O que você precisa saber sobre integração com ERP

O que você precisa saber sobre integração com ERP

Você sabe como funciona a integração com ERP? Neste artigo te contaremos tudo o que precisa saber sobre o assunto e ter sucesso em sua integração.

A integração com ERP é um sistema utilizado por grandes empresas para obterem gestões robustas e eficientes. Por essa razão, adotar seu uso pode ser o primeiro passo para um crescimento empresarial.

Quando ocorre a incorporação de sistemas com propósitos distintos, é inevitável que sua produtividade aumente. Pois, assim as informações valiosas são armazenadas no lugar correto e recebem a atenção necessária.

É importante saber como e por qual razão implantar uma integração deste tipo é necessário. Visto que, com essas informações, o seu desenvolvimento será maior e mais amplo. Desse modo, este artigo irá tirar suas dúvidas e mostrar como é fácil recorrer a esta ferramenta.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Suas funcionalidades controlam os processos internos da empresa, desde o recebimento do pedido de vendas até a entrega do produto ou serviço.

Além disso, todas as funções relativas às compras, ao financeiro, à contabilidade, à gestão do estoque e dos vários setores da organização também são gerenciados por um sistema que conta com a integração com ERP.

Ele nasceu justamente com a função de substituir os sistemas individuais, que faziam o controle separado das várias áreas abrangidas pelo negócio, e, desse modo, foi fundamental para o aumento da produtividade das empresas.  

A importância do e-commerce e integração com ERP

Gerenciar o e-commerce envolve várias atividades. Necessidade de cadastrar produtos, verificar vendas, monitorar estoques, emitir notas fiscais e entregar mercadorias, e essas são apenas algumas das atividades do dia a dia do trabalho.

No início, parecia fácil realizar todas essas operações manualmente. Mas à medida que as vendas online aumentam e as lojas online crescem, fica cada vez mais difícil. É por isso que muitos empreendedores investem em softwares ERP (Enterprise Resource Planning).

Como já mencionado, o ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema que permite que vários departamentos de uma empresa sejam integrados em uma plataforma, facilitando assim o gerenciamento.

Cada departamento é gerenciado por meio de um módulo ERP. Geralmente, um sistema de gestão possui nove módulos principais. Veja o que são:

  • Compras: Gerenciar a aquisição de produtos para revenda e a aquisição de materiais de apoio;
  • Gerenciamento: cadastrar usuários e arquivos, administrar direitos de acesso, etc. .;
  • Produção: Para empresas que produzem seus próprios produtos. Gerar ordens de produção e relatórios de acompanhamento;
  • Faturamento: funções como emissão de nota fiscal e verificação de disponibilidade de estoque;
  • Controle: administrar os recursos da empresa, realizar inventário de estoque e alocar centros de custos diretos e indiretos;
  • CRM: Gerencie os dados do histórico de compras do cliente e permite ações e atividades de marketing direcionadas;
  • Finanças: administrar contas a pagar e contas a receber, auxiliar na gestão de custos, como compras mensais de mercadorias, e definir preços de revenda;
  • Logística: inventário de estoque, controle de transporte de cargas e logística reversa.

Existem várias maneiras de fazer essa integração, mas duas delas são as mais tradicionais e as mais utilizadas: integração por meio de APIs e integração por meio de planilhas. Em seguida, você verifica cada item em detalhes.

Integração com ERP: Integração via API’s

Este tipo de integração com ERP é o mais utilizado e mais adequado para operações de e-commerce, pois é totalmente automatizado e dinâmico, e as principais etapas de atualização das informações não dependem de intervenção humana.

Para fazer isso, seu ERP e loja virtual devem configurar e documentar a estrutura do serviço web. Em outras palavras, ambos os sistemas podem obter informações de seus bancos de dados – com segurança em um ambiente online – para que outro software possa usar e atualizar automaticamente as informações.

A documentação serve de guia para que a empresa responsável pela integração com ERP troque informações entre os dois ambientes de forma organizada e respeite os padrões de cada sistema.

Integração com ERP: Integração via planilhas

Essa integração ocorre à medida que os dados dos dois ambientes são atualizados por meio de planilhas. Isso é feito totalmente manualmente, por isso não é recomendado.

A empresa deve exportar informações, que serão integradas a softwares de gestão e importadas para o e-commerce. O problema é que os formatos dessas duas planilhas quase nunca terão a mesma estrutura, por isso devem ser ajustados antes da importação.

Outro fator desfavorável é que esse processo depende de pessoas para realizar a exportação, processamento e importação dos dados. Portanto, só é indicado quando não há outra forma mais automatizada.

5 benefícios da integração com ERP 

A integração com ERP possibilita o funcionamento conjunto da empresa, garantindo que não haja separação entre setores. Além disso, alguns outros benefícios são adquiridos por meio dela, influenciando positivamente os resultados da empresa. 

1- Operações mais assertivas

Ela automatiza processos de negócios, diminuindo o tempo gasto com a entrada manual de dados. À medida que, aumentará a confiabilidade da coleta, que ocorrerá em uma cronometragem menor.

2- Centralização de dados 

Garante que dados de diferentes aplicativos permaneçam atualizados no ERP. Com isso, ocorre a facilidade em processar negócios e otimizar o tempo de trabalho.

3- Escalabilidade e flexibilidade

Podemos dizer que ocorre a permissão de crescimento das soluções de negócios junto com seu empreendimento. Com isso, novos funcionários e módulos podem ser adicionados facilmente ao sistema.

Há a possibilidade de expansão de sua base de dados conforme a evolução do negócio. Dessa forma, o software poderá comportar todas as informações e continuar atendendo aos propósitos da gestão.

4- Aumento das conversões de vendas através da integração com ERP

Quando ocorre a integração com CMR e comércio eletrônico, há conversões de vendas aceleradas. Com isso, as informações de leads do primeiro fluem imediatamente para o e-commerce. 

Processar leads de forma eficaz ajuda a empresa. Porque há maior satisfação do cliente e aumento na receita de negócios. 

5- Visualização do fluxo de trabalho

A visualização dos fluxos de trabalho é um dos maiores benefícios da integração com ERP.

Afinal, ela permite o acesso às tarefas executadas por cada membro da equipe. Assim, há facilidade em solicitar feedbacks e atribuição de níveis de superioridade de cada meta.

Agora que já sabe como fazer a integração com ERP, conte com as soluções da Infracommerce para tornar o processo ainda mais fácil!

Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.