Saiba tudo sobre criar loja virtual maquiagem

Saiba tudo sobre criar loja virtual maquiagem

Imagine um segmento de mercado que pode alcançar um crescimento significativo mesmo em tempos de crise. Porque não só existe, mas muita gente sabe muito bem como funciona: a cosmética.

Segundo alguns estudos divulgados, mesmo durante o pior período da crise financeira do Brasil, o mercado de cosméticos do país agregou cerca de 2 milhões de novos consumidores. A maioria deles são fãs de compras online.

Porém, para ter uma boa loja virtual maquiagem e conseguir uma fatia do bolo, é preciso ficar atento a algumas das dicas que vamos dar aqui. Quer saber o que são? Então vamos começar!

Analise o mercado

Esta parte parece óbvia, mas muitas pessoas se esquecem de prestar atenção nela. Por isso tenha cuidado.

Para garantir que os produtos comercializados não apresentem risco à saúde, a Anvisa estabeleceu definições, classificações e tipos de rótulos muito específicos para produtos de higiene pessoal, cosméticos (incluindo blush, base e batom) e perfumes.

Além disso, no que diz respeito aos cosméticos orgânicos, a legislação brasileira atual não classifica esses produtos como cosméticos tradicionais e existem outras regulamentações.

Ou seja: pesquisar o mercado envolve dar a devida atenção à marca que se quer oferecer no e-commerce. Além disso, você deve prestar atenção em como eles são exibidos na loja.

Tenha um bom modelo de negócio

Discutimos aqui a importância de criar um bom modelo de negócios para criar loja virtual maquiagem e os fatores que você deve considerar ao definir sua empresa.

Depois, há alguns pontos que precisam ser considerados com cuidado, como a definição correta do público-alvo, quais produtos serão vendidos, quais serão os principais parceiros de negócios e como tornar o processo mais eficiente.

Precifique da forma correta

Com um conhecimento profundo do mercado e dos modelos de negócios, você pode encontrar mais facilmente o melhor preço para seus produtos. Além disso, você deve considerar o seguinte:

  • Satisfação do cliente - como ajustar o preço ao bolso do cliente;
  • Competição - até onde você pode ir em uma guerra de preços e ainda permanecer competitivo;
  • Desconto - saiba sua margem de lucro mínima e segura, para não perder dinheiro;
  • Custo de gerenciamento - quanto dinheiro é necessário para manter o negócio funcionando.

Escolha a plataforma ideal

Escolher a melhor plataforma para criar loja virtual maquiagem é um dos postos-chaves para o sucesso do negócio online. Portanto, na hora de escolher o seu produto, é necessário estar atento a alguns aspectos importantes.

Custo

As plataformas mais confiáveis ​​são aquelas que fornecem aos clientes contratos, suporte técnico e atualizações.

Tudo isso pode ser feito com um valor fixo ou uma mensalidade com base no número de vendas da loja.

Customização

É muito importante que a plataforma de vendas tenha a imagem da empresa e todas as suas identidades visuais.

Recursos

Alguns recursos, como opção de precificação automática, busca inteligente e boa funcionalidade em aparelhos móveis são imprescindíveis para uma plataforma.

Integração

Uma boa plataforma de vendas pode ser integrada com empresas de logística, como rastreamento de mercadorias.

Além disso, eles também fornecem ferramentas como Google Shopping e marketing por e-mail, e fornecem diálogo com plataformas de pagamento.

Escalabilidade

Mesmo que seu negócio comece agora, é importante prever que, à medida que o negócio cresce, a plataforma não fica paralisada. Portanto, é necessário investir em algo escalável.

Suporte

Procurando uma plataforma que ofereça suporte durante toda a noite nos finais de semana e dias úteis. Tudo isso por meio de diversos meios de contato, exceto e-mail.

Defina o seu mix de produtos

As pessoas não gostam de entrar em uma loja de cosméticos online e só encontrar 2 ou 3 itens. Portanto, é necessário definir o portfólio de produtos que será oferecido aos clientes.

Para não investir em produtos que não sejam exportados (ou que não tenham nenhuma relação com a marca), o ideal é focar no core business e fornecer apenas produtos que correspondam à base do negócio.

É divertido escolher produtos complementares que sejam úteis para os clientes. Outra ideia é adicionar itens semelhantes dentro do mesmo leque de opções, mas de marcas diferentes.

Pense no seu brandbook

Mesmo quem está começando a trabalhar em lojas de cosméticos online precisa ter cuidado para não deixar uma impressão amadora no mercado. Uma boa maneira de evitar essa situação é considerar os manuais da marca.

Este é o manual de personalidade e comportamento da marca, que fornece orientações sobre como se comunicar de forma corporativa. Orienta o uso de diferentes ferramentas e pontos de contato na construção da imagem e percepção da empresa.

Resumindo, o brandbook da marca pode ser usado como uma bússola, por exemplo, para orientar as respostas nas redes sociais e nos e-mails.

Tenha um controle de estoque

Para quem quer saber como criar uma loja virtual maquiagem, outra importante medida preventiva é o inventário.

A maioria dos cosméticos não pode ser exposta a altas temperaturas e umidade. Portanto, antes de comprar produtos, reserve um espaço limpo o suficiente para armazená-los.

Ao chegar na casa do cliente, o produto deve ser identificado na embalagem. O ideal é que sua loja tenha seu próprio rótulo, mesmo que os produtos sejam de marcas diferentes.

O tamanho da embalagem de diferentes tipos de produtos também é muito importante. Sob nenhuma circunstância as mercadorias devem ser danificadas durante o transporte.

Se possível, envie seus principais produtos para você mesmo por meio dos correios ou de outras empresas para ver se eles correm o risco de danos ou amassados ​​na embalagem.

Faça ações nas redes sociais

Por último, mas não menos importante, tome medidas nas redes sociais. Nesta fase, é muito importante considerar qual a melhor rede social para divulgar o seu negócio online.

Para tanto, é necessário avaliar o perfil do público de cada rede social, verificar as características e tipos de conteúdo da plataforma e analisar a existência de concorrentes nessas redes.

Como você pode ver, criar loja virtual maquiagem é uma tarefa que exige pesquisa e dedicação. Felizmente, o mercado tem trazido bons resultados para quem investe nessa ideia.

Caso tenha dúvidas sobre como abrir uma loja virtual de maquiagem, entre em contato com a nossa equipe, e não deixe de conhecer as soluções da Infracommerce.


Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.