Inbound Marketing: 5 estratégias práticas

Inbound Marketing: 5 estratégias práticas

Neste artigo que preparamos, você verá sobre como funciona a estratégia de inbound marketing para atração de clientes. Continue a leitura e saiba mais.

Em qualquer caso, o marketing é sempre baseado na interrupção. A empresa desvia a atenção das pessoas de seu trabalho diário para mostrar como o produto X ou serviço Y será benéfico para suas vidas.

Para piorar, em alguns casos, a qualidade das soluções vendidas precisa de ser melhorada e os consumidores dificilmente conseguem manter os seus direitos. Mas os tempos mudaram.

A transformação digital e mudanças fundamentais no comportamento do consumidor mudaram as regras do jogo para sempre. Portanto, as empresas precisam criar novas maneiras de conquistar e reter clientes, e o inbound marketing é a melhor delas.

Milhões de empresas em todo o mundo utilizam essa estratégia de atração, com excelentes resultados. Quer saber mais sobre este tópico e ver se o Inbound é adequado para você?

Confira!

O que é Inbound Marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseadas na ideia de criar e compartilhar conteúdo para públicos-alvo específicos, a fim de obter permissão para se comunicar diretamente com os potenciais clientes, estabelecendo assim um relacionamento duradouro.

Resumindo, o inbound marketing é uma estratégia em que os clientes são atraídos para sua empresa por suas informações. A partir daí, é mais fácil apresentar sua solução e transformá-la em um cliente ou até mesmo em um promotor da marca.

Não é à toa que a palavra Inbound Marketing pode ser traduzida como marketing atraente, também conhecido como "novo marketing".

Pronto para aprender mais sobre marketing de entrada? Vejamos, então!

Principais características do Inbound

Como o inbound marketing se baseia em fornecer um conteúdo que atenda às dúvidas do público, há mais espaço para o relacionamento próximo e para esse tipo de diálogo que mencionamos anteriormente.

Com isso, você pode esperar:

  • comunicação aberta: a marca discute e propõe com os clientes, e a interação é aberta e contínua;
  • continuidade: as informações da marca não incomodarão as pessoas, mas serão fornecidas continuamente no momento mais conveniente;
  • maior participação: a partir da relação de confiança criada pela geração contínua de valor ininterrupto, a participação é maior.

5 Estratégias de inbound marketing

1. Mídia social

Ao usar as redes sociais como estratégia, é importante ser autêntico e alinhar o seu conteúdo à sua marca. O objetivo das mídias sociais não é apenas automatizar as postagens que atraem as pessoas ao seu site.

Você deve se concentrar em criar uma experiência impactante para o seu público nas plataformas que eles já usam. Por exemplo, em vez de direcionar os visitantes para postagens de blog em seu site, crie um infográfico que resuma as informações de uma forma fácil de digerir em 1 minuto.

Ao agregar valor ao seu público nas plataformas que eles já usam, você pode aumentar o engajamento e atrair pessoas de forma orgânica para o seu conteúdo.

2. SEO

Um site projetado para clientes em potencial tem muito valor. A otimização de mecanismos de pesquisa ajuda a tornar o mais fácil possível para as pessoas que você deseja encontrar em seu site navegar organicamente.

Sua estratégia de SEO deve ser centrada em sua função de comprador. Realize pesquisas ativas de palavras-chave para entender o que sua persona está procurando e, em seguida, comece a criar conteúdo que lhes traga valor.

Você deve se preocupar mais em ajudar seus clientes, em vez de aumentar o tráfego. Se você abordar o SEO com essa mentalidade, poderá simplificar a tarefa criando um plano passo a passo sobre como criar valor.

Como os métodos de inbound marketing giram em torno da criação de conteúdo valioso para seus clientes em potencial, a otimização de mecanismos de pesquisa e o marketing andam de mãos dadas.

Contanto que você continue a produzir conteúdo, suas melhores práticas irão gerar altas classificações. Por sua vez, isso tornará mais fácil para seus clientes em potencial encontrarem seu conteúdo.

3. Email marketing

O marketing por email oferece uma oportunidade única de escolher com quem você deseja falar e como deseja contatá-los. Embora um e-mail interativo carregado com um CTA possa ser uma boa opção para a função A, a função B pode ser mais receptiva a boletins que fornecem resumos rápidos de grandes quantidades de conteúdo.

Compreender o conteúdo e os tipos de mensagem dos quais seus clientes podem participar será a primeira etapa no desenvolvimento de atividades de criação de e-mail de desempenho.

Se você achar que a taxa de abertura e a taxa de cliques de e-mails estão em uma tendência de queda, você deve reavaliar para quem está enviando. Lembre-se do princípio do valor agregado.

O objetivo não é enviar e-mails, mas sim ouvir as opiniões de potenciais clientes e fornecer-lhes conteúdos valiosos e relevantes. Se você não agregar valor aos seus contatos, é improvável que gere conversões.

4. Marketing de conversação

As técnicas de marketing de conversação são perfeitamente aplicadas às estratégias de marketing de entrada. Em essência, os chatbots são projetados para atrair pessoas.

Eles podem dar a você a oportunidade de ir mais longe e se divertir mais por meio de suas estratégias de comunicação. Ao reproduzir emojis estrategicamente posicionados e frases atrevidas em minutos, os chatbots podem ajudá-lo a aumentar a geração de clientes em potencial.

Como a maioria das tecnologias, o marketing de conversação só pode ter sucesso quando fornece conteúdo relevante. Não importa o quão atraente seja seu e-book, você só pode converter se puder fornecer aos clientes em potencial algo de que eles obtenham valor.

5. Marketing de parceiros

O marketing de parceiros expandirá sua rede estabelecendo links para aumentar a visibilidade e ajudá-lo a expandir seus negócios. Essa é outra ótima maneira de construir um relacionamento real e continuar a atrair organicamente clientes em potencial de alta qualidade para o seu conteúdo.

Ao navegar online, os clientes esperam encontrar autenticidade e credibilidade no conteúdo que consomem. Quando duas ou mais empresas colaboram para desenvolver um novo conteúdo valioso, os clientes são mais propensos a responder positivamente.

Ao desenvolver uma estratégia de marketing para parceiros, algumas das melhores práticas a seguir são estabelecer objetivos comuns, garantir relatórios cuidadosos, organizar eventos, criar conteúdo de marca e definir níveis de parceiros.

Conclusão

É melhor ter um conjunto diversificado de estratégias para aproveitar ao máximo seu conteúdo. Ao usar várias estratégias ao mesmo tempo, você pode espalhar os riscos em vez de apostar o sucesso de sua estratégia de marketing na eficácia de uma estratégia.

A combinação de várias estratégias pode fazer com que seus esforços de marketing tenham sucesso, mesmo que uma única estratégia não receba a atenção que você espera.

Depois de começar a implementar a estratégia, reavalie seu desempenho para determinar quais são mais eficazes e quais podem usar mais suporte. Em seguida, invista seu tempo e recursos. Para facilitar ainda mais, conheça as soluções da Infracommerce que podem te ajudar no processo.

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