Soluções B2B: um ecossistema digital completo para seu negócio

Soluções B2B: um ecossistema digital completo para seu negócio

Soluções B2B: Um maior compromisso com o digital resulta no sucesso do negócio. Quanto mais madura digitalmente for uma empresa, melhor será seu desempenho. 

As empresas que fazem parceria em um ecossistema digital considerando as soluções B2B, podem se defender de novas ondas de competição tecnológica desenvolvendo a capacidade de oferecer ofertas inovadoras de pós-venda e serviços.

A produção, venda e serviço de equipamentos são o modelo de negócios tradicional de muitas indústrias orientadas para o hardware. O digital, no entanto, promete ser um divisor de águas para todos os segmentos, sejam indústrias de produtos, projetos ou processos. 

Embora a maioria das empresas de todos os setores tenha se aventurado no espaço digital em algum nível, menos de uma em cada dez é altamente madura, e essas são as empresas que estão colhendo os maiores benefícios do digital. Neste artigo, confira o potencial de uma empresa que desenvolve estratégias a partir de soluções B2B

Entenda o efeito das soluções B2B para o ecossistema digital

As empresas B2B precisam aproveitar canais específicos para atingir o público certo dentro de uma estrutura de marketing unificada. Chamamos essa estrutura de modelo de Ecossistema Digital. Os canais usados ​​neste modelo podem incluir qualquer combinação de publicações digitais e tradicionais, redes de publicidade de busca e mídias sociais. E no centro desse ecossistema está o site da sua empresa, que deve ser otimizado para usabilidade, busca e captura de leads.

Da integração de aplicativos à integração corporativa e tudo mais, não é segredo que as empresas precisam de uma estratégia de integração para ter sucesso. No entanto, a verdade é que existe uma diferença impactante entre boa integração e má integração.

Ecossistemas digitais conectadas são necessárias para construir conexões, impulsionar a transformação e melhorar os resultados dos negócios. Uma empresa que tem todos os seus processos de negócios funcionando sem problemas é aquela que vai aproveitar tudo o que a transformação digital tem a oferecer. 

Antes de entender as soluções B2B, o que é um ecossistema digital?

Um ecossistema digital consiste em soluções, aplicativos e sistemas internos, juntamente com parceiros comerciais externos, fornecedores, clientes, provedores de serviços de dados terceirizados e todas as suas respectivas tecnologias.

O ecossistema digital é uma rede dinâmica e interconectada que requer comunicação confiável entre clientes e parceiros comerciais. Quando um ecossistema digital é integrado, ele permite que as empresas aproveitem tecnologias novas e legadas – e criem processos automatizados em torno delas – para expandir continuamente os negócios.

Um ecossistema digital integrado permite que as organizações criem fluxos de negócios de ponta a ponta “de fora para dentro”, combinando soluções B2B, aplicativos e integrações de dados para toda a rede de negócios.

Atualização de soluções B2B no ecossistema digital

Os ecossistemas digitais colocam você em posição de se concentrar em gerar valor comercial, eliminando frustrações com soluções B2B antigas e legadas. Você quer que seus relacionamentos com seus clientes sejam sempre melhores hoje do que eram ontem. Um ecossistema digital agrega valor real a esses relacionamentos e ajuda você a cumprir de forma consistente os SLAs dos clientes, detectar exceções rapidamente e fornecer remediação rápida para garantir que seus negócios permaneçam no caminho certo.

Uma solução única e moderna oferece as ferramentas como uma plataforma completa e independente que abrange todos os casos de uso de integração para fornecer ferramentas automatizadas e controles intuitivos para criar, operar e governar plataformas de big data, nuvem, aplicativos e integração de soluções B2B. O resultado: seus fluxos de dados críticos de negócios são aprimorados em todo o ecossistema digital de maneira moderna e sem atritos. 

Exemplos de um ecossistema digital a partir de soluções B2B

1. Fabricação

Um exemplo de ecossistema de negócios é um fabricante que deve fazer negócios com seus fornecedores de origem, fornecedores e equipes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para fabricar o produto, suas transportadoras de transporte e logística, um parceiro de distribuição e vários mercados on-line para vendê-lo, incluindo sua própria vitrine de comércio eletrônico.

Todas essas conexões externas B2B e em nuvem, no entanto, criam fluxos de dados EDI e não EDI que devem ser integrados em seus próprios sistemas internos ERP, TMS, WMS e EDI. O resultado é uma rede interna e externa de fontes de dados abrangendo sistemas, aplicativos, pessoas e dispositivos. 

2. Ecossistema de Saúde a partir de soluções B2B

Um ecossistema de saúde digital compreende todos os pontos de contato na jornada para o atendimento ao paciente.

Uma solução moderna de integração de ecossistema para organizações de saúde permite que essas organizações mantenham os requisitos de conformidade do setor e do governo conectando e integrando dados com segurança para acompanhar a necessidade cada vez maior de privacidade, segurança e governança de dados.

Garantir essas coisas significa que as empresas de saúde devem ser capazes de conectar com flexibilidade seus ecossistemas de provedores, pacientes, organizações governamentais e parceiros financeiros. Assim, uma organização de saúde com um ecossistema digital integrado deve oferecer suporte a todos os requisitos de conectividade com profundidade de protocolo e conexões pré-configuradas para integrar facilmente todos esses outros negócios, instalações e parceiros.

A confidencialidade do paciente também é extremamente importante, e um ecossistema digital permite que as organizações de saúde rastreiem, relatem, registrem e controlem dados médicos, farmacêuticos e de pacientes confidenciais. Um ecossistema de saúde integrado, portanto, garante que as organizações tenham a documentação e os recursos de auditoria para cumprir facilmente os mandatos.

3 maneiras de como os ecossistemas digitais (soluções B2B) geram valor 

Os ecossistemas digitais permitem que as empresas conduzam os processos de negócios com mais eficiência de maneira totalmente gerenciável. Aqui estão as três principais maneiras pelas quais os ecossistemas integrados digitalmente geram valor.

1. Criar novas fontes de receita

Os ecossistemas digitais geram novos fluxos de receita por meio da integração consolidada do ecossistema, com a qual as organizações podem rastrear e analisar dados abrangentes que fluem pelos negócios e usá-los para criar novos produtos e serviços. Essa integração não apenas fortalece os processos atuais de geração de receita, mas também cria serviços de valor agregado para novos canais de receita.

2. Custos mais baixos por meio de processos de negócios aprimorados

As empresas que adotaram plataformas de transformação digital e integração de ecossistemas também estão encontrando economias de custos mensuráveis. Além de melhorar a eficiência do fluxo de trabalho, a integração de ponta a ponta melhora suas relações de trabalho com clientes e parceiros e reduz os custos operacionais devido a processos de dados automatizados e eficiência em toda a empresa.

3. Aumente a velocidade de adoção de tecnologia

Uma estratégia de integração de ecossistema permite que as empresas adotem totalmente novas tecnologias de maneiras anteriormente complicadas. Agora, as empresas podem aproveitar os serviços modernos de nuvem e soluções SaaS em vez de confiar em softwares legados desatualizados que não conseguem acompanhar o ritmo da empresa hoje. 

As organizações modernas exigem mais do que simples conexões EDI, soluções B2B e de aplicativos. Eles exigem integração de serviço completo que os ajude não apenas a se conectar, mas a participar ativamente de seus importantes relacionamentos comerciais, por isso a importância do ecossistema digital. 

A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. O ecossistema digital Infracommerce é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções B2B

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.