Os segredos do One Stop Shop

Os segredos do One Stop Shop

Muitas pessoas denominam One Stop Shop como um “balcão único”, mas realmente é isso que significa?

Um verdadeiro balcão único é onde o cliente tem um contato para tudo o que precisa.  Esse contato é a pessoa que fala com todos os outros setores para orquestrar o que o consumidor quer. 

Se seus clientes têm um contato para tudo, exceto necessidades de serviços de alimentação, por exemplo, esse não é um verdadeiro balcão único.

Mas por que isso importaria? Certamente, um telefonema extra não é um fardo sério.  Pense de novo.  Embora ser um verdadeiro balcão único signifique mais trabalho para sua equipe, também há benefícios adicionais em gerenciar genuinamente todo o processo.

Neste artigo, confira os benefícios do One Stop Shop. Boa leitura! 

One Stop Shop: entenda o que é 

One Stop Shop, também conhecido como One Stop Market, nada mais é que um ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode realizar compras de diferentes itens em um só local.

Esse modelo de negócio começou nos Estados Unidos e era representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Esses pequenos pontos de venda eram bastante completos e ofereciam diversos produtos, como remédios, açúcar, café e até tintura para cabelo.

Hoje em dia, a expressão é utilizada para descrever empresas, softwares, plataformas e sites de compras que oferecem tudo o que as pessoas necessitam em um só lugar. Dessa forma, o consumidor não perde tempo para encontrar itens diversos. Confira abaixo os segredos (benefícios) do One Stop Shop

1) Impacto nos negócios com One Stop Shop

Você pode estar perdendo negócios por não ter uma operação de balcão único.

O primeiro, e mais importante, o benefício é que você ganhará mais negócios sendo um balcão único. 

Os clientes não querem o incômodo de ter que entrar em contato com vários departamentos para resolver seus requisitos de eventos.  Frequentemente, eles têm que se repetir sobre o que é o evento, quando, onde, por quantos e possivelmente assinar vários contratos. 

Tenho um amigo que, ao trabalhar na função de localizar locais para uma organização, telefonava e perguntava: "Preciso falar com várias pessoas para fazer os preparativos para o acampamento?"  Se a resposta for sim, ele disse "obrigado pelo seu tempo" e seguiu em frente. 

Ele nem mesmo consideraria um local que não fosse nada além de um balcão único (one stop shop). 

Ele estava ocupado e não tinha tempo para perseguir e rastrear vários contatos para cada local.  Você está possivelmente perdendo negócios porque é muito incômodo fazer negócios em seu campus?

2) Atendimento ao cliente

Um segundo benefício é um melhor atendimento ao cliente. Se você está no controle das informações e é responsável por organizar os recursos de suporte, tem maior controle da experiência geral do cliente. 

Você conversou com o cliente e entendeu o que ele precisa. Você não será colocado na posição desconfortável de ter que cumprir o que outra pessoa prometeu.  

Você também tem a oportunidade de construir um relacionamento com o cliente, entender suas necessidades e reconhecer as nuances de trabalhar com ele.

3) Responsabilidade Financeira

O terceiro é a responsabilidade financeira.  Como você também controla o que foi solicitado, quanto é a que preço, você também sabe o que deve ser entregue. 

Quando o cliente precisa passar por você para fazer qualquer alteração, você pode capturá-la e garantir que ela seja incluída na fatura final.  

Quando o cliente pode fazer alterações, especialmente aquelas que afetam as taxas, diretamente com um departamento diferente, você está contando com esses departamentos para comunicá-los de forma eficaz se você for responsável pela montagem da fatura final.

4) Coesão da Equipe

Operar como um balcão único pode ajudar a melhorar seu nível de atendimento ao cliente e comunicação interna. Existem muitos outros benefícios, mas o último em que nos concentramos aqui é o impacto na sua equipe. 

Embora um verdadeiro balcão único pareça mais trabalhoso do lado de fora, ele na verdade economiza tempo e frustração. 

Pense neste cenário: o seu cliente encomenda a comida diretamente ao serviço de catering. Eles decidiram oferecer um serviço de café da manhã continental, já que os convidados estão chegando para a conferência.   

No entanto, o catering esqueceu-se de lhe dizer que adicionou este serviço e agora não existem mesas para o buffet. É um sábado e todos os recs dobráveis ​​estão sendo usados ​​para outros eventos.  

One Stop Shop: qual o segredo?

Com o surgimento da digitalização e de novos modelos de negócios, esse tema aparentemente tranquilo (embora difícil) ressurgiu como parte das principais diretrizes estratégicas da empresa. 

Isso porque no ambiente digital, com o auxílio de inteligência artificial, sistemas de busca otimizados, customização de displays e possibilidade de visibilidade de inventário entre cadeias, as variedades podem ser oferecidas de diversas formas, mas podem ser “escolhidas”.

Produtos, estoques, registros e ofertas podem ser acessados ​​de forma maior e quase ilimitada (especialmente considerando sistemas de estoque compartilhados, vendas diretas, prateleiras ilimitadas) sem o mesmo custo, e o desconto final para consumidores pode ser direcionado a "poucos e precisos itens ", conversores mais confiantes e de vendas. Expanda de uma perspectiva interna (empresa e redes de lojas) e escolha de uma perspectiva externa (consumidores) a partir do One Stop Shop.

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