Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

A implementação do Pix para e-commerce leva as transações eletrônicas a um novo patamar em termos de segurança, velocidade e utilidade.

É tudo sobre o que pregamos para o sucesso do comércio eletrônico. Os pagamentos por depósito bancário ou boleto serão cada vez menores, e até os cartões de crédito poderão ficar sem espaço - exceto parcelado.

O que é o Pix para e-commerce

Não há muito mistério sobre o que Pix é essencialmente. É um produto do Banco Central do Brasil e é uma nova forma de pagamento disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Sua principal característica é permitir a transferência instantânea de fundos entre contas em qualquer banco ou instituição de pagamento a qualquer hora da semana.

Isso significa que não há dias ou horários em que o serviço esteja indisponível, e não há restrições ou cobranças pelo seu uso. Qualquer conta corrente, poupança ou pré-paga pode fazer um Pix.

Como funciona o Pix no e-commerce

O pagamento pelo Pix para e-commerce funciona de forma simples. Para receber, a conta deve ter uma chave cadastrada, podendo ela ser:

  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone celular
  • CNPJ ou CPF
  • Uma combinação aleatória gerada no app

Só que para fazer o pagamento, isso nem sequer é necessário. Basta ter um app, da instituição bancária ou de pagamentos, em mãos para selecionar a opção de realizar uma transferência ou pagamento via Pix.

Na Climba, também não existem segredos na hora de cadastrar sua chave Pix em nossa plataforma inteligente. Sem nenhum custo adicional, o cliente pode ativar o nosso app dedicado à função, podendo cadastrar até três chaves diferentes e até configurar um desconto especial para esse meio de pagamento. 

Ao escolher o Pix como forma de pagamento, o consumidor receberá as orientações em tela de como proceder. Ele poderá transferir o valor da compra para a chave disponível na tela, ou mirando a câmera no código QR que aparecer. Assim que o pagamento for feito, seu app bancário irá lhe notificar e você já saberá que pode prosseguir com o pedido.

Como o Pix para e-commerce pode ajudar nas vendas online?

O novo sistema de pagamento instantâneo é vantajoso especialmente para lojistas. Adotá-lo como um meio de pagamento nas lojas virtuais, por exemplo, pode garantir benefícios tanto para as para finanças quanto para as vendas, uma vez que são mais baratas para o cliente e podem ser realizadas diretamente para o empreendimento — eliminando, assim, a necessidade de intermediadores no processo.

No caso dos clientes, muda a experiência de compra das pessoas que se encontram fora do sistema bancário, pois possibilita a realização do pagamento sem ter que ir a uma casa lotérica ou passar por instituições financeiras. Desse modo, é relevante considerar que o Pix para e-commerce ajuda no processo de automatização do mercado brasileiro, incentivando cada vez mais o consumo online.

Já no caso das empresas, elas recebem o dinheiro mais rápido e o custo da transação é menor que as taxas de boleto ou cartão. Além disso, quando uma venda acontece na loja virtual, é necessário separar a mercadoria no estoque e guardá-la até que o pagamento seja confirmado. Com o Pix, o pagamento imediato facilita todo o processo, e o vendedor não corre o risco de perder uma venda.

Nesse sentido, a praticidade dessa modalidade de pagamento torna o processo de compra mais ágil, eliminando, ainda, alguns entraves no checkout que afetam a taxa de conversão.

É importante destacar também que adotar tal tecnologia faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva de sua marca, já que, em geral, o público valoriza empresas que estão por dentro das novidades tecnológicas.

Quais as vantagens do uso do Pix para e-commerce?

Sem dúvida, a principal vantagem do Pix é a praticidade. Poder realizar um pagamento ou uma transferência pelo próprio smartphone, sem a necessidade de sair de casa e de inserir dados complexos, é conveniente e muito mais cômodo, não é mesmo?

Confira, a seguir, outras vantagens de utilizar o Pix!

Agilidade no pagamento

Diferentemente de outros métodos de pagamento, como boletos bancários e cartões de crédito, em que a loja só recebe o valor relacionado à compra alguns dias depois, com o Pix o valor fica disponível para a loja logo após a transação, por ser um pagamento instantâneo.

Isto é, ao realizar uma venda por meio do Pix, o pagamento é identificado imediatamente, o que oferece maior capital de giro para o negócio, assim como diminui o tempo de entrega do produto.

Segurança

Com relação à segurança das transações, o Banco Central (BC) é responsável por monitorar todo o sistema do Pix e estabelecer uma série de medidas de segurança para as instituições, o que garante mais proteção ao processo. Além disso, o BC dispõe de infraestrutura centralizada capaz de implantar um sistema de liquidação pelo valor bruto em tempo real (LTBR).

Disponibilidade

No Pix, o serviço de pagamento fica disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências por TED e DOC, e do pagamento via boleto, o Pix possibilita uma transação a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

Diante de tantas vantagens associadas ao Pix, cabe ressaltar a importância de os negócios aceitarem meios de pagamento diversificados para não perder vendas. Afinal, a facilidade e a comodidade que esses sistemas trazem para a rotina podem poupar tempo e dinheiro.

Por fim, com o cenário de modernização do mercado de compras, o Pix é considerado um grande incentivo para o e-commerce. Para os lojistas, vincular essa modalidade ao sistema de gestão online torna o canal de vendas mais prático e simples, sendo possível ter mais controle financeiro e manter a operações mais organizadas e eficientes.

Menos burocrático que cartão de crédito, e mais seguro

Destronar o cartão de crédito ainda é um desafio, mas uma coisa é certa: o Pix para e-commerce tem muitos benefícios quando analisamos a ideia de fazer compras à vista pelo cartão de crédito.

Exceto se a intenção for acumular pontos pelo programa de fidelidade do cartão de crédito, ou se estiver contando com um dinheiro que ainda não tem em conta. Caso contrário, o Pix será prático e rápido como um pagamento no cartão de débito.

A vantagem é que todo mundo estará apto a usar o Pix para e-commerce, não precisando comprovar documentos ou renda para utilizar desse meio de pagamento. 

Além disso, mesmo sendo uma transação simples e tão rápida, ela consegue ser mais segura que transações via boleto ou cartão. As probabilidade de fraude são baixas, uma vez que o pagamento será reconhecido de forma imediata e sem chances de vir ou ir para outra conta.

Esse artigo te ajudou? Caso tenha dúvdas, entre em contato com a nossa equipe.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.