O que é e como funciona o marketplace de nicho

O que é e como funciona o marketplace de nicho

O marketplace comum funciona como um espaço para vendas de qualquer tipo de produto, que são categorizados de maneira correta, obviamente. Por outro lado, o marketplace de nicho é um ambiente mais focado em determinada categoria e busca entregar ao consumidor aquilo que ele realmente quer, assim, o foco não é perdido. 

No Brasil, um dos exemplos de marketplace de nicho é a Dafiti, que tem como foco a venda de  artigos de moda e acessórios. Como você já deve ter visto, a operação deste marketplace sabe como chamar a atenção de sua audiência em cheio, um dos motivos para dar certo é a divisão por nicho.

O que é Marketplace de Nicho? 

Entre as diferenças do marketplace comum e o marketplace de nicho é que, muitas vezes, o primeiro, apesar de ter uma categorização bem feita e que manda diretamente para o produto, quando o cliente quer, é incapaz de enviar a comunicação exata para o público de determinadas marcas.

Com isso, a comunicação acaba sendo feita de maneira genérica, da mesma maneira acontece com as estratégias de venda. Quer um exemplo? 

As vezes que você recebe e-mail com recomendação de um produto que não tem nada a ver com algo que você procurava ou gosta… isso certamente já te aconteceu, certo?

Mas que fique claro, participar de um marketplace de nicho não é apenas ter uma segmentação. Acompanhe como funciona agora mesmo!

Como funciona o Marketplace de Nicho?

Nas pesquisas de mercado, o marketplace de nicho já foi considerado uma grande oportunidade para aumentar suas vendas, isso acontece devido a sua condição de ser mais segmentado, garantindo maiores chances de o cliente finalizar a compra.

Se a gente for comprar o que está acontecendo, hoje, no comércio eletrônico, não tem como comparar o número de acessos em uma plataforma de marketplace de nicho, como a Dafiti, e Americanas.com. Certamente que a segunda tem mais acessos, e, por consequência, mais vendas. No entanto, as vendas no marketplace de nicho serão mais assertivas e com menos chances de cancelamento, devolução e até mesmo de rejeição, quando o resultado se apresentar para o consumidor interessado.

Na prática, quando um consumidor realiza uma compra de maneira consciente, significa que você acertou e, como consequência, pode cobrar um pouco mais, afinal, esse público entende que o que ele quer é diferenciado e, por conta disso, está fechando acordos com seu negócio e está disposto a pagar mais caro, desde que se sinta plenamente satisfeito.

Criar um marketplace de nicho é uma ótima estratégia para expandir sua marca, no entanto, é preciso saber que o público do seu negócio também estará em marketplaces de empresa para consumidor (B2C) ou de empresa para empresa (B2B).  Estamos dizendo isso pois todo o cuidado na hora de investir em marketplace é bem vindo, algumas empresas decidiram investir em marketplaces genéricos para vender mais, mas viram seus investimentos sem retorno. Nesses casos, os marketplaces genéricos têm toda a comunicação, a montagem e a usabilidade com foco no consumidor final; dessa forma, eles focam em canais totalmente errados e, por consequência, seu público nunca o encontrará e quem o encontrará não irá comprar.

5 benefícios do Marketplace de Nicho para seu negócio!

1. Plano de marketing mais efetivo

Fato é que, trabalhar com um segmento específico do mercado é a melhor forma de garantir uma comunicação mais eficiente com seu público. Dessa forma, suas campanhas de marketing passam a ter maior aproximação com a linguagem, necessidades e dores das suas personas.

Isso possibilita a potencialização da relação com potenciais clientes para sua empresa, destacando os principais pontos dos seus produtos e serviços e como eles podem solucionar os problemas do seu público.

2. Menos concorrência

Quanto mais amplo for seu mercado de atuação, maior vai ser o número de empresas disputando clientes. Nesse sentido, ao optar por um marketplace de nicho, além de se especializar em um segmento, você passa a atender um mercado pouco explorado e que não está satisfeito. 

Ou seja, assim é possível direcionar seus esforços para solucionar os problemas dessa audiência e possibilitar maior engajamento e fidelização dos seus clientes. Além disso, é possível reduzir custos com marketing digital, já que a concorrência com grandes players é menor, possibilitando investimentos menores para alcançar o público.

3. Preços mais vantajosos

Se a sua empresa opta por atuar em um nicho específico, é possível conquistar seu público ao oferecer preços mais vantajosos para que eles consumam seus produtos e serviços. Já que o mercado de atuação é pouco ou nada explorado, você é quem dita os valores.

Mesmo que atuar em um segmento específico signifique ter o número de vendas reduzido, é possível obter grandes lucros ao dominar essa fatia de mercado.

4. Mais qualidade

Segmentar sua atuação no mercado torna possível compreender melhor as necessidades da sua audiência. Assim, é possível oferecer um atendimento exclusivo e de qualidade. Em meio a um cenário em que a experiência do consumidor é um ponto decisivo na hora de vender, ser capaz de disponibilizar soluções únicas e personalizadas é a melhor forma de potencializar seus resultados.

5. Maior facilidade de fechar parcerias estratégicas

Ao se aprofundar em um mercado de atuação, é possível entender melhor como diferenciar um bom parceiro de negócios, capaz de potencializar seus resultados. Assim, você evita perder tempo e esforços negociando com um parceiro ruim, que não irá acrescentar nenhum valor aos seus produtos e serviços.

Bônus: quais são os benefícios do marketplace B2B?

O marketplace B2B é mais fácil de monetizar inicialmente. Afinal, muitas empresas já têm orçamento para a compra de produtos/serviços offline. Dessa forma, com o seu marketplace, você poderá oferecer uma solução mais simples. Ou seja, as organizações acabam economizando recursos e tempo.

Infelizmente, o ponto negativo é que, dependendo do mercado, o ciclo de venda/negociação com uma empresa é maior. Apesar disso, normalmente vale a pena criar um Marketplace com foco no público empresarial. E, após esta etapa, expandir para os consumidores finais, que também compram diretamente o tipo de produto/serviço da sua plataforma.

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