Ofereça a melhor experiência de compra para o seu cliente

Ofereça a melhor experiência de compra para o seu cliente

Uma coisa é certa: ao criar uma experiência de compra inesquecível para seus clientes, você está um passo mais perto de concluir sua próxima venda. Continue lendo e saiba mais!

O primeiro passo é entender a importância da experiência de compra para uma empresa. Considerando que este conceito não é novo e não se limita ao ambiente digital, a experiência de compra é um gatilho para as decisões de consumo dos clientes atuais e potenciais.

Você sabia que os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra

Neste conteúdo, saiba como melhorar seu negócio para oferecer boas experiências. 

Como oferecer a melhor Experiência de Compra para clientes?

As mudanças no comportamento do consumidor indicam que sua fidelidade não se baseia mais em preços ou produtos, mas em sua experiência, principal fator de diferenciação das marcas. 

A experiência de compra, assim, se coloca como parte fundamental de uma estratégia para fidelizar, gerar reconhecimento de marca, atrair clientes e obter suas recomendações.

Então: o que você deve considerar ao projetar uma experiência de compra

Nos canais offline e online, podemos aplicar 5 pilares para orientar suas ações para atingir as melhores experiências de compra. Confira:

1. Ambiente

O primeiro elemento da experiência de compra é o ambiente. Está relacionado aos aspectos decorativos e visuais de seu negócio, seja loja física ou e-commerce.

Nas lojas físicas, varia de acordo com as cores das paredes, luzes, pôsteres e música. Em uma loja online, são apresentados a cor da página, o design e o tamanho da imagem no catálogo ou a localização do botão de compra.

2. Serviço

Nosso segundo elemento é o serviço. Há uma necessidade de estabelecer um relacionamento de confiança entre quem está vendendo e quem está comprando, ou seja: vendedor e o cliente. Assim, ao invés de se concentrar somente em uma única compra, é possível construir um relacionamento de longo prazo.

Obviamente, em uma loja física, você deve considerar como os vendedores se comunicam e se são sinceros com os clientes, agindo corretamente, enquanto no mundo digital, você deve olhar para as variáveis ​​relacionadas à experiência do usuário (UX), como:

  • Experiência com dispositivos móveis; 
  • O funcionamento do mecanismo de pagamento;
  • Fornecer consultores virtuais;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Produtos fáceis de encontrar;
  • A descrição de cada oferta;
  • Entre outros.

3. Transparência

Os consumidores modernos estão cada vez mais cientes das decisões de compra, não à toa, usam a Internet para acessar informações antes de finalizar um acordo. 

Nesse sentido, a internet está repleta de fóruns que garantem espaços para comentários de especialistas e usuários para repercutirem informação. Portanto, é importante ser transparente e honesto sobre as expectativas dos clientes em relação aos seus produtos e perceber sua proposta de valor após a venda.

4. Flexibilidade de opções

Manter uma ampla variedade de catálogos de produtos e serviços está intimamente relacionado à psicologia de compreender que existem diferentes gostos, corpos e desejos. Isso é essencial para proporcionar uma experiência de compra satisfatória.

Personalizar sua proposta permite que seus clientes se identifiquem centralmente com sua marca, o produto é feito sob medida e eles têm a decisão final, o que os empodera.

5. Comunicação

Alcançar uma comunicação direta com os clientes está entre um dos maiores desafios para empreendedores modernos, hoje, é necessário estar presente em diferentes tipos de canais: offline e online (redes sociais, site, email). 

Ao fazer compras online, diferente do ambiente físico, os consumidores não podem tocar ou sentir os produtos. Portanto, é fundamental estabelecer estratégias para que os usuários sintam o produto e percebam que alguém do outro lado da tela está tentando atender às suas necessidades.

4 ações para criar uma Experiência de Compra na Internet

1. Crie páginas interativas

Ao falar sobre recursos que criam uma experiência de compra poderosa, as páginas interativas devem ser mencionadas. Eles usam conteúdo interativo para incentivar os usuários a realizar ações, como clicar, preencher formulários, responder a algumas perguntas, etc.

A capacidade desse conteúdo de estimular a ação, gerar engajamento do usuário e, o mais importante, gerar dados de interesse do departamento de vendas é óbvia.

Além de lidar com a otimização de SEO do seu e-commerce, sua loja também pode lidar com a usabilidade e a experiência do usuário por meio dessa interação.

2. Diferentes opções de pagamento e contrato

A particularidade da loja virtual permite chegar a públicos heterogêneos localizados em qualquer parte da sua área de negócios. Em outras palavras, você pode fornecer serviços a clientes com hábitos de pagamento diferentes.

Por exemplo, se você puder pagar com dinheiro, cartão de débito ou crédito ou cupons em uma loja física, a plataforma de e-commerce terá mais opções. Olha, o e-commerce permite que você introduza novos métodos de pagamento, como:

3. Use big data para personalizar ofertas

Uma das características do mundo digital é que você pode coletar muitas informações sobre seus clientes atuais e potenciais, hora após hora. Organize e use esses dados para tomar decisões estratégicas!

A personalização baseada em dados é uma estratégia que você pode usar para criar recomendações exclusivas e personalizadas e, além disso, pode prever as ações que os clientes podem realizar.

Referimo-nos ao uso dos interesses de grupos específicos de pessoas para refinar as ofertas e fornecer produtos que atendam às suas necessidades.

Nesse sentido, o big data pode coletar grandes quantidades de dados com diversidade e velocidade para descobrir mais correlações, fornecer personalização mais profunda e realizar análises contínuas em tempo real.

4. Serviço de pós-venda

Proporcionar uma experiência de compra inesquecível é tão importante quanto o próximo serviço: o serviço pós-venda. Quando o cliente finalizar a compra, é importante mostrar os próximos passos.

Por exemplo, enviar um e-mail resumindo o pedido e ativar o canal de atendimento dedicado fará com que seus usuários se sintam mais seguros na hora de comprar.

Isso incentivará a fidelidade do cliente e fornecerá um feedback valioso para melhorar a experiência de compra.

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