Gateways de Pagamento para E-commerce

Gateways de Pagamento para E-commerce

Se você tem um e-commerce, certamente já se deparou com a perda de vendas em algum momento, ou mais que isso, justamente após seu cliente online fazer o cálculo do frete, não é mesmo? 

Se você já passou por isso, e deixou de vender mesmo com o carrinho cheio, calma! Primeiramente, você não está sozinho! Algumas pesquisas realizadas sobre o segmento de e-commerce comprovaram que a razão de grande parte das desistências pode estar no alto custo do frete. Porém, existe um modo muito eficiente de promover a gestão de frete de seu e-commerce, é necessário instalar na plataforma online do seu e-commerce um plug-in de gateway de fretes.

Para entender melhor o que é gateway de pagamento e como funciona  para o e-commerce, está na lugar certo. 

Boa leitura!

O que é Gateway de Pagamento para E-commerce?

A busca por soluções mais eficientes de logística para os pedidos online é o que todo empreendedor (moderno) almeja. Nesse sentido, existem o gateway de fretes e o Transportation Management System (TMS)

Gateway de Pagamento trata-se de uma ferramenta que trabalha de forma competitiva na gestão das entregas de e-commerce. Atua na precisão de cálculos dos preços e nos prazos de entrega, possibilitando funcionalidades mais desenvolvidas para as campanhas de frete além de disponibilizar relatórios de performance.

Por outro lado, o TMS é um software que atua na distribuição e sua função principal é integrar todas as operações que envolvam a gestão de transportes.

Como funciona o Gateway de Pagamento ? 

Com o uso da ferramenta de Gateway de Pagamento na plataforma de seu e-commerce, é possível que toda a operação de cálculo de preço e de prazo seja realizada de modo ágil, mesmo que o cálculo seja feito fora da plataforma. Isso deve ocorrer para que o cálculo se baseie em informações atualizadas das transportadoras e dos Correios.

Nesse contexto, com o Gateway, as informações são devolvidas de forma rápida, para que o cliente escolha a opção de frete. Nesses sistemas, costumam-se aceitar todos os tipos de transportadoras, desde as mais conhecidas no segmento até as empresas menores que atendam por regiões.

Normalmente, o Gateway é disponibilizado por empresas que possuem uma equipe dedicada a interpretar as tabelas de frete. Existem também plataformas que já oferecem o serviço quando são contratadas. Há várias opções, avalie bem qual a que combina mais com as suas necessidades.

Quando a gestão de fretes permite que o consumidor tenha diversas opções, baratas e atrativas, a conversão de vendas torna-se maior. Além disso, não podemos nos esquecer que o frete grátis é um dos grandes aliados no momento de comercializar produtos em e-commerces. Não raro, o frete gratuito é o fator que faz com que o consumidor escolha o seu e-commerce ao invés de outro.

Conhecer as possibilidades do gateway de pagamento faz com que você possa oferecer frete gratuito em ocasiões específicas, quando o valor das compras for maior que um determinado preço ou quando a encomenda é realizada em determinadas regiões, por exemplo. Isso ocorre porque o recurso auxilia a gestão de fretes, possibilitando que a gratuidade não se torne um prejuízo para você.

Gestão de Fretes para e-commerce

Um e-commerce que atende vários estados brasileiros deve contar com formas variadas de entrega dos seus produtos. Diante disso, são maiores as chances do seu e-commerce vender mais e com sucesso.

O motivo está no fato de que existem consumidores que preferem gastar pouco no valor do frete, mesmo que tenham que esperar mais de uma semana para receber o seu produto, e existem também os que não se importam em gastar mais, desde que recebam a sua encomenda  o quanto antes.

Para agradar a todos, o recomendado é que a loja virtual possui diferentes modalidades de frete, o que significa que você precisa ter parceria com transportadoras e com o Correio. 

Porém, é preciso ter um sistema que permita ao seu cliente digitar o seu CEP no site, sobretudo quando estiver realizando uma compra, e receber uma resposta rápida a respeito dos valores de cada tipo de frete oferecido pelo seu e-commerce. 

Esse cálculo que pode parecer simples para o consumidor final esconde um processo bastante complexo. Desse modo, o Gateway de Fretes se torna extremamente útil, pois é uma ferramenta que consegue interpretar e processar os contratos e tabelas de frete que são disponibilizadas pelos Correios e pelas transportadoras diretamente no site de seu e-commerce. 

Benefícios do Gateway de Pagamento no e-commerce

O grande desafio dos varejistas é combinar operações e logística de back-end para oferecer ao consumidor uma experiência que seja consistente com o cliente, seja na loja, online ou no ponto de entrega da mercadoria. 

Dessa maneira, a colaboração bidirecional entre varejista e transportadora é fundamental para o sucesso da execução logística geral. 

Evita erros de cálculo de frete

Os gateways trabalham com análise das tabelas de valores de frete, verificando cada opção e contrato firmado entre o e-commerce e o transportador. O cálculo é aplicado corretamente, facilitando a gestão.

Disponibiliza opções ao consumidor

Caso seu e-commerce venha disponibilizar poucas opções de frete, seus potenciais clientes podem desistir da compra. Com poucas alternativas, o valor pode ficar alto ou o prazo de entrega muito longo.

Com o gateway de pagamento é possível adicionar diferentes transportadores para aumentar o leque de opções e dar mais poder de decisão aos consumidores.

Possibilita o oferecimento de fretes grátis

Oferecer frete grátis é uma boa estratégia para que você consiga aumentar as vendas. Entretanto, deve-se ter cuidado para que isso não prejudique sua margem de lucro. Com os gateways de frete, essa gestão se torna mais fácil.

É essencial disponibilizar o frete grátis apenas em compras a partir de um determinado valor. Pode-se limitar também para uma certa região ou outra situação que você julgar aplicável. Nesse sentido, você consegue aplicar essa estratégia de forma calculada, sem ter prejuízo.

Crie relatórios de fretes 

A ferramenta de gateway de pagamento possibilita a criação de relatórios, identificando onde você pode estar perdendo vendas por causa do valor do frete. Nesse caso, você pode definir e tomar ações para minimizar essas perdas e aumentar suas vendas.

É testado que com o gateway de fretes há um aumento da eficiência, a empresa implementa taxas de transporte mais econômicas, reduzindo ao mesmo tempo as despesas gerais, o estoque total e o processamento geral de custo por pedido. 

Controla entradas e saídas

As operações do armazém, que incluem processos, layout e fluxo, podem ser efetuadas de forma positiva, trabalhando em estreita colaboração com o seu provedor de transporte. Ao trabalhar com esta solução, você garante um bom controle de entradas e saídas de seus produtos e mais que isso, que seus clientes recebam as encomendas e produtos em tempo hábil, sem atrasos e problemas. E permite também que sejam criadas campanhas de frete e envio gratuito, que deem oportunidades a novos clientes. 

Além de converter mais vendas com o Gateway de Fretes, uma vez que ele torne disponível o oferecimento ao cliente um rol maior de opções, a ferramenta pode gerar relatórios para que o gerente identifique onde está perdendo vendas por causa do frete e, a partir dessa métrica, tome as medidas necessárias.

Agora que já sabemos o que é gateway de pagamento e suas funcionalidades, saiba que esses recursos otimizam o tempo de espera para a cotação do frete de seu e-commerce,  economia na hospedagem mesmo entre inúmeros clientes realizando as cotações de modo simultâneo. 

Lembre-se que os setores de uma empresa, quando estão alinhados, sejam elas lojas virtuais ou físicas, tendem a ter vendas que superam as expectativas.

Quer mais dicas para seu negócio? 

Continue acompanhando nosso blog para receber novidades! A Infracommerce tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato




Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.