Inteligência artificial para aumentar as vendas

Inteligência artificial para aumentar as vendas

Afinal, como aplicamos inteligência artificial para aumentar as vendas no varejo? Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura que preparamos para você.

Além de ser um campo de pesquisa científica, a inteligência artificial (IA) também pode ser entendida como uma tecnologia desenvolvida para simular certas capacidades da cognição humana. 

Pelo seu potencial para solucionar problemas e otimizar processos, é uma ferramenta de extrema relevância para as empresas. 

Como funciona a Inteligência Artificial para aumentar vendas?

Entre outras inovações tecnológicas, a inteligência artificial é um dos pilares da transformação digital. 

Não é à toa que vemos sua existência se tornando cada vez mais comum nas organizações. Por exemplo, as principais aplicações de inteligência artificial incluem business intelligence (BI) e aprendizado de máquina, ambos amplamente utilizados para automatizar processos e tomadas de decisão.

Otimização de estoque

A inteligência artificial tem um impacto positivo de ponta a ponta na cadeia de suprimentos, mas é um índice de como o estoque é totalmente utilizado. Desde o sistema de reabastecimento automático até o software que calcula o tempo exato para acionar um novo pedido, suas operações são inteiramente voltadas para a otimização do processo.

Na prática, ele obtém dados reais de consumo das lojas e recomenda o reabastecimento com base na demanda, indica a quantidade de produtos que devem ser adquiridos ou distribuídos e específica cada produto e loja.

A mudança na jornada do cliente

A inteligência artificial é uma das principais responsáveis ​​por transformar a jornada de compra do cliente em algo único. Ele consegue verificar sistematicamente os dados, proporcionando aos consumidores uma abordagem mais personalizada. Ou seja, a empresa adquire conhecimentos relevantes sobre o perfil de seu cliente, que podem ser utilizados para enriquecer a experiência da loja.

Além de utilizar dados, a inteligência artificial também pode ser utilizada para orientar a jornada das pessoas em um ambiente virtual (e-commerce). Se o cliente preferir agilidade, o botão de compra pode aparecer a qualquer momento; se o perfil indicar que ele está mais interessado em informações, uma escolha acertada pode ser vinculada a avaliações de produtos. Existem diferentes maneiras de promover uma navegação mais satisfatória.

Mapeamento de comportamento

Ainda no contexto da coleta de dados, o uso da inteligência artificial no varejo pode mapear o comportamento das pessoas. O objetivo é descrever os clientes atuais e potenciais. Na prática, o objetivo é descrever o que chamamos de função: o tipo de pessoa que se interessa pelo seu produto ou serviço.

Aprenda como monitorar com eficácia o comportamento da demanda e promover ações antecipadas para evitar interrupções e ociosidade de fundos.

Além disso, a inteligência artificial ajuda a determinar onde cada pessoa está na jornada de compras. Por exemplo, as mídias sociais e os dados de navegação na loja podem mostrar quais tipos de anúncios e páginas os clientes visitaram. Desta forma, você pode acionar campanhas de marketing personalizadas (via e-mail, anúncios em redes sociais, ligações, etc.) e estabelecer conexões.

De um modo geral, o papel da inteligência artificial neste processo é capturar e cruzar dados de diferentes fontes (seus próprios bancos de dados, redes sociais, etc.). Em seguida, você seleciona um grupo com maior chance de conversão e aciona ações de marketing e vendas para garantir um bom retorno do investimento.

Maior taxa de retenção

Ao usar inteligência artificial no setor de varejo, as taxas de retenção serão mais precisas, como vimos no exemplo da tecnologia de e-commerce. O funcionamento é simples: conforme os clientes navegam na loja, a inteligência artificial coleta dados (produtos, preços, condições de pagamento, prazos de entrega, etc.) de suas pesquisas. Quando essa pessoa fechar o pedido, a página aparecerá em sua tela.

O chamado popup de retenção é uma pequena janela com fotos do produto, valor promocional (cupons de desconto) e contagem regressiva. Na verdade, trata-se de uma promoção associada ao carrinho de compras: esta pessoa pode visitar porque está a comprar outros produtos.

O resultado é muito positivo, pois em função das ações promocionais, o cliente fica ansioso para comprar produtos que já lhe interessem. Isso significa maiores compras por pessoa, o que aumenta o preço médio do ingresso.

Preço dinâmico

A mesma lógica pode ser aplicada a diferentes momentos da jornada do consumidor. As soluções baseadas em inteligência artificial permitem que você estabeleça preços dinâmicos, que são calculados com base em fatores mais complexos que afetam a quantidade de cobranças. Entre outros fatores, isso inclui, por exemplo:

  • Análise da competição;
  • Comportamento do consumidor;
  • Um período do ano;
  • Rotatividade de carga
  • Nível de inventário;
  • Margem de lucro.

Os cálculos ajudam a determinar os preços que podem aumentar a competitividade da empresa. Vale ressaltar que devido ao aprendizado de máquina, os preços podem ser atualizados com frequência com base nas novas alterações detectadas nesses indicadores. 

Obviamente, o aplicativo varia de acordo com os diferentes departamentos de varejo, os tipos de produtos que oferecem e outros detalhes.

Serviço personalizado

Os chatbots são um grande artifício de inteligência artificial no setor de varejo. A grosso modo, estamos falando de robôs virtuais baseados em inteligência artificial cujo trabalho é falar com as pessoas. No ambiente de negócios, sua presença tem se tornado cada vez mais proeminente - basta visitar o site de uma empresa, especialmente se ela estiver envolvida em vendas, e você encontrará um chatbot disponível para uso.

Se uma pessoa conversar com um chatbot para encontrar informações sobre diferentes produtos, isso será registrado e usado na estratégia que mencionamos. Curiosamente, eles permitem que você ajuste seus esforços de marketing para garantir que cada mensagem seja enviada para a pessoa certa.

Como você pode ver, o uso de inteligência artificial no varejo é uma tendência. Quem investir nessa tecnologia terá uma importante vantagem competitiva. Empresas que demoram muito para atualizar podem perder participação no mercado. Portanto, não perca tempo, deixe a IA trabalhar para você!

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