Hub Marketplace: o que é e como funciona

Hub Marketplace: o que é e como funciona

Pense em uma ferramenta capaz de agilizar suas vendas online integrando todas as soluções referentes a marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs, tudo em um único lugar. É isso o que um hub proporciona.

A partir do momento que o pequeno empreendedor sai de uma “venda de garagem” para um negócio com potencial maior de escala, surgem diversas preocupações de como manter a rentabilidade se movimentando, sem perder a qualidade e eficiência das operações.

Entretanto, operar esse crescimento através do seu próprio e-commerce apenas, limita suas ações em alguns aspectos como por exemplo, o tempo gasto para a criação de anúncios, o controle de estoque e pedidos, logística e falta de automatização em geral. E além destes mencionados, mas não menos importantes, temos também os próprios marketplaces.

O que é um Hub Marketplace?

Um Hub marketplace de Integração é uma plataforma que permite você gerenciar o seu e-commerce e automatizar toda a sua operação em um único lugar. Também é possível cadastrar e gerenciar várias contas de diferentes canais e ter ainda mais controle das suas vendas.

Através de um Hub você se conecta com diferentes marketplaces do mercado, gerenciando toda a sua operação e tendo mais tempo para definir novas estratégias para o seu negócio. Portanto, é possível você ter todo o controle das suas vendas em um só lugar, otimizando o seu tempo, ganhando produtividade e conseguindo melhores resultados.

Qual a importância de um Hub Marketplace para o seu negócio?

Todo empreendedor que trabalha com e-commerce quer que suas vendas cresçam cada vez mais. Com o aumento das vendas, aumenta também o controle dos pedidos, controle de estoque, emissão de etiquetas, controle e emissão de notas fiscais, dentre muitas outras atividades.

Com tantas tarefas a serem executadas o seu dia é tomado por muito trabalho operacional, deixando de fazer outras atividades mais estratégicas para o seu negócio. Por isso, automatizar esse processo é fundamental para otimizar essas atividades e criar um fluxo de trabalho mais direcionado e eficiente.

É justamente para conseguir otimizar o seu tempo e ganhar mais produtividade que um Hub Marketplace de Integração é importante para o seu negócio. Com ele as tarefas ficam automatizadas diminuindo consideravelmente as atividades manuais e também reduzindo os seus custos.

Como funciona um integrador de Marketplace

Uma plataforma integradora oferece diversas funcionalidades para o seu e-commerce. Ele funciona como uma central de gestão, onde você concentra tudo em um só lugar. É possível ter todas as informações de pedidos, estoques, entregas e notas fiscais de todos os seus marketplaces, integrando tudo em uma única plataforma e de maneira automatizada.

Outra grande funcionalidade são as informações de insights gerenciais, onde você pode acompanhar as movimentações da sua conta em um único painel de controle. 

Portanto, esse trabalho se torna automatizado e com ele você terá as condições de poder acompanhar toda a movimentação do seu e-commerce, desde o produto até a entrega ao cliente.

Vejamos algumas funcionalidades:

  1. Produto: é fácil criar um SKU para cada produto; precificar de forma automática somente definindo sua margem de lucro desejada.
  2. Anúncios: Crie anúncios, kits de produtos para aumentar seu ticket médio e distribua em todos os seus canais de venda de uma só vez;
  3. Expedição: tenha controle do seu estoque e a garantia de que o produto vendido será entregue ao seu cliente;
  4. Entrega: é possível acompanhar a entrega dos pedidos, pois a maior parte dos hubs de marketplaces são integrados aos correios e transportadoras também.
  5. Automação: Um bom hub de integração te permite conectar com seu ERP usando múltiplos CNPs, além disso, com a automação de impressão de notas fiscais e etiquetas, você não perde mais tempo "caçando" suas NFs.

Em suma, um integrador funciona como a sua central de informações e gerenciamento, deixando você mais tranquilo para as operações do dia a dia e se preocupar somente nas estratégias de crescimento do seu negócio.

Vantagens que um Hub proporciona

Agora que você entendeu a importância de um Hub de Integração para o seu negócio, vamos ver algumas vantagens que ele traz.

  • Gerencie mais de um CNPJ

Tenha mais flexibilidade na sua operação através de uma integração. Com ele é possível gerenciar mais de um CNPJ em um só lugar. Você conseguirá emitir notas fiscais para diferentes CNPJs, tudo de forma automática e segura.

  • Melhorar o controle do seu estoque

Uma das grandes vantagens em trabalhar com um Hub Marketplace é que ele trará para você ferramentas e controle de estoque. Ter o seu estoque controlado e sempre atualizado após a realização de uma venda, é fundamental para que você nunca deixe faltar produtos para os seus clientes.

  • Gestão de Vendas

Gerencie as suas vendas em um único lugar e consiga ter mais controle de toda a operação dos seus pedidos. O Hub de Integração entrega para você funcionalidades que irão facilitar a sua gestão, e assim, ter o controle e gestão das suas vendas.

  • Fácil para precificar os seus produtos

Elaborar a precificação dos seus produtos, ficou fácil. Por exemplo, o Hub de Integração da Infracommerce, possui uma ferramenta que calcula o seu preço ideal de forma automática. Basta você informar alguns dados que esse preço é calculado, levando em consideração impostos, custos de produção e comissão de cada marketplace.

Qual Integrador escolher?

O mercado conta com diversas opções, mas é necessário analisar qual a real necessidade do negócio e isso tem relação direta com o ticket médio.

No caso de um e-commerce com ticket médio baixo, é viável um integrador que cobre porcentagem do faturamento total do mês. Já com um ticket médio maior, é interessante optar por hub marketplace que cobre por cada venda, individualmente. E temos ainda, os hubs que trabalham com um valor fixo, uma mensalidade. Vale analisar caso a caso e escolher o que melhor se aplica ao empreendimento, como por exemplo:

  • Quantos e quais marketplaces o seller opera?
  • O hub já possui integração com estes marketplaces?
  • Qual o valor do ticket médio?
  • Quais soluções o integrador oferece e se estas soluções atendem ao objetivo do negócio?

A Infracommerce pode te ajudar com todo o processo para alavancar as vendas do seu marketplace. Entre em contato com a gente!

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.