes canais de venda (como sites e lojas físicas), com o objetivo principal de proporcionar uma experiência mais completa e unificada ao cliente.

Para que você, leitor, compreenda melhor como o varejo omnichannel funciona, imagine o seguinte cenário: você precisa de uma geladeira nova. De um modo geral, a maioria das pessoas inicia pesquisas de compras pela Internet, certo?

Dessa forma, ao começar sua pesquisa, encontra diversos modelos e valores, em diferentes sites, até encontrar um modelo e valor que se adapte às suas necessidades.

Ao finalizar sua compra, você se depara com o prazo de entrega que superou suas expectativas.

Porém, o vendedor oferece a opção de retirar a mercadoria em lojas próximas e manter o mesmo preço no site.

O orçamento é muito atraente e você escolheu, afinal, você não pode perder a oportunidade de pagar um preço que você acha justo e ainda assim ter sua geladeira (questão de necessidade) mais rápido. Então, você vai até o local de venda para pegar a mercadoria.

Percebe a interligação entre os diferentes modelos de negócio (online e físico)? 

Trata-se aqui de uma experiência omnichannel, e esta estratégia pode aumentar as vendas. 

Entenda a importância do varejo omnichannel 

Com tudo o que foi dito acima, a importância do varejo omnichannel está relacionada aos diferentes canais de comunicação (multicanais) de forma simultânea e interconectada.

Seu objetivo é estreitar o relacionamento online e offline, que por consequência repercute em experiência positiva ao cliente. 

Lembre-se: todas as experiências omnichannel utilizam diferentes canais, contudo, nem todas as experiências multicanal serão consideradas omnichannel.

O objetivo é fornecer uma experiência de consumidor sem falhas e sincronizada em todos os canais físicos e digitais. Esses serviços incluem:

  • Escolha do produto;
  • Gerenciamento de pedidos;
  • Preços e promoções;
  • Logística Reversa;
  • Atendimento ao cliente;
  • Outros processos de compra.

Como o comportamento do consumidor leva ao uso omnicanal

O principal motivo da necessidade do uso do omnichannel no varejo são as mudanças no comportamento do consumidor ao longo dos anos.

O uso diário da tecnologia é uma realidade incontestável. O acesso rápido e fácil às informações torna o público mais conectado e possui informações pessoais mais exigentes.

Por conta disso, o ambiente digital é visto, hoje, como responsável por influenciar também compras em locais físicos. 

Além disso, os consumidores há muito atuam de forma omnichannel devido à facilidade de acesso à internet. Por essa e por outras, a escolha da estratégia para os profissionais do varejo não é mais uma simples opção, mas uma solução importante para aumentar as vendas e os lucros.

A evolução da estratégia de varejo omnichannel 

Apesar do contexto que destacamos, o varejo omnichannel não se limita a empresas que possuem lojas físicas e virtuais.

O desenvolvimento dentro da indústria também tem sido uma das repercussões desta estratégia. Apesar de comprar online e retirar na loja ser uma delas, confira outras operações no varejo omnichannel que podem ser usadas:

  • Clique para retirar: os clientes compram em lojas virtuais, mas buscam em lojas físicas, parceiros de negócios de marca ou quiosques;
  • Clique para enviar: selecione o produto na loja física, venda virtualmente e entregue em sua porta;
  • Showroom: o consumidor conhece o produto na loja física, mas compra online;
  • Webrooming: diferente da estratégia acima, os consumidores realizam pesquisas de forma virtual, mas compram e saem pessoalmente.
  • Logística reversa: significa que um cliente pode trocar produtos que não gosta online em qualquer loja física da rede. 

Impacto do varejo omnichannel no mercado moderno

São estratégias que auxiliam no relacionamento com o cliente, elevando-a a patamares superiores. 

Ao investir na estratégia omnichannel certa e alterar as interações com os clientes, os varejistas podem colher benefícios importantes. A primeira etapa dessa jornada deve incluir: desenvolver a estratégia, o plano de negócios e o suporte organizacional certos para financiar e executar o plano.

É importante também avaliar como será colocada em operação a integração entre os canais. Para este fim, deve-se considerar o reajuste de funções e medidas de desempenho para reavaliar os requisitos de arquitetura técnica para processos de suporte. 

Isso sem falar na reformulação de questões de e-commerce e mobile por meio de plataformas adequadas, são recursos que podem atrair consumidores.

Para construir uma base omnichannel no varejo sólida, é fundamental entender o nível de serviço que os consumidores esperam. Você precisa comparar as expectativas do cliente para entrega de pedido online com seus próprios benchmarks de entrega.

Por fim, os consumidores gostam de ter o direito de escolher e querem estar no controle de suas próprias decisões, isso também está relacionado a personalização, fidelidade ou recompensa, que podem ser desenvolvidas através da estratégia de omnichannel.

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