Previsão de Demanda: Como ela ajuda o seu negócio?

Previsão de Demanda: Como ela ajuda o seu negócio?

Descubra o quanto a previsão de demanda pode ajudar no seu negócio, mostraremos suas finalidades e benefícios.

Você já deve ter ouvido falar em prever as necessidades de uma empresa ou setor, ou até mesmo, que essa é a base para planejar e controlar a produção e a gestão de estoques.

A previsão de demanda é o planejamento das empresas ou setores com base na análise de dados históricos e fatores financeiros, econômicos, de mercado e outros.

Se você quer saber mais sobre o assunto, você está no lugar certo. Continue a leitura!

Previsão de demanda: O que é?

A previsão de demanda fornece às empresas informações valiosas sobre os mercados em que atuam e seus nichos. Também conhecida como estimativa de demanda, essa estratégia preocupa-se em prever o que acontecerá no futuro e afeta diretamente as áreas produtivas da companhia.

O objetivo da previsão de demanda é entender as necessidades de uma empresa para que os gestores possam tomar decisões precisas sobre preço, potencial de mercado e possibilidade de expansão. 

As organizações estabelecidas usam a previsão de demanda para avaliar a viabilidade de entrar em novos mercados. Se perceber que a demanda por seus produtos aumentará no futuro, a organização poderá elaborar melhor um plano de ação para estruturar a entrada em novos mercados, reduzindo assim os riscos que possam afetar sua competitividade e reduzir sua lucratividade.

A previsão de demanda também é a base para o gerenciamento de estoque. Sem a utilização desses métodos, as empresas correm o risco de excessos e/ou desperdícios, o que impacta os resultados financeiros da organização.

A previsão de demanda também ajuda as empresas a:

  • Planejar a necessidade de mão de obra adicional;
  • Realizar o orçamento de matéria-prima de maneira mais acurada;
  • Planejar o orçamento da produção, bem como a produção em si;
  • Planejar atividades de marketing;
  • Fazer previsões financeiras;
  • Evitar a subprodução ou a superprodução;
  • Formular estratégias de preço.

Em relação ao último item em especial, gostaríamos de deixar uma dica: Se a demanda afeta os preços, os clientes, por sua vez, são muito influenciados por ela. Não vamos nos aprofundar aqui nos prós e contras dessa questão, pois sabemos que os produtos devem ter uma relação de preço e qualidade, mas devemos ficar atentos à formação do preço de venda. Isso porque as empresas precisam ter certeza de que estão fazendo a melhor oferta possível, sem perder a lucratividade.

Como fazer uma previsão de demanda?

Agora, veja nosso passo a passo para antecipar as necessidades da sua empresa:

1. Estabeleça os objetivos do negócio

O primeiro passo para realizar uma previsão de demanda eficaz é definir os objetivos do negócio, principalmente os objetivos do estudo a ser feito. No caso da estimativa de demanda, os objetivos estão relacionados ao horizonte (curto, médio ou longo prazo) e também ao objeto de estudo (o que a empresa vende).

Sobre qual nicho de mercado a previsão será feita? De que produto específico se trata? Qual é a época do ano? Responder a todas essas perguntas é fundamental para direcionar adequadamente a pesquisa.

2. Defina a duração da demanda

De acordo com as metas estabelecidas, é necessário definir a duração da demanda a ser prevista.

Por exemplo, você deseja determinar a demanda para os próximos seis meses? E no ano que vem? Ou apenas durante o Natal ou outros aniversários? Sem esse prazo, é impossível fazer previsões confiáveis.

3. Saiba qual método será usado

Os profissionais responsáveis ​​pela previsão de demanda devem escolher o método ideal.

Existem métodos qualitativos e quantitativos. Idealmente, os profissionais devem optar por uma abordagem híbrida, pois ambas as modalidades, embora muito úteis, têm suas limitações.

A melhor maneira de superar essas limitações é usar ambos. Como resultado, você terá uma visão mais consistente da realidade do seu negócio.

4. Inicie a fase de coleta de dados

Depois de identificar os principais métodos a serem usados, o próximo passo é começar a coletar dados.

Você deve basear essa cobrança nos fatos do seu negócio. Ou seja, se você está no ramo de moda infantil, por exemplo, vale pesquisar em quais meses do ano o setor tem um aumento de compras, quais são as perspectivas daqui para frente, etc. 

A ideia é fazer um levantamento real da intenção de compra das pessoas durante um determinado período e, assim, determinar o nível de produtividade esperado naqueles meses, para que sua empresa consiga atender essa demanda de forma rentável.

5. Analise os resultados obtidos

Após a conclusão da coleta de dados, a última etapa é estimar a demanda de acordo com o período de tempo definido. Para interpretar esses dados, os profissionais financeiros devem realizar análises que envolvem relacionar as descobertas obtidas por meio de pesquisas a outros dados econômicos e financeiros do mercado.

Tomando o exemplo de uma empresa de roupas infantis, os dados coletados devem ser cruzados com dados de mercado para prever se a demanda do setor aumentará durante um período de tempo selecionado. Assim, é possível tomar decisões de produção mais assertivas.

Por exemplo, se for prevista uma queda na demanda durante o período de análise, o ideal seria que a empresa reduzisse a produção para evitar excesso de estoque. Se a demanda aumentar, o mais adequado é também aumentar a produção da empresa para poder capturar a maior fatia do mercado.

Benefícios da previsão de demanda

Você já entendeu que a previsão de demanda é muito benéfica para que os gestores de uma organização possam tomar decisões estratégicas e eficientes. Mas, como você verá a seguir, a previsão não frutifica apenas na tomada de decisões.

Previsão de vendas

A previsão de demanda é frequentemente usada para fazer previsões de vendas, contribuindo assim para o fluxo de receita de uma organização. Conhecendo suas necessidades mensais, a empresa consegue fazer previsões mais seguras, o que permite criar um estoque de segurança como base para as previsões de vendas e lucros. Sem prever a demanda, as empresas correm o risco de produzir sem saber se o mercado comprará seu produto.

Melhor gerenciamento do orçamento e fluxo de caixa

Quanto melhor for a previsão da demanda futura, mais certa e eficaz será a previsão do fluxo de caixa. Isso porque a estimativa permite que as empresas controlem seus custos de produção, e também que tenham uma melhor gestão orçamentária e um planejamento eficaz do fluxo de caixa.

Auxílio no planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para que uma empresa consiga definir para onde quer ir e como chegar lá. Ao prever cenários futuros, incluindo previsões de demanda, as empresas saberão direcionar a estratégia de maneira mais eficaz.

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