Melhores estratégias de Overdelivery

Melhores estratégias de Overdelivery

Veja aqui algumas estratégias de overdelivery e certifique-se de que está prestando um bom serviço em seus negócios. Continue a leitura e saiba mais.

Overdelivery, ao pé da letra, traduzindo para o português, significa entrega em excesso, e o nome já diz tudo. Trata-se de uma estratégia de marketing usada para atrair a atenção do cliente e contribuir para aumentar a satisfação do cliente, que agora é amplamente praticada por e-commerces.

As empresas precisam de algo para lembrar e manter seus clientes, com tantas opções de compras disponíveis para os consumidores.

Essa necessidade anda de mãos dadas com as práticas de overdelivery. Abordaremos como funciona e dicas de como colocá-lo em prática. Boa leitura!

O que é Overdelivery? Como funciona na prática? 

A empresa deve ter em mente entregar mais do que o prometido para agregar valor ao seu produto e, assim, surpreender o cliente em sua experiência de compra. Isso significa aplicar práticas de overdelivery.

O objetivo principal não é atrair novos clientes, mas manter a preferência de quem já consome seu produto.

Na prática, as empresas costumam usar as seguintes táticas para impressionar os clientes:

  • Oferta de frete grátis;
  • Presentes;
  • Cupons de desconto;
  • Planos de fidelidade;
  • Embalagem personalizada;
  • Amostras grátis.

Claro, a maioria dos clientes gosta de brindes e descontos; não basta adotar práticas isoladas, mas saber superar as expectativas dos clientes.

As estratégias podem variar, o importante é demonstrar que você se preocupa e tem o cuidado de manter um bom relacionamento com seu cliente.

Abaixo, destacamos dicas principais se sua empresa está pensando melhorar a experiência de compra do usuário. Overdelivery é uma ótima tática a ser adicionada à sua estratégia.

Aqui estão três dicas para usar as práticas de overdelivery de forma assertiva:

1. Conheça seus clientes

Para agradar seu cliente, você precisa conhecê-los e saber se está entregando algo de que eles não precisam. Por isso é importante estar mais perto.

Pesquise mais sobre suas preferências e valorize os feedbacks deixados em seus canais de contato e redes sociais.

Depois de ouvir os seus clientes, poderá agradá-los de forma mais assertiva, sem extrapolar custos e de acordo com os seus objetivos.

2. Certifique-se de que você já está prestando um bom serviço

Por exemplo, não adianta oferecer frete grátis se seu produto estiver mal embalado e chegar com defeito.

Você deve estar ciente de que está cumprindo com êxito o que promete para satisfazer o cliente.

3. Pense além de brindes e descontos

O overdelivering deve ser pensado de forma estratégica e complementar, para agregar valor e tornar a experiência do cliente com a marca memorável.

Ao conhecer seu cliente, você deve estar atento aos detalhes e qual seria a surpresa que vai além do que foi prometido.

Qualquer que seja a tática que você queira adotar, avalie com atenção a viabilidade, o perfil do cliente e o momento ideal para entregar uma guloseima.

E seja paciente para colher os frutos, sabendo que o retorno pode vir a médio e longo prazo.

Melhorar a experiência do cliente e garantir a sua satisfação são as principais finalidades do overdelivery

Entenda a importância das estratégias de Overdelivery

Quando você compromete pouco, você se prepara para o sucesso. Em qualquer projeto, obstáculos imprevistos e atrasos podem surgir a qualquer momento. Um membro da equipe pode ficar doente. As partes interessadas podem querer mudanças. O hardware pode falhar. Prometer menos é uma forma de inserir esse tipo de obstáculo na linha do tempo. Permite a você uma rede de segurança que pode aliviar o estresse para você e sua equipe.

Quando você se apropria do overdelivery, você e o cliente recebem uma sensação de euforia. 

O cliente está animado porque recebeu mais do que esperava, e você, como fornecedor de produto ou serviço, obtém um aumento em seu valor percebido. Isso possivelmente poderia levar a vendas adicionais, referências e um aumento geral em sua reputação profissional. O cliente pode vê-lo como alguém que realmente vai além.

Em contraste, prometer exageradamente coloca um fardo extra sobre você, sua equipe e o projeto. Muitos gerentes de projeto veem a promessa de fazer algo que não pode ser feito. Isso pode acontecer ao tentar fechar uma venda ou simplesmente por falta de conhecimento. No final, porém, você, como gerente de projeto, terá que explicar ao cliente por que não conseguiu cumprir suas obrigações. Isso pode ser prejudicial à sua autoconfiança e à reputação de sua carreira.

Qual estratégia é a certa para seu negócio?

No final das contas, depende do que você, como gerente de projeto, se sente mais confortável e vantajoso de aplicar. 

A promessa insuficiente pode muitas vezes ser uma maneira segura de preparar seu projeto para o sucesso e levar em conta quaisquer possíveis obstáculos desconhecidos, mas também pode enviar um sinal para clientes em potencial de que você oferece um nível inferior de produto ou serviço. Isso poderia até mesmo dissuadir clientes em potencial de abordar sua empresa em primeiro lugar.  

Quando você confia nas estratégias de overdelivery, você anuncia ao cliente que excedeu as expectativas dele, e isso pode levar a mais negócios e referências, pelo menos a curto prazo. No longo prazo, no entanto, os clientes logo começarão a estar cientes de sua estratégia e esperar um nível ainda maior de superfornecimento.

Como gerente de projeto, o sucesso é visto como sua responsabilidade. Você tem a maior percepção do que você, sua equipe e seu produto ou serviço são capazes.

Quando você promete em um nível de entrega, pode descobrir que atrai mais clientes-alvo.

Embora o debate possa continuar sobre se você deve ou não se comprometer ao overdelivery, uma coisa é certa: você deve sempre manter sua promessa ao cliente e entregar o que é esperado no nível mais alto possível. 

Continue a se esforçar para ter o melhor para você e sua equipe e, muito provavelmente, ainda terá um desempenho melhor do que a maioria de seus concorrentes, deixando seus clientes satisfeitos. Talvez, neste caso, outra expressão popular seja relevante: a honestidade é a melhor política. 

Gostou do conteúdo? 
A Infracommerce tem soluções para o seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.