Marketing digital e marketing tradicional: Quais as diferenças

Marketing digital e marketing tradicional: Quais as diferenças

Você já ouviu falar sobre as diferenças entre marketing digital e marketing tradicional? Neste artigo, você tira suas dúvidas sobre os dois temas. Confira!

Você sabe qual é o melhor modelo de marketing para aumentar as vendas do seu negócio? Na verdade, essa é uma pergunta difícil de responder, já que a escolha da melhor opção, para cada empresa, depende de uma série de fatores.

Alguns diriam que o melhor é o marketing tradicional para mídia clássica, como TV e jornais. Outros dirão que é o marketing digital, totalmente focado na web e que utiliza novas ferramentas de comunicação.

Para responder a essa pergunta, no entanto, é importante entender realmente a diferença entre o marketing tradicional e o digital, além da maneira como cada um é usado.

Quer saber quais são as diferenças e decidir qual desses dois estilos é melhor para o seu negócio? Continue a leitura do artigo completo!

Saiba mais sobre marketing tradicional e marketing digital

De forma resumida, o marketing tradicional geralmente aplica meios de comunicação clássicos como televisão, rádio e mídia impressa (jornais e revistas). Já o marketing digital envolve o comportamento na web, principalmente nas redes sociais.

Também é importante ressaltar que o marketing tradicional tem uma abordagem bem direta, afinal ele interrompe uma pessoa assistindo a um filme ou lendo um anúncio. O marketing digital, por outro lado, é menos intrusivo.

O marketing tradicional funciona ainda?  

TV, revistas, jornais, cartazes, rádio, banners, outdoors. O marketing tradicional ajuda você a alcançar clientes por meio de diferentes tipos de publicidade off-line.

A experiência imersiva de um comercial de TV pode ter um impacto muito forte nos telespectadores. O marketing tradicional é uma maneira de criar esses efeitos duradouros na memória de um cliente potencial.

Quando observamos o mercado é certo dizer que sim, o marketing tradicional ainda funciona se a sua empresa souber usá-lo e conhecer muito bem o seu público-alvo. Veja alguns dos benefícios e desvantagens dessa estratégia:

Quais são os benefícios e desvantagens do marketing tradicional?

A primeira vantagem do marketing tradicional é atingir públicos menos relevantes para o marketing digital. Muitas pessoas, especialmente aquelas com mais de 50 anos, preferem a experiência de assistir a comerciais de TV do que segurar uma revista na mão. O marketing tradicional abrange esses públicos.

Fora isso, esse tipo de estratégia costuma funcionar melhor para quem quer atingir um público mais local. Se você administra um negócio local, como um mercado, precisa anunciar preços e promoções sazonais para competir com seus concorrentes e chamar a atenção das pessoas. Então, pode usar panfletos e outdoors, ótimos para grandes tiragens ou tempo de exposição.

Por fim, outra vantagem do marketing tradicional é que, como você pode ver, tende a ser mais fácil de marcar na memória das pessoas. Um comercial de TV é reproduzido tantas vezes que, quando ele vê, automaticamente completa as falas do roteiro - mesmo que seja apenas na cabeça - não é?

Isso porque o marketing tradicional não pode ser ignorado ou bloqueado. Ao ver um anúncio no YouTube, você aguarda alguns segundos e clica em "ignorar anúncio".

Na TV, nos intervalos do cinema, você pode até levantar para pegar um copo d'água se quiser, mas os comerciais continuarão passando. Isso não torna possível você ir mais rápido ou pular a propaganda.

No entanto, não há garantia de que essas operações funcionem. É impossível analisar os resultados de sua estratégia de marketing em detalhes quando você está lançando todos os seus esforços de mídia em formatos tradicionais. 

5 diferenças mais comuns entre o marketing digital e o marketing tradicional

Agora, podemos entrar no que de fato interessa. Saiba agora quais são as 5 principais diferenças entre marketing digital e marketing tradicional:

Público-alvo

No marketing tradicional, você pode até anunciar em um programa de TV ou revista dedicada a um determinado tópico, mas no marketing digital, segmentar o público em geral é muito mais provável. Por exemplo, você pode realizar uma ação específica para moradores de um bairro que possuem cachorros.

O alcance das ações

Aqui está outra diferença notável: no marketing tradicional, você atinge um determinado número de assinantes ou espectadores. No meio digital, esse alcance pode ser ainda maior. Um anúncio físico é limitado ao local onde é veiculado (no caso da TV, só pode ser visto durante os spots contratados). A publicidade digital, por outro lado, pode ser usada enquanto a empresa precisar.

Valor do investimento

Publicidade em rádio, televisão, jornais e revistas é muito caro e requer um investimento significativo. Entretanto, no marketing digital as ações podem ser conduzidas com pouquíssimo investimento, que vai aumentando conforme os resultados vão surgindo.

Mensuração dos resultados

No marketing tradicional, pode-se apenas medir o público de um programa ou verificar o número de tiragens e vendas de uma revista. Mas como você garante que seus ouvintes ou leitores prestem atenção ao seu anúncio? A Infracommerce possui várias ferramentas de medição mais precisas para Google Analytics ou Facebook Insights. Conheça!

Relacionamento com o cliente

O marketing digital desempenha um grande papel no relacionamento com os clientes, para o qual ações concretas são facilitadas. Portanto, os canais de comunicação tradicionais exigem a implantação de um call center, o que consome um investimento muito alto.

Saiba escolher entre o marketing digital e o marketing tradicional

Antes de escolher a melhor forma de atingir seu público-alvo e aumentar suas chances de conquistar mais clientes, é preciso considerar os objetivos de cada campanha de marketing e como ela representará sua marca.

Para isso, devem ser considerados os pontos positivos e negativos tanto do marketing tradicional quanto do digital. Por exemplo, uma campanha publicitária voltada para cimentar uma marca ou empresa em um novo local poderia aproveitar melhor o marketing tradicional para tornar a marca conhecida e utilizada por todos os diferentes grupos de pessoas e, assim, gerar interesse em conhecê-la.

Ao contrário das campanhas em que o objetivo principal é medir o alcance real de uma marca e fazer com que os clientes interajam mais com ela, o marketing digital pode ser uma melhor opção, já que também ajuda a aumentar a fidelidade do cliente.

Além disso, a variação do orçamento pode ter um impacto positivo no marketing digital, pois é uma maneira mais econômica de atingir o público e custa menos em comparação com o marketing tradicional.

E você, o que prefere para o seu negócio? Marketing digital ou marketing tradicional? Caso tenha dúvidas, fale com a nossa equipe. Entre em contato.

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