Plataforma B2B e B2C: como atender 2 públicos

Plataforma B2B e B2C: como atender 2 públicos

Tanto B2B quanto B2C são termos antigos no mercado e, segundo as definições, os significados são distintos mas no E-commerce, eles têm se transformado e se juntado ao longo do tempo.

Plataforma B2B e B2C: dicas para atender ambos públicos

B2B (Business to Business) trata-se da sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações e relações comerciais entre empresas. Na prática é um ambiente (plataforma de e-commerce) em que uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) irá comercializar seus produtos para outras empresas. Essa operação pode ser observada na revenda, transformação ou consumo.

B2C (Business to Commerce) trata-se de uma etapa final, define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de e-commerce. Essa operação está estritamente relacionada ao consumo.

O que irá caracterizar o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto, mas sim a atividade final, ou seja,  qual o fim a que é destinado a mercadoria. Isso define o modelo de negócio e os personagens que atuam nesse modelo.

Atividade Fim x Público x Modelo de Negócio:

Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias. (B2B)

Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B)

Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B)

Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C)

Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C)

Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C)

Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C)

Acima, você pode identificar que muitas empresas acabam por praticar mais de uma modalidade ao mesmo tempo ou formatos mistos de negócio. Isso é considerado super válido, visto que será necessário atender os 2 públicos. O ambiente de compra e de auto atendimento no e-commerce permanece o mesmo. No caso, o que irá mudar são as políticas comerciais de preço, quantidade, forma e condição de pagamento que são configuradas para cada público. Essas configurações são determinadas pela criação de perfis e tipo de usuário.

A grande diferença entre B2B e B2C, contudo, é que em um E-Commerce B2B, a plataforma é capaz de calcular os impostos de vendas de maneira automática na realização do pedido, devido a origem e destino das mercadorias e a substituição tributária entre Estados.

Plataforma B2B: transformação no comportamento dos consumidores! 

Focar na simplificação de transações, checkouts e preços não basta para modernizar experiências. É necessário pensar de forma mais ampla para abranger toda a experiência do consumidor. Por si só, uma solução de e-commerce não é construída para entregar essas experiências atrativas que englobam toda a jornada do consumidor. Por esse motivo, muitas empresas estão buscando por soluções integradas que combinam funcionalidades poderosas de experiência digital com e-commerce para entregar experiências de e-commerce B2B de sucesso.

Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C. Analise sua própria plataforma para ver se você está preparado para atender a essas expectativas. Essa plataforma é suficiente para lidar com as expectativas dos clientes modernos ou está na hora de buscar por uma solução que esteja preparada para lidar com as complexidades da compra B2B e impedir que os seus clientes comprem de terceiros que oferecem maior facilidade de fazer negócio?

Conte com a Infracommerce para te ajudar em todos os seus processos. Temos serviços personalizados para o seu negócio e teremos ainda mais resultados. Entre em contato!


Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.