Qual é o futuro do one stop shop nas compras B2B

Qual é o futuro do one stop shop nas compras B2B

Você já ouviu falar do serviço one stop shop? O termo pode ser novo no seu dia a dia, mas se refere a algo que promete simplificar a vida de empresas e profissionais como eletricistas, engenheiros e arquitetos.

A ideia surgiu nos EUA em 1920, mas só agora começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. Então é divertido se atualizar e aprender sobre esse conceito que vai fazer parte do seu dia a dia nos próximos anos.

Quer saber do que estamos falando e como essa plataforma de compras pode te ajudar? Continue a leitura!

O que é One Stop Shop?

Um one stop shop, também conhecido como one stop market, nada mais é do que um ambiente virtual ou físico onde os consumidores podem comprar diversos itens em um só lugar.

Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos, representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Esses pequenos pontos de venda são bastante completos, oferecendo uma variedade de produtos como remédios, açúcar, café e até tintura de cabelo.

Atualmente, o termo é usado para descrever empresas de compras, softwares, plataformas e sites que fornecem tudo o que as pessoas precisam em um só lugar. Dessa forma, os consumidores não perdem tempo procurando diversos itens.

A ideia ainda é abstrata? Imagine um site onde você pode comprar diversos produtos essenciais para o funcionamento da sua empresa, como lâmpadas, capacetes e cabos. Se você já viu algo assim, você se deparou com um one stop shop.

One Stop Shop nas transações business to business (B2B)

Embora possam ter pouca relevância para as vendas no varejo, em contratos firmados entre empresas, características como essas podem gerar descontos, condições especiais de pagamento e outras vantagens recíprocas que acabam por auxiliar na execução do negócio.

Além disso, na hora de investir em digitalização, adquirir novas soluções digitais ou até mesmo alugar equipamentos, seja para implementar novas funcionalidades ou solucionar problemas, ter um único parceiro facilita tudo.

Qual o impacto do One Stop Shop nas compras B2B?

O mercado B2B está em constante evolução e, assim como o B2C, precisa se adaptar às necessidades e desejos dos consumidores. É por esta razão que as vendas business-to-business têm uma boa experiência com serviços one stop shop. Afinal, gestores e profissionais podem comprar com mais rapidez e eficiência.

Quer entender melhor o impacto desse tipo de negócio nesse segmento? Veja a seguir!

Maior poder de pesquisa

Os responsáveis ​​pela gestão de compras em uma empresa estão cientes dos desafios de buscar e encontrar os insumos necessários. No entanto, essa etapa é facilitada ao ingressar em uma plataforma de serviço completa.

Na prática, poder encontrar vários itens em um só lugar é um grande benefício. As buscas são rápidas e precisas, o que facilita a vida desses profissionais.

Facilidade de comparação

Geralmente, as plataformas one stop shop trazem avaliações e classificações de produtos e suprimentos, permitindo que os comerciantes comparem. Esse tipo de análise é importante para garantir que você obtenha o melhor produto pelo menor preço.

Vale lembrar que questões como formas de pagamento e envio também podem ser verificadas no mesmo ambiente. Isso otimiza o tempo de quem tem muitas outras obrigações a cumprir, não é mesmo?

Maior consumo dentro da plataforma

Devido a essa conveniência, as empresas costumam comprar mais produtos nessas plataformas. Afinal, você encontra itens como papelaria, EPIs, materiais elétricos e pequenos produtos de reparo.

Menos tempo gasto com as compras

Você pode imaginar quanto tempo os engenheiros e eletricistas perdem quando precisam deixar seus empregos quando um produto está fora de estoque? Claro que isso prejudica os horários de trabalho e afeta seus ganhos - já que muitos são pagos por hora.

Portanto, reduzir o tempo necessário para reabastecimento é outro impacto importante do serviço one-stop no mercado B2B.

Menos burocracia

Sem contar que as empresas que decidem comprar em um marketplace de one stop shop reduzem a burocracia de gerenciar múltiplos pagamentos e lidar com inúmeros fornecedores.

Além disso, ao fechar um único contrato, os dados e as informações ficam centralizados em um só lugar. Isso proporciona uma visão mais ampla e simplificada dos gastos de uma empresa, facilitando o controle do orçamento.

Qual a perspectiva de crescimento das plataformas One Stop Shop no Brasil?

Você gosta da ideia de poder comprar tudo o que precisa em um só lugar? Então você precisa saber que essa é a tendência para os próximos anos. Apesar de já ser popular nos EUA, esse mercado ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

Em pouco tempo, empresas e profissionais poderão pesquisar, comparar, consultar avaliações e formas de pagamento, combinar fretes e, por fim, realizar compras em uma plataforma intuitiva e completa.

Na prática, você terá um fornecedor integrado à sua disposição e poderá comprar diversos itens como:

  • materiais elétricos;
  • equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • itens de Datacenter
  • ferramentas;
  • itens para automação;
  • lâmpadas;
  • adesivos;
  • lubrificantes.

De qualquer forma, aquela antiga dificuldade de compras, principalmente no que diz respeito aos itens de manutenção, reparo e operação, está ultrapassada. Aliás, alguns grandes players do varejo já estão investindo nesse modelo.

Por exemplo, o Buscapé construiu sua própria plataforma e oferece aos seus clientes um grande número de serviços e produtos além dos produtos de TI que já vende.

No entanto, o principal destaque é a maturidade desse modelo de negócios para o segmento B2B. Sem dúvida, diante dos avanços da Indústria 4.0, essa é uma necessidade importante para todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade.

Podemos concluir que acompanhar as novas demandas e tendências do mercado é fundamental para o crescimento da empresa. Mas é preciso ir além e se adaptar a novos cenários.

Um One Stop Shop é um exemplo de negócio que surgiu para simplificar a vida dos consumidores e, claro, pessoas jurídicas e profissionais também podem usá-lo bem. Não há dúvida de que comprar tudo o que você precisa em um só lugar economiza tempo dos profissionais e os ajuda a se concentrar nas coisas que realmente importam para o seu sucesso.

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