Plataforma de gestão de fretes: motivos para investir em uma

Plataforma de gestão de fretes: motivos para investir em uma

Você sabe como funciona a gestão de fretes? Saiba que ter uma boa plataforma de gerenciamento é ideal para os negócios e vamos te contar como funciona.

A utilização de uma plataforma de gestão de fretes é uma estratégia que traz uma série de benefícios, desde o controle sobre o processo de embarque até a melhoria dos resultados no desempenho logístico de uma empresa.

Além disso, existem muitos pontos nessa área, que antes eram tratados como diferenciais, mas agora se tornaram necessários. Portanto, a solução é ideal para atendê-los, garantindo qualidade e agilidade na entrega terceirizada.

Por isso, recomendamos que leia o artigo até o final para conhecer todos os benefícios de adotar uma plataforma de gestão de fretes!

O que é uma plataforma de gestão de frete?

A plataforma de gestão de fretes é uma ferramenta virtual que tem como objetivo auxiliar o controle de entregas nas empresas. Dentre as funcionalidades que esse software oferece, estão:

  • base de dados de tabelas de frete de várias transportadoras;
  • comparativo do valor cobrado entre os parceiros;
  • acionamento da transportadora que fará o transporte;
  • acompanhamento das entregas;
  • conciliação de faturas;
  • criação de relatórios.

Por que automatizar a gestão de fretes?

Basicamente, a quantidade de dados gerados em uma rotina e a necessidade de manter o controle sobre os processos e informações são alguns dos principais motivos para se investir na automação.

Isso porque pode ser muito difícil, moroso e oneroso fazer essa gestão por meio de atividades manuais, visto que o risco de erros é grande e a produtividade não é bem aproveitada. Além disso, em tempos de alta competitividade, tomar as decisões certas em tempo hábil pode garantir uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Porém, sem uma gestão acertada das informações, além de a comunicação ser mais demorada e menos precisa, dificilmente o gestor consegue obter todos os dados necessários para uma tomada de decisão eficiente.

Quais são os benefícios de adotar uma plataforma de gestão de fretes?

Diante dos gargalos mencionados anteriormente, existem várias razões para justificar a adoção de um plataforma de gestão de fretes, sendo as principais:

1. Variedade e automação na cotação com transportadoras

Um sistema de entregas como a Infracommerce centraliza os processos de um frete e a funcionalidade de cotação com transportadoras não fica de fora.

Em alguns sistemas, por exemplo, é possível realizar cotações com transportadoras já cadastradas no sistema e com outras terceirizadas que também disponibilizam sua tabela de frete através da integração com o portal online de cotação.

Com essa função presente na plataforma, fica mais prático escolher as transportadoras ideais para cada tipo de operação e fazer comparação com os preços de frete do mercado.

2. Controle sobre processos de transporte

Em uma plataforma de gestão de fretes é possível controlar todas as etapas do transporte terceirizado. Desde a cotação com transportadoras até a conferência de faturas para verificar possíveis erros de cobrança.

Ter informações completas sobre cada operação disponível em um lugar só vai facilitar o dia a dia de quem está à frente da gestão. Com isso, o índice de assertividade tende a subir, assim como o desempenho logístico.

3. Programação de expedição online

A digitalização do processo de expedição da mercadoria é outra vantagem que garante mais agilidade no embarque de cargas e evita erros, pois os dados ficam cadastrados na plataforma e é possível solicitar a coleta online.

4. Monitoramento da carga em tempo real

Como explicamos antes, não ter o status da mercadoria é um dos maiores problemas enfrentados pelos embarcadores. Neste sentido, a função da plataforma também envolve oferecer uma visão geral de toda a carga, entregando a localização dela em tempo real e ainda um histórico completo do trajeto percorrido. 

É possível monitorar de forma mais eficiente cada romaneio, fazer rastreamento e receber as ocorrências enviadas pelo motorista através de áudios e fotos para ficar por dentro do que está acontecendo com cada frete.

5. Auditoria com foco em redução dos custos

Se antes a auditoria de fretes era manual e levava dias para ser feita, com a automação dessa etapa eliminam-se divergências de preço rapidamente.

Ou seja, a sua rotina de trabalho vai ficar melhor, você vai ganhar tempo e, de quebra, terá mais economia no setor de transporte.

Tudo isso porque a função de auditoria é capaz de comparar automaticamente a tabela de frete que o gestor logístico recebeu antes da contratação com os documentos de faturação emitidos pela transportadora. 

Qualquer divergência entre os valores dos documentos é sinalizado no sistema para que as devidas correções sejam feitas pelo setor financeiro.

6. Melhora dos resultados de desempenho

Como todos os dados da empresa estarão centralizados, a inteligência do software de gestão de fretes permite a criação de relatórios que analisam o desempenho das atividades das transportadoras cadastradas.

Assim, o gestor pode avaliar diversos indicadores que são essenciais para a qualidade das operações.

Com esses dados, ele toma importantes decisões em relação aos seus fornecedores logísticos, como a renovação de serviços ou a busca por novas terceirizadas.

Como escolher um plataforma de gestão de fretes

Agora que descrevemos as diversas vantagens de terceirizar a entrega com gestão de tecnologia, é hora de entender como escolher um sistema.

Aqui, a primeira coisa a observar está relacionada ao seu próprio funcionamento. Por exemplo: Das questões que listamos neste artigo, quais têm maior impacto na sua empresa?

A partir do momento em que suas necessidades são identificadas, você terá a base para definir suas opções ideais. Como sugestão, liste todos os problemas que o software precisa abordar e resolver antes de ser adotado.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender os benefícios de uma plataforma de gestão de fretes. Aproveite e conheça as soluções da Infralog para o seu negócio!

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.