Melhores práticas para o comércio eletrônico no pós pandemia

Melhores práticas para o comércio eletrônico no pós pandemia

De acordo com pesquisas, o Brasil está entre os países com mais usuários de internet do mundo. Certamente, diante disso, há um impacto também em relação aos consumidores de comércio eletrônico, que por sinal está em crescimento acelerado diante da crise da pandemia de Covid-19 e o isolamento social. 

Com a mudança no comportamento dos consumidores, muitos gestores de lojas físicas tiveram que migrar para o e-commerce, pois só assim seria possível manter a esperança de continuar vendendo e ter operações ativas. 

Diante dessa nova realidade para quem tem um negócio, é essencial conhecer as melhores práticas para o comércio eletrônico, principalmente pensar no pós -pandemia. Como muitos já estão dizendo...o novo normal está aí! 

Quais são as melhores práticas para o comércio eletrônico no pós pandemia?

São tempos desafiadores para todos. Contudo, apesar das conjunturas econômica e política não estarem tão favoráveis, nos últimos meses, muitas foram as vantagens do comércio eletrônico que vem registrando números, no mínimo, animadores. 

Para elucidar como esse é o momento do e-commerce, segundo pesquisas, a modalidade teve um acréscimo na audiência equivalente a 8,2%.

Na prática, pensando em números absolutos, isso significa um aumento de 259,3 milhões de acessos aos sites de e-commerce durante o período, ou seja, uma média 86,4 milhões de novas visitas todos os meses.

É necessário olhar para o novo consumidor

Não é de hoje que o novo consumidor existe. No entanto, as falhas de comunicação entre determinadas categorias de consumo e os consumidores, só apontam despreparos e muito trabalho pela frente para alcançar o prejuízo. Essa condição aponta as dificuldades que muitos gestores (ainda) têm em estar no ambiente online.

Podemos dizer que, no momento, o consumidor está dividido entre, pelo menos, dois grupos: aqueles que já tinham grande contato com o comércio digital antes da pandemia e os que não tinham.

Além disso, nessa equação é considerada as diferenças de geração, pessoas que nasceram nos anos 2000, por exemplo, já são maiores de idade, logo, consomem a todo vapor; esses são aspectos essenciais na hora estabelecer uma comunicação eficaz com o novo consumidor. A Geração Z, por exemplo, já nasceu dentro da internet, logo, está muito mais envolvida com o meio, porém, sofre o agravante de ser a mais economicamente impactada pela crise. 

Na prática, o novo consumidor demanda que gestores estejam mais envolvidos com a marca. 

  • Há uma preferência por negócios que transmitem credibilidade e segurança;
  • Confiança em grandes marcas, pouco disposto a busca por informações sobre marcas menores, dessa forma, as empresas devem fazer o máximo possível para transmitir confiança em sua comunicação;
  • O consumo não é feito com frequência, mas quando é feito há mais compras. Assim, as lojas devem estar em contato com esse consumidor de maior ticket atendendo às suas necessidades;
  • Maior perfil para mudar de preferências, de acordo com a circunstância. Ou seja, as marcas devem estar preparadas para captar feedbacks rapidamente, coletar dados e estar à frente das tendências o quanto antes possível.

Impactos da pandemia no Marketing Digital

Aumento de tráfego no e-commerce

A grande virada, quando as coisas realmente começaram a crescer para o e-commerce, aconteceu em Maio de 2020. Adivinha por qual motivo? 

É isso mesmo, o Dia das Mães! Nada mais nada menos que uma das datas mais importantes para o varejo. 

Em Março foi o momento em que boa parte do país começava a entrar em isolamento social, com aquele sentimento de incerteza, mas foi em Maio que começou a se consolidar um novo normal, foi a primeira vez na história que o brasileiro teve que celebrar uma data comemorativa à distância.

A soma de todos esses fatores resultou na explosão de acesso a lojas virtuais, acredite: como nunca se tinha visto em um mês de Maio.

Novo consumidor: geração mais influenciada por mecanismos de busca e redes sociais

Na pandemia, muitos brasileiros compraram alguma coisa pela Internet. De acordo com nossos estudos, os canais que mais influenciaram para realização de uma compra foram o Google/outros mecanismos de busca, Instagram e Facebook, respectivamente. 

Ou seja, o novo consumidor está mais atento à experiência de compra.

Agência de e-commerce: comunicação integrada

Acabou aquela época em que um negócio só tinha um meio de comunicação. Hoje, são diversas soluções para alcançar públicos, tais como via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing, Whatsapp, dentre outros, incluindo impressos e visuais. Para essa comunicação, torna-se necessária a produção de conteúdo e criação (design) para posts, artigos, apresentações digitais, folders, banners, embalagens, dentre outros.

Todas essas peças, independente de onde serão divulgadas, precisam ter uma comunicação alinhada entre si. E quando se conta com empresas diferentes para a criação de várias peças, as chances de a comunicação não convergir com o mesmo objetivo é alta, além dos timings para produção serem diferentes.

Uma comunicação integrada envolve planejamento, estratégias on e off, utilização dos meios de divulgação e execução em prol dos objetivos de uma organização, respeitando a identidade visual, voz e posicionamento da marca no mercado. E com uma agência multifacetada, as chances de todos esses meios produzidos conversarem entre si é mais garantida.

Se você tiver alguma dúvida, a Infracommerce está pronta para te ajudar nesse processo com soluções inteligentes e uma equipe qualificada para que você se sinta seguro do início ao fim.








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