LIFO: conheça o sistema para garantir o giro de estoque!

LIFO: conheça o sistema para garantir o giro de estoque!

A sigla LIFO significa "Last In, First Out".Trata-se de um método para armazenar mercadorias e dar prioridade aos itens de estoque.  

O método de avaliação de estoque escolhido afeta o custo das mercadorias vendidas, vendas e lucros.

LIFO, enquanto método de avaliação de estoque, usa o custo dos produtos mais recentes adquiridos para calcular o custo das mercadorias vendidas (CPV), enquanto o valor do estoque mais antigo é considerado o estoque final em um balanço. 

Entenda o que é LIFO e a sua importância para o giro de estoque

O estoque geralmente é o saldo de ativos mais importante em um balanço patrimonial. 

Se você administra um negócio de varejo, manufatura ou atacado, o estoque pode ser um investimento significativo e você precisa acompanhar seus saldos com cuidado. 

O gerenciamento de estoque exige que o proprietário atribua um valor a cada item de estoque e um dos métodos de contabilidade mais comuns é o LIFO.

No sistema LIFO, o último lote de um item comprado é o primeiro a ser vendido. Isso significa que o cliente sempre recebe os produtos mais ‘’frescos’’. 

O desafio,  no entanto, surge devido ao aumento do risco de o estoque existente no armazém ficar para trás e ficar velho demais para vender. A avaliação das mercadorias seria mais detalhada para levar em conta as taxas variáveis ​​pelas quais elas foram compradas.

Como funciona o método LIFO? 

LIFO afirma que os itens mais novos são vendidos primeiro. Há outro método denominado FIFO  (First in, first out), que  pressupõe que os itens de estoque mais antigos são vendidos primeiro. 

O custo médio é um terceiro método contábil que calcula o custo do estoque como o custo total do estoque dividido pelo total de unidades compradas. 

A maioria das empresas usa FIFO ou LIFO, e os proprietários individuais normalmente usam o custo médio. Os padrões contábeis permitem que as empresas usem todos os três métodos.

Avaliação de estoque usando LIFO

O LIFO assume que os itens de estoque mais recentes são vendidos primeiro, que são os mais caros. Os resultados financeiros são:

  • Custo das mercadorias vendidas

Vender primeiro as unidades mais caras gera um custo das mercadorias vendidas mais alto do que o FIFO.

  • Estoque final

As unidades mais antigas e mais baratas permanecem no estoque final, que é um saldo menor do que o método FIFO.

  • Lucro líquido (lucro)

O custo mais alto do saldo de mercadorias vendidas significa que o método LIFO gera um lucro menor que o FIFO.

Em suma, o uso do método LIFO geralmente resulta em um maior custo das mercadorias vendidas e menor lucro líquido no balanço patrimonial. Quando todas as unidades de mercadorias disponíveis são vendidas, o custo total das mercadorias vendidas é o mesmo, usando qualquer método de avaliação de estoque.

O que é giro de estoque e qual o impacto do LIFO? 

O giro de estoque é um índice que mede quantas vezes o estoque de uma empresa é vendido ou usado em um período. Portanto, é um dos indicadores de  quão bem a empresa está se saindo em termos de vendas e produção.

Normalmente (mas nem sempre), um alto índice de giro de estoque é um bom sinal, pois significa que a empresa vende ou usa seu estoque em alta taxa. 

Da mesma forma, um baixo índice de giro de estoque pode sinalizar que a empresa não está vendendo seus produtos com a rapidez que gostaria, o que pode levar a problemas.

Embora as declarações acima funcionem na maioria dos casos, pode haver algumas exceções em que um alto giro de estoque pode significar problemas para a empresa.

O uso do método LIFO pode auxiliar na rotatividade de estoque para uma melhor visão! 

Se seus produtos e processos forem compatíveis com a utilização do método de armazenamento LIFO, irá haver resultado na economia de tempo e espaço nas estruturas, resultando em maior velocidade, o que, por sua vez, garante prazos de entrega menores.

A gestão eficiente de estoques faz parte da marca positiva da empresa. Assim, ao analisar seu produto e escolher o método LIFO, você terá um sistema rápido que ajuda a melhorar a eficiência da entrega e evitar danos à sua mercadoria.

Conte com a Infracommerce e garanta segurança no seu giro de estoque!

Quer mais soluções para o seu negócio? Conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. 

Acesse nosso site e saiba mais!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.