Importância do monitoramento de cargas

Importância do monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas é essencial para a garantia da qualidade, conformidade e otimização do desempenho logístico.

Se refere, portanto, ao processo logístico que possibilita o acompanhamento em tempo real da situação da carga, do veículo que a transporta e do motorista responsável, desde o momento do carregamento até a entrega no destino final.

A aplicação de inovação e tecnologia nos processos logísticos revolucionou as etapas que levam uma mercadoria até o destino escolhido pelo consumidor. 

Neste artigo, entenda a importância do monitoramento de cargas, sobretudo com a digitalização de empresas cada vez mais constante.

Monitoramento de carga: entenda a sua importância para o sucesso de entregas 

A tecnologia aplicada à logística tem trazido bons frutos para negócios no mundo inteiro. Hoje, o uso de dados do monitoramento de carga em tempo real permite:

  • Simplificar os processos de controle de qualidade;
  • Diminuir a rejeição de produtos pelos clientes ou controle de qualidade interno;
  • Minimizar o impacto de problemas de qualidade nos consumidores;
  • Reduzir os custos operacionais.

O monitoramento de cargas ajuda sua empresa a manter um fluxo constante de produtos e lucratividade. No entanto, nem sempre é fácil acompanhar as remessas, especialmente quando se deslocam por diferentes estados e municípios.

Com um sistema de rastreamento, as partes interessadas podem acompanhar o movimento de qualquer lugar. Eles podem até mesmo controlar todo o processo.

A melhor parte é que planejadores, gerentes logísticos, distribuidores e expedidores também podem usar sistemas de monitoramento de carga, e existem boas razões para tomar esta decisão. Acompanhe: 

Monitoramento de cargas melhora a eficiência nas diferentes etapas de entrega

O transporte de mercadorias é uma parte essencial de qualquer negócio. Ele pode ajudá-lo com planejamento, gerenciamento de estoque, distribuição e muito mais.

Ao planejar, o monitoramento permite que você determine onde seu produto estará em pontos específicos durante o processo de entrega. Isso ajuda você a planejar quando e para onde enviá-lo. 

Este recurso pode evitar atrasos ou falhas nas entregas de mercadorias. Ao usar o sistema, você garante que a entrega de seus produtos seja pontual e que o transporte até o destino aconteça da maneira mais eficiente possível.

Ao usar o monitoramento de cargas junto com outros métodos, como análise preditiva, as empresas podem rastrear remessas à distância e reduzir custos.

Garante um melhor manuseio de suas mercadorias 

O monitoramento de cargas fornece uma grande quantidade de dados sobre suas remessas. As informações podem ajudá-lo a gerenciar melhor sua logística e produtos. 

Se uma carga precisar ser reencaminhada ou uma nova transportadora for contratada, você poderá contatá-los usando essas informações.

Você também pode ver onde estão suas mercadorias em qualquer ponto, o que ajuda a tornar a entrega do produto mais eficiente. O rastreamento permite que as empresas saibam quanto estoque elas têm em cada rota.

Com essas informações, você saberá se um item acabou e precisará fazer um pedido mais imediato. Além disso, você descobrirá se um produto está indo um pouco mais devagar do que o previsto. 

Ele permite que você saiba quando algo pode precisar de agendamento para uma coleta, para que você não perca dinheiro por causa de remessas e coletas perdidas.

Rastreamento de localização

A utilização de sistemas de posicionamento global (GPS) em empresas não é algo novo. Os dispositivos de GPS estão ajudando os profissionais do setor de transportes, inclusive motoristas de caminhão, a chegarem ao seu destino sem se perderem.

Além disso, permite que operadores de frotas rastreiem a posição dos caminhões o tempo todo. Agora, também é possível usar esses dispositivos para rastrear a localização de mercadorias.

O GPS pode ser conectado diretamente a produtos de grande porte e pode ser embutido em paletes de itens menores. Isso se torna especialmente essencial para itens caros com maior probabilidade de serem roubados durante o transporte. 

Isso ajudará a garantir que a posição de mercadorias e caminhões seja a mesma, resultando na segurança do transporte.

Aumenta a satisfação do cliente

O monitoramento de cargas oferece à sua empresa a oportunidade de ter o melhor atendimento ao cliente possível. 

Quando uma remessa é enviada, você pode fornecer informações aos clientes durante todo o processo. As informações incluem atualizações de rastreamento e notificações via texto, e-mail ou mídia social.

Seus clientes se sentirão mais à vontade sabendo que têm acesso a informações precisas e oportunas sobre suas remessas. Também os ajuda a rastrear para saber quando chegarão ao destino.

É a tradução para o sucesso empresarial

Como empresa, você precisa saber o que está acontecendo com a entrega de suas mercadorias. É essencial manter contato com seus fornecedores e clientes. São eles que determinam se seu negócio terá sucesso.

Outro dos benefícios do monitoramento de cargas é que ele torna mais fácil para seus clientes fazer pedidos de você. Todas as informações sobre sua remessa são compiladas em um só lugar. Ele permite um processo de entrega eficiente e menos estressante para o consumidor.

Além disso, quando você tem mais controle do processo de entrega, pode acompanhar o que está acontecendo e até se comunicar com as partes envolvidas. Assim, você administra seus negócios com mais eficiência.

As empresas podem monitorar a eficiência da equipe

Os sistemas de monitoramento de cargas são vitais para as empresas, pois ajudam a monitorar a eficiência da equipe. Os gerentes de logística podem manipular as rotas de remessa, comunicando-as aos seus funcionários.

Isso significa que eles podem acompanhar o status de seus produtos e saber se algum atraso ocorreu. Podem também criar novas rotas para remessas ou fazer alterações para evitar atrasos. 

Dessa forma, eles podem evitar quaisquer perdas que a falta de um sistema de rastreamento eficiente poderia causar.

Além disso, os supervisores podem monitorar como sua equipe lida com as mercadorias dos clientes. Eles saberão o tempo que levam na estrada, o profissionalismo e qualquer outra coisa que possa afetar a reputação de uma empresa.

Os gerentes logísticos têm acesso a dados valiosos sobre os prazos de embarque e entrega de seus produtos. Com essas informações, eles planejam melhor o fluxo de pedidos. 

Sistema de monitoramento digital leva a mais conveniência

Um sistema digital ajuda você a acompanhar suas remessas sem precisar sair do conforto do seu escritório. Com essa abordagem, você pode economizar muito tempo e esforço, principalmente no planejamento logístico.

A internet também é mais barata do que os métodos tradicionais, porque permite que os proprietários usem várias contas para diferentes soluções. Dessa forma, você pode investir em diferentes frentes do seu negócio.

Você está se perguntando como fazer o monitoramento de cargas?

Um dos fatores mais críticos na administração de um negócio de sucesso é o envio eficiente de mercadorias para os consumidores. A satisfação dos clientes é vital para o sucesso e a reputação do seu negócio.

A Infralog, braço de logística da Infracommerce, combina tecnologia e inovação para facilitar o cotidiano de empreendedores. 

Com o foco no cliente, através da terceirização de fulfillment, é possível contar com o Delivery Hub, solução baseada em torre de controle para rastreamento de entregas. Além de dashboards de Power BI, com monitoramento em tempo real e acompanhamento das transportadoras em um só local. 

Para os gestores, isso simplifica o processo, economiza tempo e leva a uma melhor prestação de serviços. A Infracommerce ajuda a eliminar problemas de entrega através de soluções com base em tecnologias e tendências de última geração. 

O monitoramento de carga em tempo real revela o que está acontecendo com a carga durante o trânsito, entre os marcos logísticos. 

Trazem também insights que ajudam a coordenar os processos da cadeia de suprimentos com mais eficiência e a otimizá-los para aumentar a agilidade na resolução de problemas, minimizar custos e impulsionar a eficiência operacional.

Conte com a Infracommerce para ter serviços de excelência! O nosso ecossistema digital tem as seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. Entre em contato para conhecer nossas soluções! 

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.