Importância do transporte e-commerce

Importância do transporte e-commerce

Se o lojista pensa que apenas a garantia de produtos de alta qualidade pode satisfazer o consumidor, está errado. Desenhar uma estratégia de logística para o e-commerce também pode afetar a percepção dos clientes sobre a marca.

A razão é simples: os compradores online querem se livrar da burocracia e das dificuldades que muitas vezes enfrentam ao comprar cara a cara. Os consumidores digitais buscam praticidade e conforto porque optam por comprar produtos no conforto de sua casa.

Portanto, a escolha de ações logísticas, como formas de entrega pelos Correios ou transportadoras, pode afetar a verificação final da aquisição. Isso porque essas empresas garantem que os produtos cheguem aos seus clientes em perfeitas condições na data programada.

Quer saber mais sobre a importância do transporte e-commerce e como organizar os processos deste importante departamento? Continue a leitura!

Realidade de transporte e-commerce no Brasil

A malha rodoviária é responsável pela maior parte da movimentação de mercadorias no país. Por isso, o varejo brasileiro precisa ter em mente que terá que lidar com alguns desafios, como a lentidão dos produtos que chegam ao destino e o roubo constante de mercadorias. Sem falar em situações imprevisíveis, como greves de caminhoneiros.

Devido à falta de investimento em grandes ferrovias, até JK começou a ter esse problema. Naquela época, o governo priorizou as rodovias e seguiu o conceito de “american way of life”, o que acabou afetando os padrões de consumo dos brasileiros, que finalmente se alegraram com a possibilidade de possuir o próprio carro. Isso estimulou ainda mais o investimento em vias expressas.

Além disso, o número de transportadores convencionais de carga no país diminuiu, o que obrigou os comerciantes a superar os desafios de atrasos e faltas.

O que considerar na hora de escolher o transporte e-commerce?

O envio do pedido iniciado pela plataforma virtual possui características que devem ser observadas, pois a transportadora levará em consideração variáveis ​​como peso, volume, distância e quantidade de entrega.

Por outro lado, o processo de e-commerce reúne características do negócio que variam de acordo com cada departamento de vendas. Listamos algumas operadoras do mercado e os requisitos básicos de cada operadora para que você faça uma comparação preliminar e verifique quais são as melhores para o seu e-commerce.

Jadlog

Ao escolher o Jadlog, você poderá despachar embalagens de até 120 kg com tamanho máximo de 80 x 80 x 80 cm. A faixa de valores declarada permitida é ampla, até R$ 30 mil reais.

Assim como os Correios, a Jadlog também aceita pedidos com declaração de conteúdo para itens que não requerem nota fiscal. Ou seja, quando o conteúdo do pedido é notificado, itens sem nota fiscal também podem ser enviados.

Via Brasil

Se o seu produto é maior ou mais valioso, a Via Brasil pode atender às suas necessidades. O método de trabalho da transportadora é enviar remessas com dimensões não superiores a 200 x 200 x 240 cm, peso não superior a 200 kg e valor declarado não superior a R$ 50 mil reais.

Benefícios das transportadoras no e-commerce

As transportadoras também têm suas vantagens, como disponibilidade, flexibilidade de mercadorias e possibilidade de negociação.

Ao contrário dos Correios, que de vez em quando entram em greve, as transportadoras geralmente não tomam essa decisão. Além disso, quanto mais acirrada a competição, maior a probabilidade de se encontrar uma boa parceria.

A flexibilidade das mercadorias está relacionada aos problemas enfrentados pelos Correios, que se limitam ao envio de mercadorias muito grandes. As transportadoras geralmente não impõem tais restrições.

Vale ressaltar que a concorrência cada vez mais acirrada permite que os lojistas negociem por meio de descontos, o que é benéfico para o cliente e o próprio lojista.

Veja alguns pontos de vantagem do processo:

Diferencial competitivo

Diferencial competitivo é uma das características que destaca sua loja das demais. Os consumidores estão sempre otimistas com as empresas que parecem saber o que pode satisfazê-los e não medem esforços para fazê-lo. São comportamentos que conquistam clientes e os tornam leais à marca.

Reduz custos e desperdícios

Lojistas que não prestam atenção à logística inerente ao bom funcionamento do processo, correm o risco de terem maiores custos devido a erros e desperdício de materiais.

O planejamento de todas as ações, inclusive o transporte e-commerce, pode evitar atrasos na entrega da matéria-prima, por exemplo, também todas as atividades que dependem da matéria-prima.

Diminui o nível de reclamações

Uma enorme insatisfação vai gerar reclamações, e essas reclamações acabarão aparecendo em redes sociais ou sites, como o Reclame Aqui. Quando outros consumidores a veem, tendem a se opor à marca e evitar comprá-la. Isso porque eles se tornam inseguros para passar pela mesma situação. Portanto, cuidar da logística significa que quase não há lacunas entre os processos, portanto os clientes não ficarão frustrados.

Afinal, qual a importância de transporte e-commerce

Independentemente do porte e da área de atuação da empresa: os clientes desejam um bom atendimento e acreditam que seus produtos serão entregues com perfeição e terão tudo sem ter que lidar com muitos obstáculos.

Portanto, desde a abertura do e-commerce, é recomendável que o lojista esteja atento ao processo de transporte e-commerce necessários para que as etapas de compra e entrega de matéria-prima ao consumidor sejam realizadas da melhor forma. 

Como fazer isso?

Otimize a contratação de seus fretes

Ter uma plataforma que pode otimizar o leasing do serviço de transporte para entregar pacotes de qualidade é uma das soluções mais confiáveis ​​para o seu negócio.

Rastreabilidade das entregas

Ao contrário das lojas físicas em que os consumidores podem sair com produtos, para a maioria das lojas virtuais, não há como eliminar o tráfego de clientes no processo de compra. Portanto, a prioridade é dada aos sistemas que permitem o rastreamento do status do transporte.

O mais recomendado são empresas com um processo automatizado para se tornar a escolha ideal, que pode atualizar o registro das etapas desde a colocação do pedido até a conclusão da entrega.

Os incidentes envolvidos no transporte devem ser relatados, incluindo se o destinatário está ausente ou o endereço não foi encontrado. Certifique-se de rastrear as informações para resolver quaisquer problemas, como produtos ausentes, para citar um deles.

Sabemos que transporte e-commerce não é um assunto fácil, mas a Infracommerce está preparada para te ajudar nesse processo. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a gente:

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