Guia para um chatbot para site bem feito

Guia para um chatbot para site bem feito

Diferente do que acontecia no passado (não tão distante), hoje, ouvir sobre inteligência artificial não impressiona mais ninguém. Antigamente era comum o assunto apenas em filmes de ficção científica, lembra? 

No entanto, como os tempos mudaram, a inteligência artificial está no nosso cotidiano mais do que podemos perceber, inclusive por meio de soluções para os negócios modernos, como o chatbot. 

Para começar… o que é um chatbot?

A primeira coisa que vem à cabeça como exemplo para chatbot é a Siri, da Apple. Tratam-se de recursos com inteligência artificial que executam várias funções, como ligar para alguém dos seus contatos, programar um alarme, contar uma piada, fazer pesquisas na internet. Com certeza é muito útil, mas não é possível ensinar algo à uma programação.

Resumidamente, o chatbot é um programa de computador que executa apenas o que for programado, simulando uma conversa humana, para facilitar os processos internos. Sendo assim, podemos automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que possibilita abrir espaço para resolver questões realmente importantes.

Atualmente muitos negócios estão escolhendo alguns processos específicos como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes, para inserir em um fluxograma, podendo estruturar a forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta apropriada.

Como funciona a inteligência artificial?

Não tem como falar de chatbot sem mencionar inteligência artificial, como você percebeu. Nela, é possível fazer um questionamento sobre a mesma coisa, e quando a configuração não é feita de forma correta não é possível inserir todas no sistema.

Em contrapartida, o chatbot com inteligência artificial faz com que, mesmo fazendo uma pergunta não programada, você obtenha respostas corretas.

A programação utilizada nos bots comercializados pode funcionar de diversas maneiras e é necessário ter atenção quando for escolher aquela que é ideal para sua necessidade. Existem inteligências artificiais que possuem um algoritmo próprio e outras usam a AI externa, como Google AI e Watson (IBM).

Ao criar um chatbot você estará simulando uma conversa, por isso tenha em mente o tipo de linguagem que a sua persona usa para se comunicar.

Importância de um bot

Antes de implantar o bot na sua empresa, defina um objetivo, que possa crescer com o tempo.

Você pode utilizar o chatbot para realizar vendas, assim como tirar dúvidas sobre seus produtos, captar informações ou até identificar em qual estágio da jornada de compra está o seu cliente.

De forma alguma utilize essa ferramenta  para substituir o atendimento humano, pois existem alguns assuntos que demandam um contato direto que o bot não pode resolver. O correto é sempre deixar uma pessoa responsável para as demandas mais complexas.

Depois analise o melhor canal em que seu o bot deve estar disponível segundo as metas do seu negócio. Tem empresas que preferem colocar na fanpage do Facebook, outras no próprio site.

Assim que tiver definido o seu objetivo, liste os pré-requisitos que a ferramenta de bot deverá ter. Dessa forma você conseguirá descartar as opções de forma mais fácil.

Deixe um tempo exclusivo separado para cuidar destes canais, pois a atualização do conteúdo deve ser uma rotina. 

Chatbots e chats privados: tendência consolidada de Marketing Digital 

Um chatbot é capaz de potencializar a experiência do consumidor. Mas precisamos também falar da importância dos chats privados.

Não é dúvida para ninguém que o uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções proporcionadas pelo marketing na era da transformação digital.

As redes sociais servem como plataformas para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados que podem ser utilizados para o atendimento.

As comunicações que deram certo através da mensagem direta em redes como o Twitter e o Instagram fizeram com que as marcas olhassem com maior atenção para essa funcionalidade. Tudo isso tem a ver com a transformação no comportamento dos consumidores. 

Afinal, os chats privados são checados com frequência pelos usuários e já fazem parte de sua rotina digital. Podemos até arriscar dizer que é uma versão mais jovem e atual do email.

Levando em conta esse pensamento, por que não investir na comunicação em aplicativos que, em essência, funcionam como chats privados?

É o caso, por exemplo do WhatsApp, que possui algumas funcionalidades próprias e já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo. Por exemplo, ao invés de oferecer uma newsletter, algumas marcas já oferecem aos seus seguidores a inclusão em grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão. 

A tendência é que esse tipo de experiência aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads

Vamos pensar na seguinte questão, imagine se, além de servir como canal de atendimento e divulgação, o chat privado possa ser utilizado como ferramenta para a conclusão de compras. 

Como funciona um chatbot para e-commerce? 

Algo que já sabemos é que os chatbots já se espalharam pelas mais diferentes páginas da internet. Isso porque a interação em tempo real é um dos fatores que atraem os consumidores digitais e que pode inclusive ser um dos diferenciais no momento de finalizar uma compra.

Pensando na experiência do usuário, que deve ser cada vez mais desenvolvida diante das necessidades do consumidor, o chatbot faz toda a diferença.  

Manter o cliente engajado, atendendo de modo rápido suas dúvidas e necessidades é um dos grandes desafios de e-commerces. Afinal, diferente das lojas físicas, o próprio site é o vendedor e o expositor dos produtos disponíveis.

Para isso, é muito importante que o cliente encontre descrição de produtos, dados técnicos, além de informações de pagamento e de entrega para poder, por fim, efetuar uma compra. 

Uma vez que somente os dados do produto não são suficientes, é chegada a hora de usar um assistente conversacional, ou seja, um chatbot para e-commerce.

Para o e-commerce, um chatbot pode funcionar de inúmeras maneiras, algumas delas:

  • Solucionando as dúvidas;
  • Indicando produtos;
  • Divulgando promoções;
  • Rastrear pedidos;
  • Ajudando com cadastros.

Vantagens de ter um chatbot para e-commerce

  • Garantia de um atendimento personalizado e humanizado. Mesmo online, a relação entre vendedor e cliente tende a ser cada vez mais estreita. Além de responder em tempo real, o chatbot possui uma figura personalizada que dá a sensação de realmente estar falando com uma pessoa;
  • Diminuição do tempo de espera. Sem dúvidas isso é muito importante para experiência do cliente, uma das principais vantagens do chatbot, tanto para e-commerces quanto para outros sites, é o tempo de resposta. Eles ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Melhoria na experiência do usuário. Nada como a praticidade de encontrar tudo aquilo que precisa em um só lugar. Assistentes conversacionais proporcionam comodidade e deixam os clientes satisfeitos, além de seguros quanto ao seu negócio;
  • Crescimento em vendas. Os bots são entendidos como um novo canal de vendas. Além disso, ele pode ser um dos diferenciais na hora de efetuar uma compra. Sobretudo porque com um atendimento mais rápido e prático, as pessoas tendem a se sentir motivadas a comprar.

O avanço tecnológico afeta o futuro e as tendências de inúmeros nichos e com o marketing digital não é diferente. Os chatbots são robôs que servem para interagir com o público de uma maneira que meros mortais (humanos) não conseguem.

Eles são muito mais rápidos e atendem os consumidores de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades únicas. Os chatbots estão virando tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet.

De acordo com pesquisas, o WhatsApp possui tantos usuários como o YouTube e o Facebook. Os chatbots para e-commerce ajudam respondendo as mensagens dos consumidores e acumulando dados acerca deles.

Eles podem auxiliar os clientes a comprarem produtos online, reservar ingressos de cinema, esclarecer as dúvidas mais comuns e possui outras funções. 

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