Saiba o que é Estocagem Logística! 

Saiba o que é Estocagem Logística! 

A estocagem logística também pode ser definida como logística do armazém, e inclui a gestão e triagem de um armazém com o objetivo de obter a maior eficiência possível e, portanto, é uma parte importante da logística para as empresas.

O armazém logístico inclui todos os processos de armazenamento e operações de transporte para planejamento, controle e monitoramento de mercadorias próprias e de terceiros. 

Isso garante que todas as mercadorias sejam processadas profissionalmente, desde a entrada até a saída de mercadorias. O processo de entrada e saída de mercadorias, o transporte dentro do armazém e o tipo de armazenamento são registrados dentro da logística do armazém. 

O que é Estocagem Logística? 

A estocagem logística permite que uma empresa acesse informações sobre os locais de armazenamento ou o status de suas mercadorias a qualquer momento. Assim, é possível encontrar e enviar produtos rapidamente. 

Esta etapa logística é relevante para todos os setores, para os quais o armazenamento também desempenha um papel importante. As empresas de manufatura e comércio se beneficiam de um processo eficiente. Confira, a seguir, alguns aspectos que envolvem a estocagem logística

Tarefas, objetivos e desafios da Estocagem Logística

O objetivo da estocagem logística é tornar o fluxo de material mais rápido, mais eficiente, ergonômico e o mais livre de erros possível através do próprio armazenamento e transporte a partir de transportadores, garantindo assim o uso ideal das funções do armazém. 

As tarefas da logística de armazém variam da entrada de mercadorias à saída de mercadorias. Materiais ou mercadorias são aceitos e verificados quanto à sua usabilidade. Se necessário, são encaminhadas para a posição pretendida com subsídios. 

Se um material for armazenado apenas por um curto período de tempo, o armazenamento intermediário deve ser fornecido até a sua utilização. 

A logística do armazém inclui as áreas de transporte, armazenamento e preparação e administração de pedidos. É necessário definir e fornecer sistemas para essas áreas. Deve-se notar que todas as estações do sistema são definidas como dependentes umas das outras e que as mercadorias devem poder ser encontradas tanto no sistema quanto na prateleira o tempo todo. 

Dentro de um armazém podem existir diferentes instalações de armazenamento, que podem ser estáticas ou dinâmicas. 

Nos sistemas estáticos, os produtos são armazenados e não precisam ser movimentados internamente, mas são colocados em estruturas instaladas nos armazéns, seja manualmente ou por equipamentos de movimentação. Por exemplo, em porta-paletes convencionais, em sistemas drive-in e drive-through, estanterias leves ou cantilever, por exemplo. O sistema dinâmico se baseia na rotação automática dos itens e gera muito valor para as organizações. 

O armazenamento em transportadores é exclusivamente dinâmico e com sistema rack é possível adequar-se aos sistemas estático e dinâmico. 

Desafios da Estocagem Logística

Os desafios na estocagem logística estão, por exemplo, na coordenação. Os sistemas são todos interdependentes e muitas etapas acontecem simultaneamente. 

A entrada e saída de mercadorias, armazenamento e recuperação, separação de pedidos e transporte interno devem ser planejados, controlados e verificados ao mesmo tempo. 

Sistemas confiáveis ​​são de grande importância para isso. Se a logística do armazém funcionar, o resultado é um uso otimizado e altamente eficiente do armazém.

Tipos de armazenagem como elemento central da Estocagem Logística 

Existem diferentes tipos de armazéns para subdividir a logística do armazém de acordo com sua função e estrutura. Há duas maneiras de categorizar um armazém. 

Por um lado, isso pode ser feito de acordo com a função principal do armazém, sendo guiado pelo fluxo de trabalho dos processos. É feita uma distinção entre armazéns de aquisição, provisórios e de distribuição. 

Uma demarcação clara nem sempre é possível e depende da posição do armazém no processo de agregação de valor. Além disso, podem ser diferenciados com base em sua estrutura, na forma como as unidades são armazenadas e no modo de operação. Existem, por exemplo, armazenamento em bloco e em linha. 

Métodos e tendências na Estocagem Logística 

Para garantir uma logística de armazém eficiente no futuro é importante pensar em possíveis automações. 

A automatização pode ser implementada na própria armazenagem, na recolha de encomendas e/ou no transporte. O objetivo é alcançar maior estabilidade de processos, reduzir erros, acelerar processos e reduzir pessoal. 

Ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de garantir que a logística do armazém permaneça flexível e adaptável para poder expandir ou reduzir o armazém, se necessário. Uma abordagem é usar prateleiras inteligentes. Isso reduz os tempos de acesso e, portanto, o tempo de armazenamento e recuperação. 

O uso das áreas de armazenamento também é otimizado, resultando em uma melhoria no fluxo de materiais. Sistemas de transporte sem motorista (DTS) também podem ser usados. Eles representam movimentos de materiais seguros e confiáveis ​​que são eficientes em termos de tempo e custo. 

Através do uso de AGVs, o fluxo de material pode ser padronizado e contínuo sem depender de pessoal. Não é necessário substituir toda a tecnologia do armazém para obter uma maior eficiência na estocagem logística

Muitas vezes é suficiente otimizar certas áreas, mas você ainda deve pensar de forma holística para implementar o design em termos de flexibilidade e adaptabilidade de maneira orientada para o futuro. 

Ao automatizar a logística do armazém, os estoques e os tempos também podem ser minimizados, o que pode reduzir o desperdício de mercadorias e materiais. Através do uso de AGVs (Automated Guided Vehicle), o fluxo de material pode ser padronizado e contínuo sem depender de pessoal. 

Não é necessário substituir toda a tecnologia do armazém para obter uma maior eficiência na estocagem. Muitas vezes é suficiente otimizar certas áreas, mas você ainda deve pensar de forma holística para implementar o design em termos de flexibilidade e adaptabilidade de maneira orientada para o futuro. 

Conte com a Infracommerce para melhorar a logística de armazém do seu negócio! 

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. Entre em contato para conhecer nossas soluções! 

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.