Omnicanal para aumentar vendas online

Omnicanal para aumentar vendas online

O conceito de omnicanal é quase uma descrição das expectativas futuras do mercado B2B. Mais objetivamente, trata-se de um termo que se refere à diversidade de canais de vendas e atendimento, integrando lojas físicas e virtuais.

O objetivo dessa integração é fornecer serviços aos consumidores, independentemente de onde eles estejam, e alcançar diferentes formas de interação com seus negócios.

A abordagem omnicanal pressupõe que os consumidores tendem a usar o método de compra mais conveniente, o entendimento tem base nas mudanças assistidas no comportamento do consumidor.

Para provar tal realidade, é simples: basta pensar na forma como você compra: alguns produtos que você não se importa em comprar no e-commerce, talvez até mesmo prefira, mas também tem produtos que você não desiste de conferir pessoalmente, certo? 

Pode-se dizer, no entanto, que os clientes são multicanal há muito tempo, só que apenas agora tornou-se urgente que uma empresa consiga se adaptar a esse conceito. 

Neste artigo, vamos apresentar as principais características deste modelo! 

Boa leitura!

Omnicanal para aumentar vendas: principais características

O princípio de funcionamento do omnicanal é o seguinte: imagine uma pessoa interessada em uma peça de roupa, ela irá pesquisar o produto desejado e, finalmente, entender sua marca.

Após tirar as dúvidas pelo chatbot, ela concluiu a compra pelo e-commerce. Se houver mais dúvidas, será possível falar com outro responsável pelo telefone, e depois pedir novas sugestões por e-mail ou mensagem no celular para fechar a segunda compra.

Percebe tal comunicação totalmente integrada entre os mais diversos canais?

Numa estratégia omnicanal, a principal vantagem é que os consumidores não precisam iniciar uma conversa desde o início sempre que precisarem fazer perguntas ou aprender sobre outros produtos. Não importa o canal selecionado, a conversa sempre irá permanecer dinâmica.

Para a empresa, o maior benefício é o aumento do engajamento e proximidade com novos perfis de consumidores, com foco na experiência de compra. Algo diretamente relacionado ao volume de vendas e ao sucesso do negócio.

Como aplicar o omnicanal para aumentar vendas online

Para que a estratégia omnicanal tenha sucesso e traga os resultados esperados, alguns processos devem ser seguidos para manter a consistência da equipe, e não há ruído na comunicação com os clientes.

A experiência omnicanal é um método de marketing, vendas e atendimento ao cliente que pode criar uma experiência do cliente integrada e coesa, não importa como ou onde o cliente a experimente.

O mais importante é que o omnicanal integre todos os canais do negócio, e ter uma área técnica voltada para a resolução de problemas, implementação de novos recursos e atualizações é um passo seguro para que todos corram bem.

Considere também os seguintes aspectos: 

Prepare a sua equipe

A mudança deve acontecer gradativamente, para que toda a equipe saiba da importância da mudança e seu impacto nos resultados.

Conheça o seu público-alvo

Faça um estudo abrangente de suas informações pessoais, descubra seus interesses, hábitos e necessidades e comece a planejar sua estratégia. Afinal, você precisa estar no mesmo lugar que sua função.

Escolha os canais

Avalie os resultados que sua empresa alcançou. Quais canais valem a pena manter para implementação omnicanal e quais canais podem ser incluídos na intenção de atingir o público-alvo e adquirir novos números.

Padronize seus preços

A intenção do omnicanal, para ser mais preciso, é unificar todos os canais, portanto, é necessário unificar todas as promoções, formas de pagamento, preços, entregas e prazos. Em outras palavras, ajuste sua política comercial.

Continue capacitando o time

Se você quiser que seus colegas conversem alinhados, você deve desenvolver suas habilidades e fazer com que eles saibam todas as posições na empresa em tempo hábil.

Analise os resultados periodicamente

Manter a qualidade do processo avaliando regularmente seus resultados e buscando melhorias com base no feedback recebido.

As funções acima envolvem soluções omnichannel para aumentar as vendas online. Você deve reconhecer a importância das ferramentas automatizadas em todo o processo de implantação omnicanal. Afinal, são eles que integram todos os canais e tornam o processo possível.

Benefícios do Omnicanal B2B

1.Relacionamento a longo prazo

A base para estabelecer essa relação é: confiança e transparência. Seus clientes têm uma chance muito maior de upsell.

2.Controle do churn

É mais fácil entender o departamento de negócios em profundidade do que entender o consumidor final, que é um problema que ajuda a controlar o churn. O modelo é baseado na realização repetida de receitas previsíveis e escalonadas. Afinal, a empresa passou a oferecer tíquetes maiores aos clientes e o ingresso de recursos ficou estável.

3.Vendas B2B

Já se foi o tempo em que as decisões eram tomadas apenas sob a orientação de gerentes ou diretores. Portanto, é urgente verificar se a gestão do seu negócio ainda está operando da maneira antiga. Hoje em dia existe uma flexibilidade maior na compra de produtos ou serviços e toda a equipe está envolvida na tomada de decisões. Nada é mais justo do que isso, afinal, geralmente há mais equipes que operam ou usam este produto do que gerentes ou diretores.

Como dissemos acima, normalmente, os mercados B2B trabalham com vendas complexas, que seguem métodos de vendas relacionados a métodos de vendas mais consultivos, para que os clientes em potencial entendam quanta dor seu produto ou serviço pode curar. Outro ponto especial relacionado às vendas complexas é que os clientes podem levar meses para determinar a eficiência do seu produto antes que a transação seja concluída.

Nesse sentido, a proposta de valor do seu produto deve estar bastante clara, para que assim, todos os envolvidos compreendam o que realmente o seu produto oferece. Porém, lembre-se que o valor difere de pessoa para pessoa.

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