Logística para empresas B2B - Infracommerce

Logística para empresas B2B - Infracommerce

No Brasil, as empresas B2B são muito populares, sendo uma boa estratégia para negócios que desejam ampliar seu público e ampliar sua escala de negociações, principalmente com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs), que têm sido favorecidas por grandes fornecedores. Menos atenção é dada às grandes empresas fornecedoras.

Graças à tecnologia, os pequenos e médios empresários não precisam mais marcar reuniões para negociar com os representantes e podem comprar seus suplementos pela Internet. Portanto, empresas interessadas em se envolver no e-commerce B2B enfrentam grandes oportunidades de lucrar e se destacar.

No entanto, é preciso entender sua complexidade, principalmente em termos de logística no e-commerce B2B: em relação ao varejo B2C tradicional, o transporte exige um plano diferente. 

Neste conteúdo, entenda as principais características de logística para empresas B2B. Confira! 

Logística para empresas B2B: como funciona

Ao contrário do e-commerce B2C, que processa um pequeno número de pedidos e adota um sistema de carga menor, os operadores realizam a entrega de pó. A logística no e-commerce B2B tem algumas características especiais, com atenção especial ao tipo e valor do frete .

Modelos de frete mais utilizados

No e-commerce B2B, os tipos de frete mais comuns são CIF e FOB. A diferença entre eles está relacionada a qual parte arca com as responsabilidades e custos dos serviços de transporte contratados.

CIF: a sigla para Cost, Insurance and Freight, em português para Custo, Seguro e Frete. Nesse modelo, o remetente paga e é responsável pela entrega da mercadoria ao cliente;

FOB: significa free on board, livremente traduzido como livre a bordo. Aqui, quando as mercadorias são coletadas ou implantadas, a responsabilidade do vendedor termina. A partir de então, o destinatário assume os custos e riscos.

A decisão do CIF ou FOB depende da estratégia e negociação da empresa em questão. Muitas empresas de comércio eletrônico B2B preferem incluir esse custo no preço de venda e fornecer métodos de pagamento flexíveis para reter compradores.

Por outro lado, alguns clientes podem priorizar o FOB para controlar melhor o processo e negociar preços e prazos mais interessantes diretamente com a transportadora.

Prazos de entrega mais longos

As lojas B2C irão considerar alguns modelos para planejar sua fase logística, pois geralmente recebem vários pedidos pequenos de diferentes clientes e, portanto, recebem vários destinos.

O número de pedidos processados ​​pelo e-commerce B2B é relativamente pequeno, mas o número é muito maior. Isso significa que todos os processos de consolidação de carga e estruturas de embarque devem ser ajustados. Portanto, o prazo de entrega costuma ser maior, entre 30 e 45 dias.

Quantidade e volume dos itens

Conforme mencionado acima, o preço médio do tíquete de pedidos B2B costuma ser 2 ou até 3 vezes maior do que o de B2C, porque a quantidade de mercadorias em cada pedido é muito maior. Algumas lojas chegam a exigir uma quantidade mínima para cada pedido para que o custo das operações logísticas valha a pena.

Agora que você entendeu o panorama da logística no e-commerce B2B e tem um melhor entendimento dos desafios e características do setor, pode avaliar se sua empresa está pronta para processar transações corporativas e aproveitar as vantagens do mercado que apresenta. Aliás, grandes oportunidades.

Empresas B2B: entenda a importância de uma plataforma 

Independentemente do modelo de negócios que sua empresa utiliza, uma coisa é certa: se não houver uma plataforma B2B, B2C e B2G adequada, as chances de sucesso diminuirão.

Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente todas as possibilidades antes de aplicá-lo ao seu negócio. Claro, a escolha certa fará uma grande diferença.

O objetivo do e-commerce deve proporcionar ao consumidor a maior comodidade, seja qual for a modalidade utilizada, bem como ampliar a área de atuação da empresa e reduzir custos com vendas. Portanto, as plataformas B2B, B2C e B2G precisam oferecer suporte a esses objetivos por meio de ferramentas avançadas para atacadistas ou industriais.

Por que criar o seu  e-commerce B2B? 

Como você pôde identificar, um e-commerce B2B possui alguns pontos que exigem atenção extra em sua plataforma digital.

Entretanto, nem de longe essas questões devem desanimar alguém sobre abrir o seu. Afinal, como mostramos ao longo desse artigo, um e-commerce voltado para o modelo permite realizar vendas maiores. O que representa um faturamento e lucro potencialmente maiores.

Por outro lado, o mercado no setor B2B  ainda está longe do seu amadurecimento pleno e saturação. Os números de faturamento e movimentação ainda crescerão bastante ao longo dos anos. Além disso, quem chegar agora no setor terá muito mais chances de construir e fortalecer sua marca que os que virão mais tarde. Ou seja, essa é a hora!

Eleger a plataforma de e-commerce adequada nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, e não apenas no que diz respeito ao volume de vendas, e sim quanto à experiência do cliente e, em última parte, à credibilidade da sua marca no mercado, que por sinal, está mais competitivo

A Infracommerce é a escolha ideal para o desenvolvimento do seu negócio. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe.

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