Internet das coisas: tudo o que você precisa saber

Internet das coisas: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a Internet das Coisas? Você sabe como funciona e como pode te ajudar, por exemplo, a gerenciar sua frota com mais eficiência?

Você provavelmente já ouviu falar da "Internet das Coisas", também conhecida como IoT (Internet of Things), e como ela está revolucionando nosso uso da tecnologia e ajudando as empresas a melhorar o desempenho, certo?

Neste artigo, explicaremos o que é IoT, como funciona, como permite que diferentes setores da economia ganhem eficiência e como os sistemas especializados que utilizam o IoT podem contribuir para o sucesso do seu negócio.

Continue a leitura para saber o que funciona!

O que é a Internet das Coisas e como ela funciona?

Na prática, a Internet das Coisas é uma possibilidade de conectar os mais diversos objetos em uma rede, permitindo que eles troquem informações entre si e tragam mais conforto e utilidade para usuários e empresas.

A operação da Internet das Coisas se beneficia da combinação de dispositivos, redes e sistemas de controle. Você sabe o que são equipamentos, redes e sistemas de controle e para que servem?

Dispositivos são os "objetos", que realmente podem ser os mais diversos: relógios, carros, geladeiras, TVs, lâmpadas, etc. Em teoria, qualquer coisa pode entrar no mundo da IoT.

Para funcionar, esses dispositivos devem ser equipados com chips, antenas, micro controladores ou sensores inteligentes para se comunicar com outros objetos e usuários.

Uma rede é um meio de comunicação: Wi-Fi, Bluetooth ou dados móveis (3G, 4G, etc.).

Um sistema de controle é um conjunto de dispositivos que gerencia todas essas conexões entre dispositivos em uma rede.

Em resumo: a internet das coisas ajuda a tornar os mais diversos processos mais ágeis e eficientes, seja na sua rotina matinal, na gestão da frota de uma grande companhia aérea ou até mesmo na vida em uma grande cidade.

Quer um exemplo?

Imagine se o seu despertador enviasse uma mensagem para a máquina de café na cozinha que já tinha começado a preparar o seu café. Isso aceleraria sua manhã, não é mesmo?

Os principais usos da Internet das Coisas na economia

Quer saber como a IoT pode ajudar em um processo mais complexo do que preparar o café da manhã? Saiba que o objetivo da IoT é tornar todo o planeta mais inteligente, mais conectado e mais responsivo, não apenas em nossas casas.

A internet das coisas tem sido aplicada em muitas áreas de negócios e administração pública. Abaixo estão alguns exemplos dos principais usos da IoT na economia.

Internet das coisas na gestão de inventário

O estoque bem gerenciado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio que lide com um fluxo constante de mercadorias.

Pois saiba que a internet das coisas também pode te ajudar a otimizar seu estoque, graças a sensores e outras tecnologias, por exemplo, sugerindo onde armazenar mercadorias, desde aquelas que ocupam muito espaço até aquelas que possuem muito espaço. O maior rendimento em uma determinada época do ano.

Internet das coisas na prevenção de perdas

Se você atua no varejo e precisa reduzir as perdas, saiba que também pode contar com a internet das coisas.

Ao monitorar as remessas de entrada e saída, você terá uma melhor compreensão do seu estoque para saber quando entrar em contato com seus fornecedores.

Reabastecer na hora certa é fundamental para não perder vendas (o que acontece quando você fica sem estoque e você não percebe) e não deixar o produto ficar preso nos depósitos (o que acontece quando você compra mais do que precisa).

A internet das coisas também permite o monitoramento contínuo de sistemas e equipamentos, o que ajuda a encontrar tempos de manutenção e evitar falhas que podem levar a danos.

Gestão de frota

Para quem trabalha na gestão de frotas, a internet das coisas ajuda muito.

Por meio dessa constante troca e análise de dados, os gerentes podem monitorar todos os veículos da frota em tempo real, o que leva a benefícios imediatos e óbvios, com maior segurança e a possibilidade de informar aos clientes sua localização exata dos produtos que ele encomendou.

Além do monitoramento em tempo real, esse vai-e-vem de informações também permite o planejamento de rotas, ou seja, detalhar a rota que seu veículo seguirá com base em determinados critérios (economizar tempo, reduzir quilometragem, evitar determinadas faixas, etc.).

Outro benefício que a internet das coisas traz é a telemetria veicular, que é a coleta das mais diversas informações (velocidade, localização, distância percorrida, número de paradas, consumo de combustível e etc.) de um veículo.

Por meio da análise dessas informações, os gestores podem desenvolver estratégias para melhorar o desempenho da frota.

Experiência do consumidor

A internet das coisas também pode melhorar a experiência do cliente por meio, por exemplo, do geomarketing, que é a organização do espaço da loja (exposição do produto nas prateleiras, etc.) com base nas necessidades e preferências do consumidor.

Essa organização inteligente é realizada graças a dados que informam as necessidades dos clientes e os padrões de consumo.

Quais são as vantagens da Internet das Coisas para os negócios?

Os benefícios comerciais da internet das coisas dependem da implementação específica; agilidade e eficiência são geralmente as principais considerações. A ideia é que as empresas tenham acesso a mais dados sobre seus próprios produtos e sistemas internos, tornando-as mais capacitadas para fazer mudanças.

Os fabricantes estão adicionando sensores aos componentes de seus produtos para que possam transmitir dados sobre seu desempenho. Isso pode ajudar as empresas a identificar quando um componente provavelmente falhará e substituí-lo antes que cause danos. 

As empresas também podem usar os dados gerados por esses sensores para melhorar a eficiência de seus sistemas e cadeias de suprimentos, pois terão dados mais precisos sobre o que realmente está acontecendo.

Percebeu como é importante começar a atualizar o seu negócio para tê-lo cada vez mais automatizado?

Comece hoje mesmo a fazer as integrações necessárias para a evolução do seu negócio. Acesse o site da Infracommerce e confira nossas soluções! Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.