Top 4 causas de insatisfação do cliente na loja online

Top 4 causas de insatisfação do cliente na loja online

Para alcançar a satisfação do cliente é essencial entender o consumidor moderno. Segundo pesquisas,  50% dos clientes mudariam para o concorrente depois de ter uma única experiência ruim, também foi apontando que 80% deixaria a marca depois de algumas experiências negativas.

A partir desses dados, podemos reconhecer a importância que as empresas têm em mapear os fatores que podem levar o cliente a abandonar uma marca. 

Confira neste conteúdo as principais causas de insatisfação do cliente

4 principais causas de insatisfação do cliente na loja online

O mais importante na lógica de vendas é entender que o cliente deve ser colocado no centro do negócio, assim dizendo deve receber todas as atenções e influenciar em todas as decisões. Isso porque, ele é o coração do seu negócio e sem ele certamente a empresa nem existiria.  

Considerando isso, compreender quais são as principais causas de insatisfação do cliente é  a melhor maneira de ser guiado para desenvolver produtos mais alinhados com os desejos do público, a partir disso será possível organizar os processos e outras ações importantes para o sucesso da empresa. Confira os tópicos abaixo sobre as principais causas de insatisfação do cliente na loja online

1. Atendimento ineficaz

O atendimento eficaz é aquele que irá resolver os problemas do cliente de forma rápida e efetiva, ou seja, com soluções eficazes. Porém, também é aquele que responde às dúvidas do consumidor com empatia e propriedade no assunto, tornando-o mais confiante para comprar. 

Por outro lado, pode-se dizer que um atendimento ineficaz causa transtorno, não soluciona problemas, gera dúvidas e desconfiança para sua marca. Só afastando o cliente. A dica é não ser a empresa que oferece um atendimento ineficaz.

2. Atraso na entrega do produto

O atraso na entrega está entre as principais reclamações dos clientes de e-commerce. No momento que uma empresa atrasar uma entrega, automaticamente é transmitida a ideia de que não tem compromisso com o seu cliente, que por outro lado, está ansioso na espera da mercadoria adquirida. 

Na maioria das vezes, os atrasos ocorrem porque as empresas não contam com tecnologias que permitam o aperfeiçoamento das entregas. Hoje, existem softwares e ferramentas capazes de alinhar informações entre equipes e maximizar o resultado de entregas. 

3. Falta de comunicação

As falhas na comunicação também são problemas que resultam na insatisfação do cliente, pois gera desconfiança. Sobretudo o consumidor moderno, em situação de necessidade (como entrega em atraso) que não consegue falar com a empresa para saber o que aconteceu, sente-se lesado ou enganado. 

Dessa forma, é essencial manter uma comunicação ágil, com respostas concretas e claras sobre os processos logísticos, relações transparentes tendem a trazer mais resultados.

4. Qualidade dos produtos

Comprar na loja online pode ser uma surpresa positiva ou negativa. Apesar dos sites serem quase obrigados a disponibilizarem informações sobre os produtos, muitas vezes os clientes não sabem exatamente o que vão receber. 

O fator qualidade dos produtos é crucial na manutenção do relacionamento com a marca. Não podemos esperar boas recomendações de um cliente que recebe um produto de má qualidade. Caso o produto seja danificado durante a entrega, a empresa deve prestar todo o atendimento necessário, garantindo a troca da mercadoria. Comunicação eficaz é a melhor direção para solucionar problemas de insatisfação do cliente, não deixe a questão se expandir. 

Melhorar a experiência do cliente com full-service!

Quando você contrata uma única plataforma full service digital marketing para atender todas as suas necessidades de marketing, não será necessário se preocupar com a consistência. Até porque, será função dela criar estratégias que utilizam mensagens unificadas. 

O serviço precisa respeitar a identidade visual do seu cliente. Por esse motivo, criará anúncios usando as mesmas cores, logotipo e slogans para garantir que sua marca e seus produtos ou serviços sejam instantaneamente reconhecíveis entre seu público-alvo. 

A agência full service tem uma equipe especializada e experiente para desenvolver e gerenciar de maneira completa campanhas online e offline. Resumindo, esse modelo, chamado também de agência 360º, tem estrutura para cuidar de todas as áreas de marketing de uma organização.

Normalmente, é comum que as agências dêem atenção em apenas algumas áreas. Por exemplo, algumas empresas concentram seus trabalhos no marketing digital e outras no tradicional. Contudo, uma agência full service consegue integrar todas essas ações através de serviços como:

  • Redação: produção de conteúdo para todos os tipos de publicidade;
  • Design: identidade visual, papelaria e todo material necessário para o branding;
  • Projetos Web: planejamento, implementação, manutenção e desenvolvimento de sites, blogs e e-commerces;
  • Marketing digital: planejamento estratégico, Inbound Marketing, SEO, monitoramento e análise de resultados;
  • Produção audiovisual: captação de imagens, roteiros e edições de fotos e vídeos.

Quando você contrata uma única plataforma full service digital marketing para atender todas as suas necessidades de marketing, não será necessário se preocupar com a consistência. Até porque, será função dela criar estratégias que utilizam mensagens unificadas. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

Entre em contato agora mesmo!

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.