Indicadores de performance: Para alcançar melhores resultados

Indicadores de performance: Para alcançar melhores resultados

Veja como os indicadores de performance ajudam a alcançar resultados melhores no seu negócio. Conheça os tipos de métricas que devem ser analisadas.

Como você mede o sucesso da sua empresa? Ou se as estratégias que sua empresa está empregando são eficazes? E, o mais importante, como você pode ter certeza de que está analisando as métricas corretas para determinar se o sucesso está realmente acontecendo? Grande parte da tomada de decisão depende de uma boa seleção de indicadores de performance.

Neste artigo, veremos mais de perto o que são os indicadores de performance e ajudaremos você a definir quais são os mais relevantes para o seu negócio. Por exemplo, você sabia que eles podem ser divididos em produtividade, qualidade, capacidade e métricas estratégicas?

Saiba mais na sequência.

O que são indicadores de performance?

Este é um conjunto de métricas usadas para avaliar o desempenho de uma empresa durante um período de tempo específico.

Representadas por valores quantitativos e qualitativos, essas métricas servem para medir ações e exibir respostas para validar processos internos, aumentando assim seus lucros e impulsionando o crescimento dos negócios.

Para muitas empresas, essas métricas funcionam como uma bússola, orientando processos e decisões. Portanto, para evitar que a organização se perca, os gestores devem saber analisar os indicadores de desempenho.

Tipos de indicadores de performance 

Existem quatro tipos de indicadores de performance, alguns mais significativos para o seu negócio do que outros. Portanto, cabe à empresa decidir quais usar.

As métricas mais úteis são aquelas que se alinham com a estratégia definida como crescimento do negócio. Abaixo, veja alguns exemplos de indicadores de performance para aplicar no seu projeto o quanto antes.

Indicadores de qualidade

São utilizados para monitorar desvios em processos ou procedimentos produtivos que não estejam de acordo com as expectativas. Portanto, esses são indicadores de performance.

Por exemplo, o número de reclamações sobre um produto ou serviço em um determinado período de tempo é um indicador de qualidade. Assim, comparações com níveis de aceitação alcançados em outro momento são relevantes.

Indicadores de produtividade

Usado para avaliar a entrega dos funcionários, considerando a eficiência e o desempenho em relação à produtividade. Referem-se à capacidade de produzir mais com o mínimo de recursos possível e representam indicadores de performance.

Indicadores estratégicos

Eles são usados ​​para determinar o quão perto uma empresa está dos objetivos organizacionais estabelecidos como metas. Os indicadores de gestão mostram o caminho a seguir e estabelecem uma comparação entre as condições atuais e as esperadas ou ideais.

Indicadores de capacidade

Indica a capacidade de resposta do processo. Por exemplo, essas métricas de eficiência são usadas para medir o número de produtos produzidos por uma máquina durante o período.

Como aplicar os indicadores de performance em 3 dicas

Veja, abaixo, como você pode aplicar os indicadores de performance:

Pense nos objetivos da empresa

Como dissemos, antes de pensar nas métricas de desempenho de vendas ideais para a sua empresa, é necessário pensar nos seus objetivos.

Se você planeja investir na aquisição de novos clientes, o CAC é uma boa métrica a ser observada. Ao mesmo tempo, analisar o NPS pode ajudar a entender melhor a percepção do público sobre a marca.

Evite ter muitos indicadores

Enquanto algumas empresas não medem o desempenho dos negócios, outras seguem muitas métricas.

Como resultado, eles acabam com grandes quantidades de informações, levando a um acúmulo de dados, muitos dos quais podem não ser usados ​​de maneira otimizada. Ter muitas métricas pode distrair os gestores do que realmente precisa ser analisado e medido.

Outro erro é rastrear métricas de desempenho de vendas que não geram uma análise completa do desempenho da equipe de vendas.

Faça análises periódicas e avalie o planejamento da empresa

Lembre-se: para atingir seu potencial máximo de vendas, você precisa de mais do que métricas.

Ou seja, além de monitorar os indicadores de performance, também é preciso avaliar o planejamento estratégico da empresa e ter uma visão geral dos números dos processos de negócio.

Além disso, as métricas mostram quais partes do processo de vendas precisam de otimização. Como fazer isso? Uma boa opção é por meio de treinamento e capacitação. Além de ensinar os principais indicadores de performance, eles também podem ajudar você a decidir quais KPIs sua empresa deve usar.

Por que é importante acompanhar os indicadores de performance?

Agora que você entende o que são os indicadores de performance, é importante saber porque você deve dar muita atenção a eles. Afinal, os números demonstram na prática os resultados que cada ação ou estratégia tem no negócio.

Nesse sentido, ao solicitar um orçamento maior de publicidade, o departamento de marketing deve justificar ao gestor onde, como e porque os recursos serão utilizados. E ainda, se a estratégia é eficaz para o resultado, conforme indicado pelos KPIs.

Os indicadores de performance têm a função de analisar dados e confirmar a eficácia das ações, eliminando de vez suposições e adivinhações. Assim, as métricas representam fatos sobre o desempenho de um processo.

Além disso, a partir das métricas, problemas em planos, estratégias ou processos podem ser detectados e corrigidos. Podemos chamar isso de "reencaminhamento", que coloca o negócio na direção certa.

As empresas possuem diversos tipos de indicadores de performance. No entanto, a estratégia tem implicações financeiras (mostrando lucro ou prejuízo) e de pessoas, que ajudam a identificar gaps de engajamento e produtividade.

Mas é preciso ressaltar que os indicadores de performance têm aplicações em diversas áreas da empresa. Saiba mais sobre os benefícios de monitorar as métricas de desempenho da empresa:

  • Torna as ações da empresa mais eficazes, otimizadas e reduz o custo com erros de processos;
  • Melhora os resultados gerais do negócio;
  • Faz com que a tomada de decisão seja mais precisa;
  • Atividades diárias são facilitadas;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Fortalece a marca.

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