Preste um bom serviço de armazenagem e distribuição e garanta bons resultados

Preste um bom serviço de armazenagem e distribuição e garanta bons resultados

Neste artigo, falaremos sobre os serviços de armazenagem e distribuição logística e entender por que isso gera bons resultados.

O gerenciamento de armazenagem e distribuição representa o coração da logística de várias maneiras. Apesar do potencial estratégico, também existem grandes oportunidades para maximizar seus resultados. Portanto, o desafio é otimizar seus passos e torná-los mais eficientes.

Facilitar a cadeia logística adotando métodos modernos e tecnologias qualificadas é um importante passo para aumentar o nível de produtividade e, assim, gerar mais lucros para a organização.

Além disso, por meio de processos mais inteligentes, os serviços da empresa são executados com alta performance, deixando os clientes muito satisfeitos. Esse movimento é fundamental para ganhar destaque no mercado em meio a uma concorrência acirrada.

Agora que você percebe o valor do gerenciamento de armazenagem e distribuição, como descobrir dicas e práticas recomendadas para melhorá-lo?

Os que fazer para melhorar a logística e distribuição do seu negócio

A gestão desses locais é cada vez mais um foco das empresas com o objetivo de reduzir custos, equilibrar oferta e demanda e auxiliar no processo de comercialização e/ou produção.

O objetivo é aumentar a eficiência e adotar uma postura que nos permita ver nosso cliente como uma pessoa que exige e espera qualidade nos produtos que compra e nos serviços que recebe.

Nesse caso, ainda há oscilações econômicas, entre outros entraves, como:

  • elevação do estoque de produtos e competição baseada na qualidade e no ciclo de pedidos;
  • pedidos mais frequentes, mas em quantidades menores;
  • ciclos de pedidos curtos por conta das modificações rápidas no mix de produtos;
  • rotatividade elevada da mão de obra;
  • recrutamento de bons profissionais;
  • agilidade nos processos e pressão por produtividade.

Diante desse cenário, o que se deve fazer para melhorar as operações de armazenagem e distribuição? Confira 7 alternativas:

1. Mão de obra

O problema aqui é duplo: o aumento da formação dos profissionais, o que dificulta o recrutamento e a manutenção de funções operacionais; e a falta de pessoas especializadas.

Vale ressaltar que a rotatividade de pessoas afeta a produtividade e o desempenho operacional. As ações das empresas incluem recompensas variáveis ​​para aumentar a produtividade, pois isso tende a incentivar o desempenho das tarefas.

A automatização de processos por meio da tecnologia da informação também é importante, pois é possível medir o desempenho de cada profissional, determinar o tempo livre, fazer comparações e ações para melhorar a produtividade e o desempenho.

2. Armazenagem e distribuição dos produtos

As falhas nesse processo fazem com que se perca muito tempo tentando encontrar um item. O ideal é ter uma armazenagem e distribuição eficiente, que utilize critérios bem definidos.

Por exemplo: a separação e a organização de mercadorias por categorias ou ordem alfabética é uma boa alternativa.

Dentro dos CDs, também é possível separar as cargas por prazos de entregas e rotas. O objetivo é evitar o desperdício de tempo e entregar os produtos em tempo.

3. Controle de qualidade

Os CDs devem melhorar suas operações de distribuição e recepção, elevar o imobilizado contando com o estoque mínimo, controlar a qualidade e a validade dos produtos, monitorar a área de armazenamento, investir em sistemas, automação e pessoal, além de funcionar 24 horas por dia para assegurar mais agilidade aos processos de expedição e recebimento dos itens.

As operações tradicionais fazem a empresa perder a competitividade devido a diferentes falhas, como pedidos incompletos, dificuldade na localização de produtos, retrabalho e demora na realização de inventários físicos.

Além disso, cada família de produtos deve contar com uma estrutura funcional adequada no CD. Afinal, o cimento exige cuidados diferentes dos medicamentos.

4. Tempo de reposição

Esse processo exige a análise de diferentes itens. Por exemplo: o tempo de ciclo do pedido (que abrange desde a recepção até a entrega do produto), o ciclo de tempo de reposição do CD (que é o período que leva para cada remessa ser reposta dividido pelo total de remessas), a taxa de atendimento de produtos e pedidos, a quantidade de dias em estoque de produtos acabados e o tempo de atendimento a pedidos urgentes.

5. Recebimento de mercadorias

Esse é um processo importante no CD, mas que abrange mais do que o simples recebimento de itens.

Por isso, é fundamental contar com um sistema voltado para a logística, porque isso permite fazer uma conferência de quantidade e qualidade da carga com mais precisão.

Também é preciso facilitar a emissão de nota fiscal, por meio de leitores de códigos de barras e coletores de dados.

6. Picking

Essa atividade é aquela em que ocorre a separação e preparação dos pedidos para entrega. Os produtos são separados em diferentes categorias para serem enviadas aos clientes, o que exige mais mão de obra.

No entanto, a prática vem sendo aperfeiçoada com sistemas de voz, por exemplo, que informa a localização do item no CD e a quantidade a ser separada.

7. Movimentação de cargas

Esse processo é um dos que merece mais atenção por parte dos trabalhadores do CD. Isso porque muitas cargas são perdidas devido ao manuseio inadequado das embalagens.

O ideal é contar com o auxílio de equipamentos específicos para esse fim, como porta-paletes e empilhadeiras. Assim, a integridade do produto e a segurança dos funcionários podem ser garantidas.

E você, já implementou essas práticas nos centros de distribuição da sua empresa? Para mais informações sobre como melhorar os processos do centro de distribuição, confira nossos outros artigos em nosso blog. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.