Por onde começar a Transformação Digital do seu negócio

Por onde começar a Transformação Digital do seu negócio

A transformação digital é uma realidade para todos os tipos de negócios. Confira a importância dessas novidades e como implantá-las.

A transformação digital já é uma realidade para todos os tipos de negócios. O dia a dia nas organizações está sendo influenciado por novas tecnologias, que tornam o trabalho mais prático e otimizam o tempo dos profissionais.

Entender a importância dessas novidades e implantá-las tornou-se obrigatório para um futuro próximo.

As empresas com novos modelos de negócio estão ganhando destaque no mercado, deixando para trás quem ainda insiste em não implementar soluções mais modernas.

Contudo, essa virada de chave não é tão simples como parece. Mas é importante dar os primeiros passos para atualizar as tecnologias da sua empresa.

Até porque, nem todos conhecem as ferramentas que estão disponíveis e os benefícios que podem trazer para o dia a dia.

Além disso, existem muitas dúvidas em relação ao que de fato é esse processo de modernização das instituições

A transformação digital é uma revolução real ou só mais um conceito da moda? Qual o seu real impacto atualmente e no futuro? Como o mundo e o mercado brasileiro estão respondendo a essa onda de mudanças? E ainda tem mais: quais os motivos para investir na transformação digital?

Para responder todas essas questões e mais algumas, escrevemos este artigo para que você entenda o conceito de transformação digital. Além das suas vantagens e das etapas que devem ser percorridas nesse novo processo.

O que é transformação digital?

Transformação digital de uma nova forma de empregar os recursos tecnológicos em favor das empresas. Por esse motivo, as empresas procuram obter melhores resultados, aumentar a produtividade, agregar valor a produtos ou serviços e se tornarem cada vez mais competitivas.

Essa tendência pode ser aplicada nos mais variados setores, entre eles: gestão de estoque, produção, distribuição de mercadorias. O resultado esperado é alcançado com a utilização de tecnologias como Big Data, Internet das Coisas ou Business Intelligence.

Qual o impacto da transformação digital para o seu negócio?

Todo negócio precisa ter como meta agregar valor ao seu consumidor. A mudança que vivenciamos hoje reflete na gestão, cultura e estratégia das empresas. O consumidor digital tem maior voz ativa e suas exigências necessitam ser escutadas e atendidas.

Com a transformação digital, as empresas podem oferecer maior sustentabilidade, cooperação e compartilhamento, como ocorre com os aplicativos de carona. Outra grande exigência é a instantaneidade, a qual as organizações precisam se adequar e responder com o menor tempo de espera possível.

Por que investir em Transformação Digital?

Você sabia que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos anos? E que já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em utilização no planeta? Esses números apontam o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da maioria das pessoas atualmente.

A transformação digital aumentou a oferta de produtos e serviços, e transferiu lojas físicas para e-commerces. Fora isso, abriu precedentes para que empresas já tenham nascido digitais. Serviços de compartilhamento como Uber, AirBnB e Spotify são exemplos que já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Vale destacar também que cada um de nós está continuamente produzindo dados. A partir de informações do Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 80.000 consultas de buscas a cada segundo no mundo, o que representa mais de 5 bilhões de pesquisas diárias e 1,8 trilhão de pesquisas anuais.

Dessa forma chegamos em um dos grandes desafios: o que fazer com esse volume gigantesco de informação? E esse ponto não está na administração ou monitoramento, mas sim em como extrair inteligência dos dados.

Tudo isso tem provocado mudanças nas organizações, de modo que investir na digitalização dos seus processos não é mais um diferencial e sim uma ferramenta obrigatória de fazer sua empresa sobreviver.

Conheça agora os principais motivos para investir em transformação digitall:

Transformação digital na experiência do cliente

É interessante ressaltar que a transformação digital ajuda a focar na experiência do cliente, já que atualmente este é um grande diferencial para as empresas.

Na prática, a transformação digital possibilita segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória para fidelizar esses consumidores, fazendo ofertas bem direcionadas.

Também é importante para saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca por meio do monitoramento nas diversas redes online, conseguindo feedbacks para fazer melhorias.

Para ter processos operacionais mais eficientes com a transformação digital

A transformação digital possibilita melhorar os processos internos, tornando-os mais práticos e eficientes. Isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade.

Uma maneira da sua empresa fazer parte da transformação digital é mudando processos offline para processos digitais.

Por esse motivo, em vez de marcar reuniões constantes, é possível capacitar os colaboradores para  que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam tudo mais rápido e eficiente.

Algumas ferramentas simples como Trello e Slack, servem respectivamente, para acompanhar o andamento de projetos e para facilitar a comunicação entre os membros dos grupos de diferentes áreas.

No cenário digital em que vivemos, fazer essa ponte entre uma estratégia offline com iniciativas online é fundamental para empresas que precisam se manter à frente da concorrência.

Quais são os estágios da transformação digital

Existem algumas etapas da transformação digital pela qual a sua empresa vai precisar passar. Algumas já começam em estágios mais avançados e outras ainda passarão por todo o caminho.

O importante é conhecer quais são os investimentos já feitos pela empresa para conseguir entender em qual estágio ela está. Veja na sequência os estágios para transformação digital:

  • Adotando a tecnologia

Para começar, a empresa tem o primeiro contato com novas tecnologias e conhecer algumas das vantagens. A gestão digital de documentos pode ser uma boa forma de iniciar o processo de modernização tecnológica.

O maior risco de ficar estacionado nesse estágio é ver os seus consumidores migrando para quem oferece um serviço ou produto de maior qualidade, praticidade e inovação. Se isso não for levado em consideração, a concorrência é que acaba saindo na frente, em um mercado tão competitivo, isso pode levar à necessidade de encerrar as atividades.

  • Tecnologia como parte do negócio

As empresas que estão nessa etapa já sabem que a utilização de soluções tecnológicas geram valor para o seu negócio e trazem impactos positivos.

Normalmente, a cultura de inovação dentro da empresa começa a fazer diferença na rotina de trabalho. Os colaboradores notam que as atividades diárias se tornaram mais práticas com a automatização de processos.

Tudo isso, faz com que exista colaboração por parte deles para dar os próximos passos em busca de novas tecnologias que possibilitem uma entrega ainda melhor para o consumidor.

  • Tecnologia como parte da estratégia

Nesse estágio a tecnologia não apenas está presente em alguns processos, como também faz parte de toda a estratégia.

É provável que, quando chegue nesse patamar, a empresa já tenha considerado fortemente a implantação de sistemas de gestão integrada e outras soluções.

Sendo assim, já foi verificado o diferencial que a tecnologia tem a oferecer para o gerenciamento do negócio como um todo, além do mais, a empresa já começa a apresentar um bom nível de maturidade tecnológica

Por esse motivo, os gestores buscam contar com uma equipe bem estruturada e focada em inovação.

  • Infraestrutura convergente

Aqui, as empresas mais maduras, que adaptaram o seu modelo de negócio para estar cada vez mais alinhados à inovação e à demanda dos clientes. 

Um exemplo disso são as indústrias que adotam o sistema lean manufacturing e apresentam uma linha de produção muito mais eficaz.

Desse modo, também é possível encontrar os negócios inovadores que mudaram o comportamento do mercado, como o Spotify, o Uber e a Netflix.

  • Inovação

O estágio 5 não é o final da transformação digital: ele é só uma referência de onde se encontram as empresas mais avançadas, em que a cultura da inovação já faz parte por completo do negócio.

Nessa etapa, são grandes os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

As empresas que atingem esse nível lideram discussões sobre novas tecnologias e não têm medo de se arriscar. Estão sempre adotando novos recursos, antecipando tendências e apresentando produtos e serviços cada vez mais surpreendentes.

Conte com a Infracommerce! 

Diferencie-se de seus concorrentes, melhore seus níveis de serviço de entrega, exceda as expectativas de seus clientes e promova relacionamentos mais fortes com os consumidores com o ecossistema da Infracommerce.

Por meio de diversas soluções combinadas de estratégia logística, personalização, rotas otimizadas, Centros de Distribuição pelo Brasil, tecnologia de rastreamento e atendimento ao cliente 24 horas, você pode melhorar a operação de sua cadeia de suprimentos e garantir que seu programa de entrega esteja alinhado às necessidades de seus clientes, tudo isso 7 dias por semana.

Conte com a Infracommerce para implementar uma transformação digital em seu negócio! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital

Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.