Quais as funções de um Centro de Distribuição?

Quais as funções de um Centro de Distribuição?

Será que um centro de distribuição pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio? É isso que você vai conferir neste artigo!

Qualquer empresa sabe que a entrega é um processo essencial para operações bem-sucedidas em logística.

Dada a extensão territorial do Brasil, as empresas que atuam no país e pretendem distribuir seus produtos podem enfrentar desafios significativos, que exigem estratégias elaboradas para contornar.

Podemos observar um grande número de companhias perdendo market share por subestimar a importância dessa etapa logística.

De fato, atributos como agilidade, eficiência e produtividade são fortemente influenciados pelos centros de distribuição. Por isso, é importante entender os detalhes e conceitos relacionados ao assunto.

Neste conteúdo, explicaremos o que é um centro de distribuição, como ele difere de um armazém, suas funções e sua importância logística. Além de fornecer algumas dicas para melhorar a eficiência técnica.

Centro de distribuição: O que é?

Um centro de distribuição (CD) é onde as mercadorias são armazenadas, desde a fábrica até chegarem ao ponto de venda (PDV). É uma unidade física de armazenamento e expedição para o recebimento centralizado dos produtos de uma empresa.

A distribuição é, então, organizada em pequenos lotes internamente e através de processos logísticos adequados. Além disso, os CDs devem estar estrategicamente localizados para envio rápido ao PDV.

A parte da entrega geralmente é realizada pelos distribuidores, que se responsabilizam por esses produtos até chegarem às lojas e aos consumidores finais. Porém, em uma operação mais robusta, a própria empresa fabricante pode se encarregar da entrega, sem que um intermediário preste o serviço.

É importante observar que quaisquer problemas que ocorram em um centro de distribuição podem afetar diretamente o cliente final, como atrasos na entrega ou falta de organização.

Portanto, esses centros realizam tarefas diárias, como gerenciamento de estoque, armazenamento, transporte, etc. O objetivo é simplificar as operações logísticas, reduzir custos e aumentar lucros por meio de processos estruturados e gestão proativa.

Conheça as funções de um centro de distribuição

Depois de entender como funciona um centro de distribuição, é hora de aprofundar sua função para que sua empresa tenha sucesso.

  1. Recebimento

Essa é a primeira etapa de qualquer centro de distribuição. Nela, o responsável pelo recebimento deve descarregar os itens enviados e verificar a qualidade e quantidade.

Se tudo estiver em ordem, uma nota fiscal é emitida e esses dados são inseridos no sistema. A forma de funcionamento do centro de distribuição deve ser baseada na atualização do estoque, para que todos tenham uma visão geral do que está chegando. Tempos de trânsito, datas de vencimento e outras características relevantes também precisam ser determinadas.

  1. Movimentação

Esta etapa é bastante complexa, por isso requer alguma atenção. A movimentação de mercadorias acontece dentro do CD, onde as mercadorias são recebidas e há até uma área reservada para estoque.

Por ser um momento delicado, sua equipe precisa ser treinada para evitar falhas e erros durante o processo de cadastramento. Com isso, muitas empresas contam com sistemas de armazenagem, como empilhadeiras e pallets, o que impacta positivamente na eficiência e nos custos operacionais dos centros de distribuição.

  1. Armazenagem

A armazenagem é certamente um dos pilares da operação de um centro de distribuição. É neste espaço que os produtos ficam temporariamente até serem vendidos. As empresas precisam ter uma certa quantidade de estoque para fornecer aos consumidores produtos prontos para entrega.

Existem vários métodos de armazenamento diferentes, como o First In, First Out (FIFO). Cabe ao gestor decidir qual opção se adequa melhor às necessidades do negócio, levando em consideração os produtos em estoque, a urgência da entrega e o prazo de entrega.

Independentemente disso, é importante ter um bom sistema de armazenamento para aproveitar ao máximo o espaço. Por exemplo, os racks de estoque costumam ser muito úteis e populares por sua relação custo-benefício.

  1. Separação de pedidos

Também conhecida como picking, quem deseja entender como funciona um centro de distribuição deve ter um bom conhecimento sobre a separação de pedidos. Estudos demonstraram que esta etapa é a que mais consome custos operacionais, representando 60% do custo.

Por isso, é importante investir em estratégias que simplifiquem esse processo e acompanhá-lo de perto, para garantir que está sendo seguido corretamente. Isso pode parecer simples, mas várias análises são feitas para chegar ao processo mais econômico e seguro.

As variáveis ​​na equação incluem o tamanho do depósito e os recursos disponíveis. Portanto, os gestores precisam entender como os centros de distribuição operam para tomar as melhores decisões.

  1. Expedição

Finalmente, chegamos ao transporte. É aqui que as mercadorias selecionadas são verificadas e preparadas para embarque. Os funcionários que trabalham nessa fase precisam garantir que os itens sejam bem embalados, para que não quebrem no caminho até o destino final e causem danos à empresa.

Em algumas filiais, a fase de embarque exige cuidados adicionais, como pesagem para determinação dos custos de embarque e documentação. Circunstâncias imprevistas também precisam ser consideradas, como atrasos nos caminhões de transporte, que podem afetar as datas de entrega.

Tecnologia aliada aos processos dentro do centro de distribuição

Ao implementar a tecnologia no processo, sua empresa pode ter sucesso, aumentar a produtividade, reduzir custos e ainda fidelizar seus clientes. E essa não é uma vantagem que só as grandes empresas têm.

Quando falamos em transformação digital, significa a necessidade de implementar tecnologia e elementos digitais em sua cultura organizacional.

É hora de largar as planilhas, cadernos e controles artesanais. Mas mais do que isso, é o momento de entender que todo o seu processo, dentro e fora do centro de distribuição, pode ser automatizado.

Isso aumenta a produtividade, reduz possíveis erros e custos extras. Quer ter uma estrutura completa de centros de distribuição? Entre em contato e conheça as soluções logísticas da Infracommerce!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.