Qual a diferença entre ERP e CRM?

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Você sabe qual é a diferença entre ERP e CRM e suas vantagens? Preparamos este artigo para poder explicar qual destes modelos é o mais indicado para o seu negócio.

Melhorar a gestão do relacionamento com o cliente ou automatizar os processos de back-office? Claro, se você tiver condições, mantenha os dois. A especialização de uma empresa envolve a adoção de tecnologias que apoiem a gestão. 

Por exemplo, é isso que as grandes empresas fazem porque essas duas tecnologias são parte do dia a dia. Agora, se você tem um orçamento de investimento limitado, é importante saber a diferença entre CRM e ERP.

A sigla CRM significa Customer Relationship Management e consiste em sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

O ERP, por sua vez, corresponde ao planejamento de recursos empresariais e se baseia em soluções informatizadas para o gerenciamento dos processos organizacionais, principalmente os processos financeiros, como contas a pagar, faturamento e planejamento.

Ambas as soluções podem trazer muitos benefícios para qualquer empresa, mas quando não é possível ter as duas, qual é melhor: CRM ou ERP? É isso que abordaremos no artigo de hoje. 

Continue a leitura para saber mais!

CRM ou ERP? O que são?

O primeiro passo para entender a diferença entre CRM e ERP é conhecer bem os dois conceitos.

Essas ferramentas trazem um registro das interações de cada contato com a empresa. Isso facilita o trabalho dos vendedores, que podem chegar a uma abordagem mais pessoal e persuasiva com base nos interesses e necessidades de cada cliente.

Diferença entre ERP e CRM?

Vamos começar pelo início, explicando a diferença entre ERP e CRM  individualmente. A resposta vai ficar bem clara depois disso.

ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização.

Uma diferença entre o ERP e CRM é que o ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a base para a gestão de uma companhia.

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que as empresas usam para cuidar de sua base de clientes.

O CRM é vendido como software, sob um modelo de licenciamento, ou um modelo de software como serviço/computação em nuvem.

O principal objetivo do sistema é garantir e proteger as informações comerciais da companhia, além de ajudar a identificar o melhor plano de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar a força de vendas.

Assim, o ERP é o controle e gestão financeira completa da empresa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e, portanto, das vendas.

Agora você deve estar pensando: mas quais os benefícios que cada um deles pode trazer para o dia a dia da minha empresa? Então, vamos destacar as principais vantagens de cada um.

Vantagens de cada um dos sistemas

Saiba quais são os benefícios de cada um dos sistemas antes de escolher o seu.

Benefícios de usar um ERP?

Algumas empresas adiam a adoção desse tipo de ferramenta por saberem que o custo inicial é alto. Mas o que precisa ser considerado é que, a longo prazo, o investimento pode ser recuperado, havendo economia de recursos e melhoria de eficiência trazida pela plataforma.

Entenda com mais detalhes os benefícios de usar um ERP:

  • Áreas integradas: Muitas vezes, os departamentos de uma empresa trabalham de forma independente e não se comunicam entre si. O problema é que isso causa retrabalho, por exemplo, duas regiões diferentes precisam buscar os mesmos dados. É aqui que o ERP entra para consolidar e distribuir essas informações a todas as partes relevantes. Com isso, as empresas padronizam processos, reduzem gargalos e ganham agilidade;

  • Redução de custos: O retrabalho, citado no item anterior, pode representar um alto custo para a empresa. Recursos como tempo de equipe e materiais precisam ser totalmente utilizados. Caso contrário, as empresas sentirão o impacto no caixa. Nesse sentido, o ERP permite trabalhar com mais eficiência, automatizar tarefas repetitivas e produzir mais com menor custo;

  • Ganho de produtividade: Através da otimização de processos trazida pelo ERP, a equipe também ganha maior produtividade. A busca de dados de outros departamentos, a formatação de relatórios e outras operações antes manuais são todas automatizadas pela ferramenta, deixando os funcionários com mais tempo livre para se concentrar em tarefas mais estratégicas do negócio;

  • Decisões baseadas em dados: Os relatórios que o ERP traz permitem que você tome decisões com base mais em números do que em suposições. Também ajuda a equipe a acompanhar o que está sendo feito e evitar ações fragmentadas que pouco têm a ver com os objetivos do negócio.

Benefícios de usar um CRM?

As ferramentas de CRM estão se tornando cada vez mais importantes no contexto de clientes que exigem um serviço superior durante todo o processo de compra.

Saiba mais sobre os benefícios do CRM:

  • Controle do processo de negócios: Com a ajuda do CRM, as empresas podem organizar e controlar o processo de vendas em um só lugar, acompanhando o pipeline de vendas em tempo real. Isso permite que você entenda em que estágio cada negociação está para orientar os esforços;

  • Dados organizados: Empresas que utilizam planilhas para controlar as negociações em andamento estão sujeitas a erros e esquecimentos. Afinal, após cada ligação, você precisa se lembrar de anotar tudo o que foi dito. O problema é que esses roubos de dados resultam em vendas perdidas. Com o CRM, por outro lado, podem ser coletadas informações como histórico de interações e motivos de perda. Também facilita a continuidade do trabalho quando um vendedor sai da empresa;

  • Integrações: Os melhores CRMs do mercado permitem integrar diversas ferramentas como e-mail, calendário e plataformas de automação de marketing. Portanto, os vendedores não precisam perder tempo alternando entre diferentes plataformas. O resultado são vendas melhores e mais rápidas;

  • Foco nos clientes: Ao registrar e organizar os dados, os vendedores podem se concentrar no que mais importa: os clientes. Eles podem personalizar abordagens, antecipar necessidades, fazer recomendações oportunas e fornecer atendimento personalizado. O resultado são clientes fiéis.
Implantação do sistema

Muitas vezes, é visto que esta fase causa dores de cabeça para alguns gestores porque envolve uma mudança organizacional, alterando algumas das tarefas e responsabilidades da equipe.

Aqui, o elemento humano é fundamental. Envolva seu pessoal na implementação. Busque sugestões para contribuições, pois sua equipe sabe onde podem ser feitas melhorias. Ninguém deve ficar de fora!

Outro ponto importante é a seleção de fornecedores e softwares. Escolha uma empresa experiente que possa trabalhar, dar suporte e adaptar tudo às suas necessidades. 

Você deve decidir com esse parceiro como proceder com a implantação. Também é necessário escolher entre ir ao ar com todos os módulos - em todos os departamentos da empresa - ou implementá-los em etapas, pouco a pouco.

Falamos sobre a diferença entre ERP e CRM. Gostou do conteúdo? Foi útil para você? 
Então continue nos acompanhando para ter acesso a mais textos como este. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce!

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