Sistema de Gerenciamento de Transporte: Saiba como funciona!

Sistema de Gerenciamento de Transporte: Saiba como funciona!

Você sabe como funciona o Sistema de Gerenciamento de Transporte? Preparamos este artigo para ajudar a compreender o funcionamento do processo.

Quem trabalha no setor de logística conhece bem as dificuldades e os obstáculos que muitas vezes são encontrados nessa área. Pois bem, quando nos referimos ao transporte de cargas, as dificuldades são ainda maiores.

Isso porque lidar com planilhas usadas para organizar informações de demanda, frete e entrega de produtos não é prático. É preciso estar sempre atualizando a documentação, o que pode se tornar um trabalho exaustivo com o tempo.

A solução ideal para essa situação é investir em um Sistema de Gerenciamento de Transporte, ou TMS. Usando este software, você pode atender aos requisitos do cliente sem comprometer a qualidade da entrega. Confira mais abaixo!

O que é o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)?

O Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) administra os processos relacionados a transportadoras e empresas que possuem frotas de veículos.

O software também permite que o gestor de frota visualize e controle as etapas da operação de forma ampla e integrada.

Além de garantir uma visão mais aprofundada do processo, o TMS ajuda em outras atividades, como:

  • Integração com segurados, gerenciadoras de riscos, sistemas de rastreamento;
  • Emissão de conhecimentos de transporte eletrônico e manifesto de cargas;
  • Acompanhamento, em tempo real, de todos os veículos da frota;
  • Controle, em tempo real, do andamento das entregas;
  • Cadastro de tabelas de preço e tarifas;
  • Controle das cargas e relatórios sobre o desempenho dos motoristas;
  • Visualização do faturamento e prazo médio de recebimento.

Funcionalidades de um Sistema de Gerenciamento de Transporte

Como já mencionamos lá no início, você deve saber que para gerenciar uma transportadora, é preciso ter controle completo de cada etapa do transporte de carga, para que não haja problemas como atrasos e extravios.

Esses e outros transtornos podem ser evitados quando você tem em mãos um sistema de gerenciamento bem estruturado, com funções essenciais para o bom funcionamento do negócio. Confira o que é possível fazer dentro de um Sistema de Gerenciamento de Transporte:

  • Planejamento – você pode controlar orçamentos e analisar variáveis, montar o orçamento do transporte e das rotas, além de calcular a dimensão de equipamentos e a renovação da frota;
  • Custos – saiba dentro de um TMS os custos de operação e de manutenção;
  • Suprimentos – veja no sistema o controle de materiais em oficinas próprias, seja de requisições ou de compras;
  • Operação – tenha controle do transbordo, da entrega, da coleta e faça o rastreamento lógico das cargas;
  • Faturamento do transporte – realize a requisição de transporte, os registros de notas fiscais, cadastro (de clientes e terceiros, de taxas e tarifas, da rede de transportes), ordem de coleta, emissão de conhecimentos, manifestos de carga e fatura de cobrança dos clientes;
  • Rastreamento – com um bom TMS, você tem acesso à transmissão de dados via wireless, à uma interface com rastreadores GPS e com tecnologias embarcadas nos veículos e leitores de código de barras;
  • Controle de estoque – faça o controle dos produtos, dos pedidos, das compras e das movimentações, entre outros;
  • Expedição – tenha o controle do envio de uma mercadoria para algum destino;
  • Análise de Rentabilidade – levante informações sobre como cada cliente rende para a empresa.

Quais vantagens do Sistema de Gerenciamento de Transporte 

Usar o Sistema de Gestão de Transporte para controlar e administrar a frota da empresa coloca a organização em vantagem competitiva frente aos concorrentes. Veja, abaixo, outros benefícios.

1. Controle máximo da operação

O sistema monitora os passos da operação, desde a expedição da carga até a sua entrega ao cliente.

Com uma comunicação imediata, o condutor pode informar ao gestor sobre qualquer parada, imprevisto ou atraso que prejudique o andamento do processo. Assim, o departamento responsável consegue solucionar o problema a tempo.

2. Controle sobre os tempos de parada

O Sistema de Gerenciamento Transporte garante um controle sobre o trajeto feito pelo condutor, notificando ao gestor o número de paradas feitas durante o percurso e o tempo que levou cada uma delas.

Também é possível saber quantos minutos durou a carga e descarga do veículo. Todas essas informações são fundamentais na hora de criar novos métodos para utilizar o tempo e adotar uma política de frotas.

3. Controle de custos

Esta função do sistema ajuda a gerenciar os valores produzidos ao longo da cadeia do transporte (coleta, transferência e entrega).

Sendo assim, é possível entender qual é a margem de contribuição sobre cada trajeto realizado e avaliar qual projeto é o mais lucrativo para a empresa.

4. Gestão de fretes

O Sistema de Gerenciamento de Transporte possibilita cálculos e simulações considerando os diferentes tipos de transporte. Além disso, aponta as rotas mais adequadas, controla o fluxo de informações, ajuda na conferência de documentação e libera pagamentos e recebimentos.

Todas essas vantagens tornam o negócio muito mais competitivo. Possibilitando controlar custos, melhorar o atendimento, identificar e reduzir os gastos supérfluos e capacitar a empresa para assumir contratos maiores.

Conte com um especialista

Você percebeu que um Sistema de Gestão de Transportes é fundamental para o crescimento do seu negócio de logística?

É impossível planejar o desenvolvimento e gerar receita, sem considerar as tecnologias que podem ajudar sua empresa a melhorar.

Nesse sentido, utilizar um TMS pode aprimorar a sua entrega, economizar tempo e recursos, controlar operações e escalar sua empresa de forma integrada. Conte com os recursos da Infracommerce para ter um Sistema de Gerenciamento de Transporte eficiente.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.