O que esperar das vendas online para 2023

O que esperar das vendas online para 2023

Como estão suas vendas online? Saiba que é necessário rever as estratégias com frequência para saber o que está em alta para investir em seu negócio.

As compras online acabaram evoluindo consideravelmente nos últimos anos, e as tendências do e-commerce continuarão a definir o que é importante mesmo em 2023.

Depois de um ano tumultuado de pandemia, os consumidores brasileiros tiveram que migrar para o digital e passaram a se sentir mais seguros em 2022 comprando dentro de suas casas, logo perceberam que isso economizava não só muito tempo, mas também esforço e até dinheiro.

Para 2023, é esperado que a receita seja ainda maior com o mundo das compras online em constante transformação. Nos pontos que separamos neste artigo, você vai encontrar dados sobre as tendências do e-commerce que prometem desenhar o mundo das vendas online em 2023.

Confira!

Tendências das vendas online

Para estar sempre um passo à frente da concorrência, separamos, neste conteúdo, as 5 principais tendências das vendas online no mercado digital. 

  1. Omnichannel

O conceito de omnichannel está relacionado à integração de diferentes canais de vendas online e comunicação com o intuito de tornar a jornada de compra mais personalizada. A ideia central é garantir que sua marca esteja presente em todos os canais que o seu público-alvo costuma acessar.

No entanto, ao contrário do que a maioria interpreta, omnichannel não significa apenas estar presente em diferentes canais e vender em diversas plataformas. Esse modelo também é conhecido como multicanal.

  • Atendimento centralizado

Se um cliente entra em contato primeiro via e-mail, depois pelo chat online, ele não precisa explicar seu problema inteiro novamente, uma vez que o histórico da conversa fica registrado na mesma plataforma.

  • Compliance fiscal

A falta de conhecimento das práticas e regras fiscais podem acabar gerando o pagamento de impostos duplicados e, até mesmo, algumas práticas proibidas.

Por exemplo, você sabia que um produto, em hipótese alguma, pode sair do centro de distribuição antes da emissão da nota fiscal? Por isso, tenha um contador de confiança para te auxiliar aqui.

  • Definição de preços

Se você realiza as vendas online por meio de várias plataformas e algumas delas cobram taxas, a precificação de produtos deve ser feita de acordo com cada canal de vendas

Ou, então, você pode compensar as taxas no valor dos produtos igualmente entre as plataformas. Adote a estratégia que quiser, mas não deixe de considerar as tarifas para não sair no prejuízo.

  1. Soluções logísticas mais rápidas e eficientes

A maioria dos consumidores espera que suas encomendas sejam entregues em tempo hábil, mas eles também querem ter flexibilidade sobre quando e onde recebê-las.

Muitas gigantes já estão transformando essas percepções sobre logística em soluções práticas que prometem ganhar cada vez mais espaço no próximo ano.

Dentre as soluções do marketplace, destacam-se as opções de cross docking e o fulfillment, estratégias que tragam agilidade à logística e redução do custo de estoque.

As marcas que oferecem um serviço de entrega rápida florescem. Em um ambiente cada vez mais digital e competitivo, a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte não é apenas uma boa vantagem, mas uma necessidade nas vendas online.

  1. Voice Commerce

Outra forte tendência para vendas online em 2023 é o voice commerce, uma prática que tem sido impulsionada pelo Google, que ajustou seu algoritmo para entender melhor as buscas por voz.

Tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra tende a ser muito forte entre os usuários. A crescente demanda por podcasts e o grande volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são prova disso.

Assistentes de voz como Siri, Alexa, Assistente do Google, entre outros, ficarão ainda mais presentes em nossas vidas. A princípio, pode não ficar claro o impacto dessa tecnologia no processo de compras. 

Não precisa ir tão longe para participar dessa tendência, algumas empresas já estão desenvolvendo suas próprias tecnologias de assistência de voz para vendas online.

Otimizar os títulos e descrições do seu e-commerce considerando a forma como uma pessoa perguntaria sobre aquele produto, já é um passo muito importante para aparecer nos resultados de busca por voz.

  1. Realidade aumentada nas vendas online

A Realidade Aumentada (AR) é uma tecnologia que sobrepõe uma imagem gerada na internet à visão do mundo real. A ideia principal é combinar o virtual e o real e dar a ilusão de uma integração perfeita para o usuário.

Por meio da realidade aumentada, o consumidor pode experimentar itens onde quer que esteja, ou até mesmo colocá-los em seu ambiente para ver como eles se adaptam.

Com essa tecnologia, existe uma excelente oportunidade de os vendedores virtuais fidelizarem, atraírem clientes e impulsionar as compras.

Nos últimos anos, um dos melhores exemplos de realidade aumentada aplicada no e-commerce esteve no setor de moda e beleza com o provador virtual.

Desde que a internet se consolidou como um ambiente de comércio, as empresas de moda trabalham em alguma forma de tecnologia que permite aos compradores “experimentar” roupas no conforto de suas casas, o que aumenta as vendas online.

E muitos aderiram à ideia de resolver esse desafio por meio de uma mistura de realidade aumentada, inteligência artificial, câmeras e outros sensores. Agora, os clientes podem experimentar virtualmente os itens de vestuário ou produtos de beleza sem tocar fisicamente neles.

Removendo uma das principais barreiras para as compras online, espera-se que o provador virtual e outras tecnologias que utilizam a realidade aumentada se tornem ainda mais populares no próximo ano.

  1. Compre agora, pague depois  

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o termo “Buy now, pay later”, que, em tradução livre, significa “compre agora, pague depois”. Esse sistema de pagamento permite que as pessoas realizem compras online e possam parcelar em quantas vezes precisar.  

No Brasil, esse formato de pagamento já é utilizado por várias empresas há muito tempo. No início dos anos 2000, grandes varejistas, como Casas Bahia e até mesmo Magazine Luiza, já eram adeptas ao carnezinho.  

Porém, a grande evolução do buy now, pay later é que agora as compras que forem realizadas online e em outras moedas, como em Dólar ou em Euro, o consumidor passa a ter possibilidades de parcelar.  

Gostou dessas dicas? Já está aplicando alguma dessas estratégias de vendas online para 2023? Caso precise de ajuda, conte com a Infracommerce nesse processo!

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