O que caracteriza um Centro Logístico?

O que caracteriza um Centro Logístico?

Um centro logístico é uma área designada para todo o transporte e a distribuição de mercadorias, tanto para trânsito nacional como internacional. 

Os operadores são inquilinos ou proprietários de galpões e áreas de armazenamento, que funcionam como centros de distribuição, escritórios e outras instalações construídas para esse fim.

O centro logístico permite o acesso a todas as empresas envolvidas nestas atividades e é totalmente equipado para realizar as operações relevantes, incluindo serviços públicos para funcionários. Também é utilizado para serviços de transporte intermodal, com movimentação de mercadorias.

O que é um centro logístico e qual a sua importância? 

A reputação dos centros logísticos aumentou e se desenvolveu nos últimos anos. Esta área onde as empresas praticam procedimentos logísticos está se tornando uma característica chave dentro do sistema de transporte.

O centro de logística é administrado pelo desenvolvedor para manter e obter benefícios de sinergia. Inclui prestadores de serviços, bem como empresas comerciais e de manufatura, com uso intensivo de logística. 

Pode haver vários operadores regionais envolvidos, como instituições educacionais e comunidades empresariais. Isso provou fortalecer a cooperação e o marketing de toda a região e atrair novos investimentos.

A intermodalidade de transporte é incentivada com fortes ligações entre transporte de linha de longa distância e coleta e distribuição local, por exemplo. 

Vários modos de transporte são utilizados ​​para garantir que as mercadorias sejam transportadas no momento certo, para o destino certo e por um custo competitivo.

Serviços adicionais geralmente são fornecidos além das opções de transporte e armazenamento. Estes podem incluir:

  • Embalagem de mercadorias;
  • Preços;
  • Marketing;
  • Configuração de vendas.

O papel dos centros logísticos

Os profissionais de logística devem ter certas habilidades para produzir inovações e transferir seus conhecimentos de nível para nível e entre empresas. 

Adaptabilidade e calma sob pressão resultam em habilidades eficazes de resolução de problemas e gerenciamento de projetos proficientes. Essa busca contínua por melhorias não apenas potencializa o desenvolvimento dos negócios, mas também garante a fidelização e a satisfação do cliente final.

Juntamente com a otimização de bens e informações, está o hub de infraestrutura de transporte. Entre cada nível, operam diferentes mercados, com cada modo de transporte e cada empresa formando sua própria rede, ocorrendo a transição para outra rede dentro do hub.

Tipos de centros logísticos

Existem vários tipos de centros logísticos e todos adquiriram um valor fundamental, como consequência do aumento da importância da logística nos dias de hoje.

Agora, vamos explicar as funções e características dos diferentes tipos de centros logísticos.

Centro de transferência

Sua principal função é classificar as mercadorias e despachá-las imediatamente para o próximo destino.

O armazenamento nunca é realizado. Ele pode ser considerado como intermediário, entre o ponto A e o ponto B.

Assim que a mercadoria é recebida, sua origem e destino são investigados e é imediatamente embarcada. Rapidez e cooperação tornam-se essenciais nesses centros logísticos.

Centro de distribuição

Sua finalidade é armazenar e administrar o estoque, classificando as mercadorias por região, tipo de produto e etc. Em seguida, as mercadorias são enviadas para as lojas de varejo ou consumidores finais. Este é o centro de logística padrão, praticado pela Infracommerce.

Os centros de distribuição são equipados com a tecnologia necessária para realizar as seguintes funções:

  • Envio de mercadorias;
  • Seleção de produtos;
  • Tratamento da informação (tipo de embalagem e distribuição);
  • Embalagem e aplicação de rótulos;
  • Entre outras etapas.

Centro de processamento e distribuição

Poderíamos dizer que funciona como um centro de distribuição, mas melhor. A título de exemplo, são utilizados para processar e distribuir carnes e pescados, bem como montar e instalar peças.

Eles estão localizados muito próximos às fábricas, pois precisam chegar até elas o mais rápido possível para que, assim, sejam realizados os retoques finais antes do produto ou componente ser finalizado.

Esses centros logísticos podem aumentar muito o valor agregado, mas precisam de instalações à prova de poeira, deslizamento e impacto, nas quais a temperatura seja controlada.

Centros de atendimento

O boom das vendas online mudou enormemente a logística. Devido a isso, surgiram os centros de atendimento. São os locais onde se realiza a gestão e entrega de artigos de e-commerce.

Essas centrais recebem o pedido do consumidor final e, automaticamente, o colocam em embarque. Aqui, são realizadas as seguintes atividades: gestão de estoque; gestão de reclamações; processo de pagamento; gestão de devoluções; gestão de dados de clientes; e etc.

Características de um Centro Logístico confiável

Os centros logísticos são um fenômeno moderno e sua importância aumentou nos últimos anos.

Em última análise, eles consistem em um conceito totalmente novo e muito amplo, que pode significar algo muito diferente para uma pessoa ou outra.

É difícil dar uma definição exata, pois a própria logística pode ser vista como:

  • Uma infraestrutura;
  • Gestão do tráfego de veículos;
  • Transporte de mercadoria;
  • Fluxo de dinheiro, dados e informações.

Mas, embora possam ser vistos de forma diferente, eles têm as seguintes características em comum:

  • Campo de trabalho formado por empresas comerciais, transportadoras, industriais e prestadoras de serviços logísticos;
  • Conexão com meios de transporte, que operam a nível local e regional;
  • Área de logística gerida pelo promotor do centro logístico, que se encarrega da colaboração entre as empresas, para obter benefícios de sinergia;
  • Áreas de valor agregado (embalagens de mercadorias, preços, etc.).

Finalmente, é importante mencionar que a chamada Indústria 4.0 permitiu uma melhoria no setor graças a novos processos de automação e digitalização.

E para implantar serviços de logística de alta eficiência, você pode contar com a Infracommerce! Nosso ecossistema digital oferece soluções nas seguintes frentes de atuação: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. 

Acesse nosso site e saiba mais!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.