O jeito certo de fazer vendas em marketplace

O jeito certo de fazer vendas em marketplace

Escolher os produtos certos, criar anúncios e ter uma boa política de preços são algumas das táticas de como vender mais no marketplace.

Aproveitar o volume de visitas que um marketplace recebe para alcançar novos clientes é uma das grandes razões para aproveitar os benefícios dessas plataformas.

Contudo, não basta cadastrar seus produtos e achar que isso trará como consequência uma chuva de vendas em seu sistema.  Afinal, qual o jeito certo de fazer vendas em marketplace?

8 ações para aumentar as vendas em marketplace

Primeiramente, é preciso reconhecer que as dicas de como vender mais no marketplace não são as mesmas usadas para divulgar seu e-commerce.

Quando um usuário (potencial cliente) acessa um marketplace e faz uma pesquisa por um produto que você vende, ele terá à disposição outras empresas que também vendem o mesmo produto. 

Nesse cenário, o que fará ele escolher a sua empresa e não seu concorrente? 

O preço, você pode responder. 

Sim, você está certo. O preço é um dos critérios, mas não o único!

Outros pontos como reputação, anúncios, qualidade de atendimento e conteúdo relevante também são partes fundamentais para vender mais no marketplace. A seguir vamos aprofundar esses tópicos! 

1. Escolha os produtos certos

Esse é o primeiro passo, principalmente quando se trata de vender nos melhores marketplaces do Brasil

Entender quem é o público que visita a plataforma e o que ele está procurando é fundamental para selecionar os produtos que vai colocar à venda. 

Imagina que você vai começar a vender em uma plataforma como a Zattini. Esse marketplace é conhecido pelo leque de produtos de beleza, moda masculina e feminina e acessórios. 

Se você vende produtos eletrônicos como celulares, câmeras e caixas de som, esse marketplace pode não ser a melhor opção. 

Nesses casos a Amazon, Mercado Livre e os marketplace de B2W são melhores opções. 

No geral, nossa primeira dica de como vender mais no marketplace é escolher os produtos certos para vender no marketplace certo! Alinhe seus produtos à plataforma. 

2. Preços

Como dissemos acima, o preço cobrado pelo produto também é uma questão importante a ser considerada se você deseja vender mais no marketplace (assim como fora dele). 

Hoje, é muito fácil para o consumidor comparar preços de produtos com uma simples pesquisa no Google. 

Dentro do marketplace seu produto pode ter menor destaque se houver um igual com menor preço. 

Essa redução de destaque pode reduzir seu volume de vendas. Para evitar que isso aconteça:

  • esteja atento ao preço oferecido pelas outras empresas;
  • faça suas contas sobre os custos que você tem;
  • calcule sua margem de lucro;
  • busque um preço que seja competitivo.

3. Reputação

Cada marketplace tem uma política para definir a reputação de um vendedor. 

Envio rápido do produto, baixos índices de reclamação e boa avaliação do cliente são alguns dos critérios desse tipo de avaliação de marketplaces.

Essa reputação é fundamental para o rankeamento dos produtos que você vende dentro dos resultados oferecidos pelo marketplace. 

4. Aumente sua visibilidade através da publicidade

As plataformas de marketplace oferecem a possibilidade de anúncio de produtos dentro de seus sistemas. Isso faz com que o item anunciado ocupe o topo dos resultados de uma pesquisa realizada no sistema. É o que acontece com o Mercado Ads, usado para fazer um bom anuncio no Mercado Livre.

Se você não tem uma loja virtual e deseja realizar anúncios em plataformas como o Google Shopping e enviar o cliente para o marketplace para que ele possa concluir a venda, também é possível.  

Os anúncios são ótimas opções de estratégia de como vender mais no marketplace, afinal, ao aumentar a visibilidade do seu produto e aumentar também sua receita.

5. Fornecer excelente serviço ao cliente

O pós compra é muito importante. Por isso, certifique-se de responder a seus clientes e criar um bom relacionamento após a compra. Por exemplo, enviar um e-mail falando que o seu e-commerce já recebeu o pedido realizado na plataforma “x” e se colocar à disposição para sanar dúvidas é uma boa forma de fixar o nome da sua empresa na cabeça desses clientes. 

Quem sabe na próxima vez ele vai direto até seu e-commerce e não utilize o intermédio do marketplace?

É necessário superar as expectativas do cliente! Ou seja, ir além do que é oferecido. 

6. Otimize seu conteúdo

No marketplace, otimizar o conteúdo do seu produto envolve a criação de:

  • bons títulos;
  • descrições completas mas diretas;
  • especificações do produto;
  • imagens de qualidade.

7. Criar Promoção

Diversas datas do comércio são boas para criar promoções a fim de atrair mais visitantes para a plataforma. Sempre que possível reduza seus preços e faça sua parte para movimentar as vendas. Períodos como Black Friday, Natal, Dia das Mães, são alguns exemplos. 

Você também pode fazer algumas promoções por conta própria (basta conferir as regras do marketplace). O frete grátis ou frete reduzido, por exemplo! e eles também são (sempre) bem vindos. 

8. Plataforma Infracommerce para vender mais!

Quando você escolhe a plataforma de marketplace, está com o seu modelo de negócio quase  bem definido. Agora, é necessário colocá-lo em operação, não é mesmo?

Para colocar o marketplace no ar, você tem duas opções. A primeira é contratar um programador para desenvolver uma plataforma do zero. Mas, não indicamos que você perca tempo e dinheiro fazendo dessa forma.

A outra alternativa é utilizar uma plataforma marketplace pronta. Nesse caso, basta fazer a personalização. Ou seja, você consegue criar um Marketplace mais rápido e barato.

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

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