O que é implantação de e-commerce?

O que é implantação de e-commerce?

A implantação de e-commerce oferece hoje oportunidades importantes, tanto para empresas quanto para microempreendedores individuais (MEI's). 

Oferece hoje oportunidades importantes, mas antes de criar uma loja online é importante saber gerir um e-commerce, para criar uma loja online eficiente e de sucesso, evitando erros.

Neste artigo apresentamos as principais práticas de implantação de e-commerce, com dicas úteis para criação de uma loja performática e de sucesso. Saiba também como a Infracommerce pode ajudar o seu negócio a oferecer uma ótima experiência ao cliente.

Abaixo está uma lista de todas as etapas para começar e construir com sucesso o seu site de comércio eletrônico

Passo a passo para implantação de e-commerce

As vendas online certamente estão crescendo fortemente em relação ao clássico canal offline, graças sobretudo a uma demanda cada vez maior e a uma maior propensão das pessoas a comprar pela internet. 

O mercado de e-commerce, no Brasil, vive uma forte aceleração, criando oportunidades importantes para quem decide investir em e-commerce e vendas online. Também é uma grande oportunidade para lojas físicas que decidem pela digitalização, pois há a  possibilidade de expandir o mercado de referência com novos negócios. 

A implantação de e-commerce é representada pelos menores custos de investimento inicial em comparação com montar uma loja física. O comércio eletrônico inicial é muito mais escalável; antes de começar a investir em logística e TI, por exemplo, você pode começar testando seus produtos em marketplaces

Confira a seguir os principais passos para criar o seu e-commerce e, junto ao artigo, conheça as soluções da Infracommerce fundamentais no comércio eletrônico! 

1. Compre um nome de domínio

O primeiro passo para implantação de e-commerce é bastante simples. Você precisa de um nome de domínio que identifique perfeitamente sua marca. Não pense demais no processo, pois ele não é burocrático, apenas o faça com personalidade. 

2. Documentação necessária para criar e-commerce 

Registre sua empresa, obtenha uma licença de fornecedor e comece a investigar questões legais de negócios. 

Você também tem a opção de entrar em contato com um advogado local para auxiliar na criação de seu negócio, caso seja necessário. Embora seja um custo inicial, provavelmente evitará dores de cabeça e despesas significativas no futuro.

3. Selecione a plataforma de implantação de e-commerce

Para economizar tempo e dinheiro, a melhor opção é escolher uma plataforma de comércio eletrônico. A maioria dos desenvolvedores está familiarizada com eles, facilitando a integração de plug-ins, processamento de pagamentos etc.

Conheça a Infrashop

A Infrashop, do ecossistema Infracommerce, é uma plataforma omnichannel, que garante a experiência total, também conhecida por Total Experience (TX), seja preservada. Confira os recursos disponíveis:

  • Plataforma Digital Marketplace In e Out: criação de experiências únicas e integradas para o seu consumidor;
  • Seller Center e B2B Hub: integração rápida de sellers e distribuidores aos seus canais de venda, conexão da operação a múltiplos marketplaces;
  • OMS - Order Management System
  • PDV e ERP Omnichannel (Prateleira infinita, Clique e Retire e Ship from Store)

A Infrashop permite que você entenda o potencial de seus produtos para garantir a melhor experiência e satisfação de seus usuários! 

4. Soluções de pagamento 

Obviamente, receber pagamentos é fundamental para manter sua loja online em funcionamento. Portanto, recomendo que você preste bastante atenção nessa escolha. Você pode receber pagamentos online de três maneiras:

Intermediários de Pagamento

Os intermediários são a solução mais recomendada para quem está iniciando uma loja virtual, pois são mais fáceis de usar do que outras opções (tanto do ponto de vista técnico quanto comercial) e ajudam os lojistas de duas maneiras: assumem o risco de fraude e antecipam a cobrança. 

Os intermediários normalmente cobram uma taxa fixa por transação, mais uma taxa variável sobre o preço de venda.

Gateways de Pagamento

Os gateways fornecem soluções de pagamento mais robustas e garantem conexões mais estáveis ​​para redes adquirentes como Cielo e Redecard. Ao contrário dos intermediários, eles cobram apenas uma taxa fixa por transação - barateando a solução. 

No entanto, os lojistas precisarão contratar outros serviços, como antifraude, e negociar adiantamentos de recebíveis e tarifas diretamente com os adquirentes.

Integração direta com o adquirente

Esta é a opção para comerciantes mais experientes com equipes de desenvolvimento dedicadas que entendem de segurança. 

Assim como nos gateways de pagamento, é possível entrar em contato diretamente com o adquirente e negociar taxas livremente. Além disso, você controla toda a experiência do usuário - o que pode ser bom ou ruim.

Se você está começando agora e pretende crescer sua loja online com tranquilidade, recomendo que comece com um intermediário de pagamento. Se você deseja gastar muito dinheiro em marketing, pode fazer mais sentido pular para um gateway de pagamento.

Conheça a Infrapay: solução completa de meios de pagamento 

A Infra Pay tem a solução completa de meios de pagamento; a solução faz parte do  ecossistema Infracommerce que permite uma experiência de pagamento perfeita em todos os canais, por meio de todos os métodos disponíveis de pagamento. 

Por ser nativamente omnichannel, há disponibilidade em todos os canais que você usa para se conectar aos seus clientes.

5. Logistica e Frete

A logística na hora da implantação de e-commerce é muito importante para o sucesso do seu negócio, pois uma experiência ruim pode deixar uma forte impressão no cliente e ele não voltará a comprar. 

Portanto, o tempo de planejamento é melhor gasto escolhendo um método de envio para sua loja. 

Conheça a Infralog

A Infralog é a melhor solução logística para e-commerce, pois conta com fulfillment e gestão pós venda. Basicamente, todo o processo logístico do seu negócio fica sob responsabilidade de equipes profissionais, assim você terá mais tempo para desenvolver outras atividades.

Conte com a Infralog enquanto solução para realizar as entregas do seu e-commerce! A Infracommerce possui todas as estruturas necessárias para uma implementação bem-sucedida de e-commerce!

6. Coloque o seu site no ar!

Assim que você se comprometer a implantar seu negócio, coloque seu site no ar, mesmo antes de listar qualquer um de seus produtos. Faça com que seu desenvolvedor crie uma página inicial, uma página "Sobre nós" e uma página de contato. Não precisa ser bonito, mas ter um site em funcionamento será útil por vários motivos:

Primeiro, permitirá que você estabeleça legitimidade ao negociar acordos com fornecedores. Você terá mais do que apenas uma ideia.

Em segundo lugar, ao entrar em contato com repórteres e blogueiros, eles podem ver que você tem um site e é confiável. Em terceiro lugar, ele fornecerá um local para todas essas fontes vincularem de volta ao seu site, o que é, obviamente, fundamental para a construção de SEO.

7. Atendimento personalizado

Relacionamentos personalizados são muito importantes, tanto para fornecedores quanto para a mídia. Se você implementou com sucesso uma estratégia de SEO, definitivamente entende o valor dos relacionamentos personalizados.

A Infracommerce tem todas as soluções que um negócio online precisa, a isso damos o nome de omnichannel. Para o seu e-commerce, você pode contar com recursos como a Infrashop, para quem está em busca de uma plataforma digital marketplace, Infrapay (melhor solução de pagamento) e Infralog (fulfillment). 

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções! 

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