Saiba qual é a tendência de mercado

Saiba qual é a tendência de mercado

Qual é a tendência do mercado? As tendências se originam da demanda da sociedade por inovação e são refletidas por meio de sinais sociais, culturais, econômicos e muitos outros sinais ambientais. Portanto, ao perceber isso, é possível prever e se adaptar aos comportamentos que seus consumidores irão adotar no futuro.

Neste artigo, entenderemos as três tendências de mercado e mostraremos como elas são importantes no dia a dia dos profissionais de marketing.

Tendência de mercado: saiba o que seus clientes vão querer

A tendência do mercado é um sinal do caminho a seguir, uma pista apontada pelo comportamento do consumidor e dados de pesquisas, mas isso não significa que é absolutamente certo que o apostador terá sucesso.

As tendências de mercado em três tipos com base em sua confiabilidade e duração:

  • Modismos
  • Tendências
  • Megatendências

Modismos

A moda é imprevisível. Uma tendência de mercado de curta duração, mas sem qualquer significado cultural relevante. Algumas empresas podem ganhar algum dinheiro com a moda, mas em pouco tempo.

Tendências

Esta tendência "revela como será o futuro [...] que pode durar muito tempo - pode ser observada em diferentes setores de mercado e atividades de consumo - e é consistente com outros indicadores importantes que aparecem ou aparecem ao mesmo tempo."

Megatendências

Um exemplo de megatendência são os carros inteligentes que estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de ponta, como Google, Tesla, Uber e Apple.

A importância das tendências de mercado para profissionais de marketing

A visualização de tendências de mercado ajuda a desenvolver estratégias de marketing mais eficazes porque ajuda:

Vendo a possibilidade de mudança: Esse é um dos maiores desafios da empresa. Hoje, a capacidade de gerenciar mudanças é mais uma vantagem competitiva sustentável do que nunca. Antecipar novos comportamentos e tendências de mercado pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de produtos ou no início de atividades.

Fique um passo à frente da concorrência: a frase de Steve Jobs descreve bem isso: "A inovação é o que distingue o líder do seguidor." Ao perceber tendências antes da concorrência e explorar novos mercados inexplorados, sua empresa terá uma grande vantagem competitiva.

Pronto para atender às necessidades e desejos dos clientes: Mudar as características e atributos dos produtos e serviços e agregar novos benefícios aos consumidores não acontecerá da noite para o dia. Ao descobrir tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados.

Tendências que surgiram com a crise

A pandemia Covid-19 trouxe grandes mudanças para a vida da maioria da população. Com a adoção do distanciamento social como medida de prevenção de doenças, as pessoas começam a desenvolver novos hábitos, que têm efeitos de longo prazo nas empresas da maioria dos setores.

Mudanças no comportamento aceleraram algumas tendências de mercado, mas também criaram muitas outras. Portanto, é importante que o empresário saiba que mesmo após a pandemia, ele enfrentará novas formas de consumo, e tem a responsabilidade de pesquisar e ajustar estratégias para se manter no mercado.

Novo normal

Tendências pouco óbvias

Alguns caminhos são relevantes a partir do momento que a crise começou, como um branding humanizado e mais atenção ao meio ambiente. De acordo com especialistas, separamos as tendências que foram afetadas pela pandemia.

Locavorismo

Este termo pode parecer estranho à primeira vista, mas nada mais é do que uma apreciação pelos negócios locais. O hábito de comprar produtos apenas de comerciantes ou produtores da região ajudou muito as pequenas empresas a sobreviverem à crise.

Mercados em alta

Existem também alguns modelos de negócios que nem mesmo são considerados tendências. Afinal, eles tinham certo grau de visibilidade antes mesmo da pandemia e continuaram a crescer com a quarentena. É o caso do takeaway, e o modelo de vendas adotado por muitos restaurantes pode continuar crescendo.

Principais tendências de mercado no e-commerce

Se considerarmos que os clientes estão online, ter uma loja online é apostar num dos canais de venda mais interessantes. Para aumentar as vendas do e-commerce, é preciso acompanhar o que está acontecendo. Então, veja algumas tendências nessa situação!

Ter responsividade

As pessoas estão acostumadas a acessar a Internet por meio de dispositivos móveis e, atualmente, o hábito de fazer compras online por meio de dispositivos móveis se tornou comum. Soluções como aplicativos Uber, em que uma pessoa precisa entregar informações pessoais, como dados de cartão de crédito em um telefone celular, também ajudam a construir confiança nesse meio.

Isso significa que as pessoas não pesquisam mais em smartphones, mas só podem fazer check-out em computadores. Toda a jornada de um consumidor digital pode acontecer em um telefone celular! Pensando nisso, você deve fornecer soluções de mobile marketing para o seu negócio virtual, garantindo páginas responsivas e uma boa experiência para o seu público.

Valorizar o omnichannel

Assim como explicamos a importância da integração do inbound e outbound marketing, no e-commerce, diversos canais devem ser consistentes - seja por meio das redes sociais, da própria loja virtual ou de serviços prestados por instituições físicas. Para o cliente, sua marca é uma só, e ele deseja um serviço consistente, mesmo que use vários canais para isso.

Pensar nas tendências multicanais

A mídia social é uma ótima estratégia para atrair e envolver o público, mesmo que o negócio seja pequeno. Portanto, é muito importante acompanhar a mídia onde está o público e como chamar a atenção, aumentar o conhecimento da marca e criar oportunidades de vendas.

A publicidade pode ser colocada nesses canais, incluindo opções orgânicas e pagas, como tecnologias martech e adtech.

Ampliar essa tendência para as compras

Surpreendentemente, as compras online nem sempre estão relacionadas à conveniência de receber os produtos em casa. É normal que as pessoas pesquisem online antes de comprar, mas muitas delas não se importam de ir a uma loja física para pegar as mercadorias. Especialmente se:

  • Isso significa que o valor referente ao frete não existirá;
  • Capacidade de retirar a mercadoria antes do tempo de espera para que a entrega chegue em casa.

Apostar em aplicativos próprios

Esta é uma tendência muito importante para aprimorar a experiência de compra do usuário. A maior vantagem do aplicativo da própria empresa é que ele pode monitorar o comportamento do consumidor e criar automação para otimizar as vendas. Por sua vez, os usuários muitas vezes percebem valor por meio de ofertas e descontos incríveis que se aplicam apenas a esse canal.

E aí? Já sabe o que vai fazer daqui para frente? Caso queira mais informações é só entrar em contato com nossa equipe.

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