Integração ERP para negócios modernos

Integração ERP para negócios modernos

O sistema ERP é uma forma de gestão completa, e seu principal objetivo é integrar os processos internos da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A integração ERP pode ajudar os gerentes a atender às necessidades de informações, reduzir custos e melhorar a qualidade do processo.

Pessoas que possuem seus próprios negócios sabem como é importante ter as ferramentas certas para melhorar a gestão. Dentre os diversos processos burocráticos do dia a dia dos empresários, o mais recomendado é ter tecnologia que evite possíveis erros e melhore a eficiência.

Assim, surgiu o sistema ERP. Neste guia abrangente, compilamos informações importantes sobre sistemas de gerenciamento integrados e tudo o que você deve saber para reduzir custos e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência dos negócios.

Para que serve um sistema ERP?

O Enterprise Resource Planning, ou ERP, é um sistema que fornece um sistema mais acessível que pode gerenciar os dados da empresa de uma forma mais integrada e confiável.

A partir dos dados armazenados no software, uma série de diagnósticos aprofundados podem ser realizados nas medidas necessárias para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Devido à praticidade do sistema ERP e aos benefícios que ele traz para o dia a dia, alguns gestores já estão utilizando a tecnologia para melhorar a eficiência do próprio negócio.

Por meio da integração que ele fornece, diferentes departamentos de uma mesma empresa podem se comunicar de forma mais rápida e objetiva.

Sabendo que um dos maiores problemas da empresa é a falta de comunicação clara, o software pode ajudar os gestores a tomar decisões e contribuir para o crescimento e a lucratividade do negócio.

ERP se encaixa em qualquer tipo de empresa?

O ERP é adequado para empresas de diversos portes, desde micro a grandes empresas, de diversos segmentos de mercado, bem como e-commerce ou lojas físicas. Negócios online e operações híbridas podem se beneficiar muito com a integração fornecida pelo sistema, pois unifica os processos básicos de gerenciamento e transforma uma organização maior em um negócio.

Como surgiu o sistema de integração ERP

Embora seja considerada uma tecnologia que mudou a forma como as empresas trabalham nas últimas décadas, a história da invenção do ERP pode ser traçada há mais de 100 anos.

O famoso engenheiro Ford Whitman Harris criou a EOQ (Economic Order Quantity) para organizar sua produção. Essa invenção foi usada por muito tempo, até que o fabricante Black & Decker desenvolveu outra solução baseada nas ideias da Ford, que facilitou o planejamento de requisitos de materiais.

Este novo método agora é chamado de Planejamento de Requisitos de Material, ou MRP, abreviadamente. Basicamente, os conceitos EOQ criados pela Ford foram integrados ao computador para que possam ser usados ​​de forma mais simples e rápida. Esta ferramenta foi considerada revolucionária até o surgimento do MRP II (Manufacturing Resource Planning) em 1983.

Neste novo momento tecnológico, além dos componentes da arquitetura de software, alguns módulos diferenciados foram adicionados para que o sistema também abrange outras atividades, como compras e gestão de contratos.

A partir do MRP II, você pode integrar dados e compartilhar informações com outros departamentos da mesma empresa, melhorando assim a produção e reduzindo o desperdício.

A partir das necessidades sentidas nas últimas décadas, o sistema continuou a evoluir, resultando na integração ERP, integrando o sistema as atualizações frequentes, de forma a trazer sempre as melhores funcionalidades de acordo com as necessidades de cada empresa.

Benefícios da integração ERP para empresas

A redução de custos e a centralização das informações são as principais vantagens do uso de sistemas de integração ERP, mas não são as únicas vantagens. Veja alguns dos seguintes:

1- Mais produtividade

Centralizar todas as informações da empresa em um sistema automatizado significa reduzir o retrabalho. Não há necessidade de perder tempo procurando os dados que já estão no sistema ERP. Os empreendedores ou equipes estão melhorando a produtividade da empresa todos os dias e podem se concentrar no que é realmente importante para manter a empresa funcionando de forma saudável.

2- Mais economia

Mais produtividade corresponde a mais receita. Por meio de uma operação mais ágil, é fácil garantir o controle financeiro do negócio. O sistema ERP também elimina a necessidade de diferentes softwares e plataformas: a gestão é feita em um só lugar, reduzindo custos com diferentes fornecedores.

3- Mais escalabilidade

O objetivo de toda empresa é o crescimento, certo? Nesse processo de crescimento, é importante ter uma estrutura plástica que acompanhe o desenvolvimento dos negócios. O sistema ERP tem essas vantagens: adapta-se às necessidades da empresa e não desilude os empresários.

4- Mais flexibilidade

Para quem está à frente de uma pequena empresa, controlar a empresa em qualquer lugar é essencial. É comum que uma pessoa assuma funções diferentes. Por exemplo, com uma versão móvel do sistema ERP, os empreendedores podem entender o que está acontecendo na empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

5- Mais modernidade

Em nossa época, não é mais possível controlar sua empresa manualmente, certo? O sistema ERP é uma forma econômica e simplificada de permitir que sua empresa entre no mundo moderno da automação.

6- Mais integração

O sistema de integração ERP permite que o faturamento, controle de estoque, front-end de caixa, logística e finanças da empresa sejam centralizados em um só lugar. Esta integração de serviço é uma excelente forma de simplificar o trabalho diário.

7- Mais segurança

Hoje em dia, melhorar a segurança de processos é essencial para qualquer empresa. Um sistema de integração ERP pode garantir a segurança dos dados da sua empresa, principalmente quando falamos em ERP em nuvem. 

Conclusão

Ter um sistema de integração ERP para negócios é uma excelente opção para o seu negócio.

Um dos motivos do sucesso do sistema ERP é a garantia da segurança dos dados. Para uma empresa crescer de forma saudável, ela deve ter softwares de gestão que não só contribuam com as atividades operacionais, mas também forneçam subsídios para a segurança da informação.

Afinal, proteger seus dados é essencial para construir um bom relacionamento com os clientes e se diferenciar dos concorrentes. Uma maneira de garantir mais proteção das informações é usar um sistema que funcione na nuvem.

Se você já está convencido das vantagens e quer aplicar na sua empresa, basta entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.