Importância do SEO para Loja Virtual

Importância do SEO para Loja Virtual

Se você tem um comercio online, é provável que já tenha ouvido falar da importância do SEO para loja virtual. Leia o artigo e entenda como aplicar em seus negócios.

Contudo, apesar da importância deste conceito para o comércio eletrônico, muitas pessoas ainda têm dúvidas se é necessário aplicar estratégias de SEO para loja virtual.

Para destacar a importância do SEO, basta pensar que, na maioria das vezes, gestores gastaram muito dinheiro com publicidade paga e não conseguiram um bom posicionamento no Google. Mas esse cenário pode ser revertido com aplicação de SEO na loja virtual

A partir do ajuste e aplicação de algumas estratégias orgânicas, você pode fazer com que sua loja virtual apareça nos principais resultados dos buscadores do Google. Além de refletir diretamente o número de cliques no site, também reflete as vendas. 

Entenda a importância do SEO para Loja Virtual

SEO trata-se de uma sigla que significa "Search Engine Optimization", ou seja, resumindo: Otimização para Sites, em português.

No início, a estratégia de SEO focava apenas em agradar aos robôs dos buscadores. Naquela época, os robôs não eram tão desenvolvidos e era fácil enganá-los com métodos simples como black hats. 

Gradualmente, os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa foram forçados a evoluir e, como resultado, eles começaram a reconhecer essas estratégias ruins.

Esta evolução visa proporcionar sempre os melhores resultados para o conteúdo que procura. Portanto, além de punir quem tenta enganar os mecanismos de busca, a atualização do algoritmo visa aprimorar sites que proporcionam uma boa experiência ao usuário - por exemplo, bom conteúdo e boa navegação.

Pode-se dizer, dessa forma, que o foco principal das empresas que desejam realizar SEO em seus sites é nos usuários, não apenas nos mecanismos de busca. Confira abaixo como aplicar estratégias de SEO para loja virtual

1. Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se o oxigênio para os investidores. Portanto, é muito importante ter em mente que o conteúdo é o principal fator de uma estratégia de SEO.

Observe, entretanto, que isso não significa que você deva produzir em grandes quantidades, mas é importante se concentrar no conteúdo que é valioso para seus leitores, que eles realmente precisam absorver. 

O mais recomendado é que você se concentre no seu público em vez da produção em massa apenas para gerar conteúdo.

2. Cada página possui um título único e intuitivo

Um título bem elaborado não é uma panaceia, mas é a metade da maneira como seus clientes clicam para entrar no seu site. 

Do ponto de vista do cliente, pergunte-se "Como eles procuraram este produto?"

Tente ser o mais descritivo possível. Com isso em mente, preste atenção aos seguintes aspectos do SEO em lojas virtuais:

  • Descreva o conteúdo da página;
  • Crie uma tag de título exclusiva para cada página. Em outras palavras, não invente dois títulos idênticos para produtos diferentes;
  • Use títulos descritivos e curtos.

3. Crie tags de meta descrição

A meta descrição resume sua página e fornece mais informações para seus clientes. 

Portanto, para otimizar a tag de meta descrição, tente resumir o conteúdo da página como uma postagem no Twitter. Ah, assim como o título, também está aqui: use uma descrição única para cada página.

4. Crie uma boa estrutura de url

Use texto no URL, não números. Isso é importante para uma melhor indexação do Google e pesquisas de clientes. Além disso, URLs com poucos ou nenhum número terão uma aparência mais amigável.

Outra coisa: certifique-se de que o URL está indexado ao seu domínio, não ao provedor. Se você implementar boas práticas de SEO, mas vincular seu domínio a um provedor, terá pontuação apenas para aquele domínio, não para seu e-commerce.

Dica: não repita o URL! Isso não permitirá que o Google e outros mecanismos de pesquisa indexarem sua loja.

5. Faça link building

Falar que os backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental. 

Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio. 

6. Tenha um site que seja fácil de navegar

Crie uma boa proposta de marketing para o seu site. Considere categorias, subcategorias, etc. Torne a navegação do seu e-commerce lógica, natural e tranquila e proporcione aos seus consumidores uma boa experiência de compra.

Para concluir…

SEO não é obrigatório, mas se você deseja alcançar grande sucesso de vendas mais qualificadas, pode apostar nesta estratégia.

Agora que você sabe como construir uma loja virtual, não deixe de se apropriar de ferramentas para colocar seu e-commerce em uma posição favorável em termos de pesquisa. 

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