Meio de pagamento: relevância na experiência do cliente

Meio de pagamento: relevância na experiência do cliente

Você pode nem perceber, mas os métodos de pagamento oferecidos durante o processo de compra estão afetando cada vez mais a forma como os clientes percebem e experimentam sua marca.

Na era pós-pandemia, as compras online tornaram-se comuns, e oferecer conveniência, diversidade e segurança pode ser exatamente o que sua empresa precisa para aumentar as vendas!

Afinal, o que seus clientes realmente desejam? Esta é uma pergunta simples, mas a resposta pode redefinir a maneira como você faz negócios. Organizações inteligentes criam uma vantagem competitiva ao colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar e gerenciar sua experiência do início ao fim.

Confira neste artigo as 4 principais maneiras pelas quais os métodos de pagamento afetam a experiência do cliente e como essa solução é crítica para a expansão de seus negócios.

Meio de pagamento é crucial para a experiência do cliente

A experiência do cliente é definida como a interação que ocorre em todos os pontos de contato (site, telefone, mídia social, checkout etc.) entre o cliente e a organização. Essas interações ocorrem em todos os estágios do ciclo de vida do cliente.

Fornecer o meio de pagamento correto é crucial, por um dos motivos: Este é um momento crítico para os clientes avaliarem sua proposta de valor e agirem com base na decisão de compra.

Para compras únicas e pagamentos regulares, esta etapa da compra dá aos clientes a oportunidade de refletir sobre se estão obtendo valor de seu relacionamento comercial.

Nesse ponto, o cliente pode concordar em continuar e permanecer leal ou encerrar o relacionamento. É extremamente importante que, uma vez tomada a decisão de compra, o meio de pagamento seja o mais simples, transparente e seguro possível.

Infelizmente, muitas organizações não percebem a importância do meio de pagamento ao mapear e projetar as experiências do cliente online. Ao fazer isso, eles podem perder clientes e fluxo de caixa em um estágio crítico.

Quer os clientes façam check-out em um site de comércio eletrônico, paguem contas ou configurem transações recorrentes, o processo deve ser simples e direto.

A escolha do provedor de pagamento pela empresa pode apoiar ou prejudicar esse objetivo. Portanto, você deve considerar como seu provedor de pagamento desempenha um papel fundamental em fornecer uma ótima experiência ao cliente.

1. Os pagamentos são as ligações entre você e seus clientes

Um erro comum é tratar o meio de pagamento como uma transação em vez de um ponto de contato. Isso minimiza a capacidade do processo de pagamento perfeito de atrair novos clientes e estabelecer ou interromper relacionamentos com clientes importantes.

O pagamento é um ponto-chave da jornada do cliente que requer atenção cuidadosa e incentivo.

Cada vez que um cliente chega à página de checkout ou paga uma conta, ele tem tempo para pensar se o esforço necessário para pagar é igual ao valor que recebeu da empresa.

Se for muito difícil ou parecer inseguro, o cliente pode abortar o processo de checkout e ir diretamente para o site do concorrente. Processos de pagamento confusos, demorados ou complicados podem obscurecer outros aspectos positivos da transação, incluindo o valor percebido da marca.

Isso é especialmente verdadeiro para pagamentos recorrentes. Os serviços de assinatura estão se tornando cada vez mais populares em todos os setores, mas se o meio de pagamento mensal não for simples, seguro e direto, os clientes provavelmente não manterão um relacionamento contínuo.

Nesses relacionamentos, o processo inicial de coleta de clientes em potencial e proteção de aplicativos é apenas um dos muitos pontos-chave de contato em todo o ciclo de vida do relacionamento com o cliente.

Cada pagamento é outro ponto de contato. Uma experiência de pagamento negativa pode levar ao encerramento da conta a qualquer momento, e preocupações de segurança de ponta a ponta geralmente impedem que clientes em potencial se registrem.

2. Os clientes esperam diversas formas de pagamento

Métodos de pagamento convenientes e diversificados são essenciais para os consumidores modernos. Portanto, as empresas devem considerar o comportamento de compra flexível e multicanal dos consumidores modernos ao escolher os provedores de pagamento.

Os consumidores jovens, em particular, desejam uma experiência de compra personalizada, incluindo a liberdade de decidir como pagar cada vez que fazem negócios com uma determinada marca.

Tentar fornecer todos os tipos possíveis de métodos de pagamento sem uma infraestrutura de pagamento forte e eficaz é, no mínimo, desastroso para o seu negócio.

Uma das soluções para isso é contratar uma empresa que ofereça flexibilidade que permite customizar a experiência do cliente, garantindo assim um processo de pagamento seguro e perfeitamente desenhado para sua empresa.

3. Os clientes esperam pagamentos rápidos

Os clientes geralmente sabem o que desejam antes de iniciar o processo de compra e raramente entram no ambiente de compras online apenas para navegar. Com mais frequência, eles procuram produtos ou serviços com base em necessidades específicas, encontram o que desejam e clicam para finalizar a compra.

Quaisquer atrasos, gargalos ou erros no pagamento podem fazer com que o carrinho de compras seja abandonado. A velocidade do processo de pagamento reflete a qualidade geral do serviço prestado por uma empresa, e poucos consumidores têm tempo ou paciência para lidar com sistemas complexos.

À medida que os clientes mudam para opções de um clique e aplicativos que fornecem métodos de pagamento instantâneos, o checkout de várias páginas está se tornando uma coisa do passado.

Mais cliques significam mais tempo, e os clientes podem pensar que seu tempo é mais valioso do que qualquer coisa que a marca possa fornecer.

4. Integre seu gateway de pagamento com sua marca

Se, na finalização da compra, o cliente for redirecionado para fora do site que está navegando e encontrar uma plataforma de pagamento totalmente diferente do site da marca, ele pode sair imediatamente da compra por se sentir inseguro.

A falha em criar uma transição contínua pode levantar questões sobre autenticidade e segurança, levando ao abandono dos carrinhos de compras e forçando os clientes a procurar produtos e serviços em outro lugar.

Sempre que possível, as empresas devem escolher gateways de pagamento com layouts de marca branca altamente flexíveis e opções de integração. Por meio deles, você pode conectar perfeitamente sua marca com um meio de pagamento seguro, garantindo que os clientes mantenham a confiança durante todo o processo.

Conclusão

Manter esses cinco critérios em mente e melhorar o processo de checkout pode mudar a forma como os clientes veem sua marca.

Flexibilidade, confiabilidade e velocidade são fatores-chave na escolha de um gateway de pagamento e na criação da interação perfeita que os consumidores modernos desejam.

Embora uma experiência ruim vá deixar uma impressão negativa e empurrar os clientes para os concorrentes. Uma boa experiência de pagamento é bem refletida na memória dos consumidores sobre a empresa e no potencial para construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Simples, não é mesmo? Para saber mais sobre o assunto leia os artigos relacionados. Não deixe de conhecer nossas soluções!

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