Site de vendas: como divulgar seus produtos

Site de vendas: como divulgar seus produtos

Site de vendas: como divulgar seus produtos

Criar um site é fundamental para que sua empresa ganhe mais visibilidade na Internet e, consequentemente, mais clientes. Pode servir de vitrine para o seu negócio, reunindo todas as informações importantes para o seu público-alvo. Além de aumentar o conhecimento da marca, também promove o atendimento ao cliente.

Na prática, como funciona um site de vendas online?

O site de vendas online foi criado em cooperação com a plataforma e, uma vez concluído, esse espaço virtual passou a funcionar como uma vitrine dos produtos a serem comercializados na Internet.

A maior vantagem é que essas plataformas criam as estruturas necessárias para os negócios digitais, como integração de pagamento, cálculo de frete e comunicação com os clientes, facilitando o trabalho online. Em outras palavras, é uma parceria entre uma empresa e um varejista, e algumas etapas precisam ser tomadas na prática: 

  1. Aderir à plataforma: Este é o primeiro passo, escolher um bom site de vendas, as funcionalidades que disponibiliza e compreender o segmento de mercado que mais lhe convém, bem como verificar as vantagens e custos de cada venda. Em seguida, é necessário cadastrar o CNPJ da sua empresa no site para que você possa emitir as notas fiscais.
  1. Registro do produto: Após a entrada na plataforma, o registro do produto pode ser realizado de acordo com a política de produtos do site de vendas. Muitos deles restringem certas partes, enquanto outras partes são mais extensas. Nesta fase, é importante criar uma boa descrição e fotos de alta qualidade para o seu produto, para que os clientes não tenham dúvidas sobre as informações de compra. 
  1. Logística: a entrega do produto é um elo importante para vendas tranquilas. Muitas plataformas de site de vendas já oferecem opções especiais de entrega, seja por serviço postal, transportadora ou courier, para conseguir uma entrega rápida. É importante oferecer ao cliente múltiplas opções para que ele se ajuste de acordo com o valor e prazo de entrega que deseja.
  1. Forma de pagamento: Uma vez na plataforma de vendas, você pode integrá-la a um sistema de pagamento que oferece maior segurança aos clientes. Após o recebimento do valor, o estabelecimento recebeu o desconto de comissão da plataforma.
  1. Atendimento ao Cliente: Após concluir todas as etapas, desde que esteja disposto a melhorar sempre a experiência do cliente de sua loja virtual, se preocupe com o caminho de compra, ofereça vantagens e promoções o máximo possível, responda as mensagens e fique atento ao seu público. É importante manter canais de comunicação abertos, mesmo no pós-venda, para que os clientes possam relatar problemas ou trocas. 

Processo de divulgação de produtos do site de vendas

1. Conheça sua persona

Falar sobre sua função de comprador é um pouco clichê e repetitivo, mas para qualquer empresa, é importante conhecer seus clientes para que você possa desenvolver estratégias para abordá-los diretamente para obter resultados.

Você pode ter algumas boas dicas para promover seus produtos, mas com quem você planeja compartilhar?

Quando você começa a pensar em publicidade, a primeira coisa que você precisa pensar é no cliente ideal, a pessoa para quem você criou o produto originalmente. Afinal, o objetivo da publicidade é atingir o público-alvo e mostrar coisas que podem ajudá-lo a resolver seus problemas.

Portanto, é sempre necessário falar sobre o papel do comprador para lembrá-lo da importância desse papel em sua campanha.

2. Trabalhe a linguagem do seu anúncio

Agora que você sabe quem é sua buyer persona, outra dica para promover seu produto é começar a pensar no tipo de linguagem mais adequado para falar com esse público.

Ao pensar em como anunciar, geralmente descartamos uma linguagem mais formal primeiro, o que pode confundir seu público.

No entanto, você precisa considerar as pessoas que deseja alcançar ao promover seus produtos para encontrar a maneira perfeita de se comunicar com elas.

Deixe-nos dar dois exemplos para ilustrar este ponto mais claramente:

Suponha que seu produto seja um curso online sobre como melhorar sua postura como palestrante em uma conferência de direito do trabalho.

É importante ressaltar que o público que você deseja atingir com este tipo de produto é muito específico: pessoas que já trabalham e conhecem bem a legislação trabalhista, e até deram palestras sobre o tema.

Portanto, a linguagem que você usará para atingir esse público-alvo pode e deve ser mais formal, e você pode até usar alguns jargões da área.

Agora, imagine uma situação diferente: você tem um e-commerce que vende roupas esportivas. Não é divertido usar uma linguagem formal ao anunciar sua empresa, mas você ainda pode usar a gíria usada entre ginásios e atletas.

O fato é que você precisa ser guiado por sua função de comprador para determinar a linguagem mais apropriada para promover seu produto.

3. Analise a concorrência

Você já sabe quem segmentar seus anúncios, então comece a analisar seus concorrentes. Observe o que outras pessoas que também trabalham em seu nicho estão fazendo, para que possa determinar quais de seus mercados são frequentes e quais estão faltando.

Mas tenha muito cuidado nesta fase. Analisar a competição não significa copiar o que eles estão fazendo. Afinal, ninguém gosta de ver mais.

Você precisa entender como outros empreendedores estão fazendo marketing para tentar entender como seu público recebe certos anúncios para que você possa determinar a melhor estratégia para você.

No entanto, lembre-se sempre de anunciar sua empresa de maneiras inovadoras que atraiam a atenção das pessoas. Esse é o assunto de nossa próxima técnica de promoção de produto.

4. Escolha o tipo de anúncio para executar

Você encontra vários tipos de anúncios para escolher, como:

  • Vídeo de vendas;
  • Banners online e físicos;
  • Folhetos;
  • Anúncios em elevadores, ônibus e centros comerciais;
  • Comerciais de TV;
  • Podcasts;
  • Anúncios nativos;
  • Mensagens eletrônicas.

Da mesma forma, o formato que você escolhe depende do seu público, e você precisa considerar os canais de comunicação que eles usam com mais frequência, ou seja, os canais mais relevantes para a sua função. Mas não se limite a um formato, você pode escolher o formato que achar estratégico.

Além disso, uma das dicas para promover um produto é considerar o custo que você tem para anunciar e escolher o formato que mais se adapta ao seu bolso.

Você pode escolher entre várias plataformas online para promover seu formato de conteúdo, como:

  • No Google Adwords: para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas no Google.
  • Na estratégia de SEO para criar páginas com as palavras-chave e outros elementos fundamentais para impactar e converter seus lead.
  • Nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc. É difícil algum público-alvo não estar presente em uma dessas redes. Todas elas possuem plataformas de anúncios para publicidade estratégica de vendas.

Gostou dessas dicas para seu site de vendas? Já pode escolher a forma que vai anunciar seus produtos e ter muito sucesso. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

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