Por que investir em tecnologia no comércio?

Por que investir em tecnologia no comércio?

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira abaixo como os investimentos em tecnologia no comércio podem melhorar a sua empresa e torná-la mais competitiva!

Com o advento da transformação digital e o advento da Indústria 4.0, empresas de todos os portes e segmentos de mercado precisam encontrar formas de modernizar seus negócios para se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido, é preciso investir em tecnologia.

Essa abordagem pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Atualmente, a adoção de soluções de TI é um fator estratégico que permite às empresas alcançar desempenho operacional, otimizar processos internos e direcionar seus serviços de acordo com as demandas do mercado.

Tecnologia no comércio e mobilidade para a gestão

Nos últimos anos, a fluidez dos processos internos de uma empresa esteve diretamente relacionada à sua capacidade de atender às demandas do mercado e manter-se competitiva. Esse fator permite que as empresas reduzam custos e encontrem maneiras de manter os profissionais de operações longe de seus locais de trabalho.

E para isso, nada melhor do que investir em soluções de computação em nuvem. Esse tipo de tecnologia no comércio permite o acesso de rede a recursos de negócios, melhorando assim a capacidade de uma empresa de manter regimes de trabalho, como escritórios domésticos, sem comprometer o desempenho ou a capacidade operacional. Dessa forma, os custos serão reduzidos e os profissionais poderão atuar estrategicamente – não importa onde estejam localizados.

Estratégias eficientes

Os investimentos em tecnologia no comércio também podem desempenhar um papel estratégico para empresas que buscam melhorar os processos de gestão e definir estratégias de negócios. Esses benefícios podem ser obtidos com a ajuda de tecnologias no comércio como big data.

Big data é projetado para analisar grandes quantidades de informações em tempo real e é aplicável a uma variedade de situações em um ambiente corporativo. Por exemplo, em marketing, as empresas serão capazes de prever tendências e movimentos de mercado. Internamente, a análise de dados permitirá que os gerentes visualizem problemas e pontos de melhoria.

Ao adotar sistemas de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning), muitas atividades manuais são automatizadas e os funcionários deixam de dedicar seu tempo a atividades como cálculo de taxas de conversão de clientes, taxas e impostos, armazenamento de documentos e contratos, controle de estoque e previsão de vendas.

Além disso, o processo de tomada de decisão pode ser feito com inteligência baseada em dados, ou seja, com menor risco e maior previsibilidade. Dessa forma, a estratégia adotada tem muito mais chances de sucesso.

Aumento da produtividade operacional

Um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa é a produtividade operacional de seus colaboradores e regiões – quanto maior, melhor é o desempenho financeiro e mercadológico. A tecnologia pode ser um impulsionador de valor de negócios devido à sua capacidade de otimizar práticas e gerenciamento em várias áreas.

Soluções de automação podem ser empregadas para automatizar atividades manuais, deslocando sua implementação para sistemas inteligentes, eliminando erros humanos e aumentando a produtividade. Por exemplo, na área de controle de produção, o processo pode ser concluído por um sistema inteligente, ao invés de ter um profissional para contar o estoque e os materiais utilizados no dia.

A Internet das Coisas (IoT) é outra oportunidade para melhorar a eficiência operacional. Basicamente, torna os alvos físicos inteligentes, permitindo que eles executem funções automatizadas usando sensores. Por exemplo, um ambiente que altera automaticamente a temperatura para manter a preservação do produto ou uma porta que fecha quando é detectado movimento estranho.

Por fim, soluções de aprendizado de máquina e inteligência artificial podem ser usadas para criar ambientes de produção que seguem o modelo de fábrica inteligente. Considerando os modelos de produção futuros, haverá pouco envolvimento humano, pois as próprias máquinas possuem inteligência para manter a produção funcionando, prever e solucionar problemas, capturar e armazenar dados para gestão.

Tecnologia no negócio para monitoramento das rotinas internas

O acompanhamento dos processos da empresa é essencial para que as empresas entendam como melhorar suas estratégias e alcançar melhores resultados. Com as soluções de TI, os gestores podem avaliar diferentes aspectos, entender sua cadeia de operações e determinar a melhor forma de movimentar as atividades com rapidez.

Por exemplo, a entrega de um produto será avaliada em todas as suas etapas com o auxílio de um sistema ERP. Isso permite que os profissionais de logística determinem como vários fatores afetam o tempo de entrega das mercadorias. Rotas mais econômicas serão facilmente rastreadas e o uso da ferramenta será sempre o mínimo possível. Isso ajuda a economizar custos em todo o setor.

Intensificação da segurança com tecnologia no comércio

Outro benefício advindo dos investimentos em tecnologia no comércio é o fortalecimento da segurança física e de dados de uma empresa. Opções de monitoramento remoto, adoção de sistemas de sensores e verificação de direitos de acesso - credenciais de impressão digital, códigos de segurança, envio de SMS, cartões de acesso, etc. — Pode garantir que os locais de trabalho, mesmo os mais remotos, estejam mais protegidos contra roubo e furto.

Além disso, as soluções em nuvem para armazenamento de dados fornecem uma boa solução para os atuais riscos de mercado. Esses ambientes usam as proteções mais avançadas e eficazes do mercado, eliminando vulnerabilidades que comprometem dados críticos, como a base de clientes e fornecedores de uma empresa.

Realizar negócios internacionais e transferir dados virtualmente são outras tendências do mercado globalizado. Por esse motivo, soluções construídas usando blockchain são recomendadas, pois oferecem o nível mais avançado de segurança e proteção de informações.

Melhora os resultados de satisfação dos clientes

Investir em tecnologia no comércio também pode melhorar a experiência do cliente com o seu negócio. A adoção de plataformas de comunicação mais eficazes, como sites de chat e atendimento 24 horas, ou o desenvolvimento do e-commerce, são alguns exemplos de facilidades que contribuirão para a sua satisfação.

A tecnologia também pode ser usada para preparar e melhorar os serviços prestados pelos funcionários. Por exemplo, as plataformas de educação a distância (EADs) permitem que os colaboradores aprendam remotamente sem precisar ir à sala de aula e aprendam de forma personalizada de acordo com sua rotina de trabalho.

Além disso, o ambiente de vendas físico pode ser modernizado. A simples adoção de sistemas de caixa é um exemplo. Há opções mais modernas no mercado, como estratégias cross-selling e omnichannel – por exemplo, o consumidor pode comprar pelo site e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa.

Agora que você entende que investir em tecnologia no comércio é uma prática de sucesso e como ela pode aumentar o retorno do investimento no seu negócio, acha que está na hora de investir? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções da Infracommerce!

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