Garanta uma experiência excepcional para seu cliente nesta Black Friday!

Garanta uma experiência excepcional para seu cliente nesta Black Friday!

Vem chegando uma das datas mais importantes para o comércio, a Black Friday. Adotado no Brasil desde 2010, o evento anual de compras em que são oferecidos descontos e promoções mega atrativos, tem crescido em importância ano após ano, tendo movimentado mais de R$ 4 bilhões nos e-commerces do país em 2020, de acordo com a Ebit|Nielsen.

As expectativas para 2021 são as melhores, e espera-se que 87,75% dos brasileiros façam compras na data, sendo que 72% devem comprar online, seja em sites, lojas virtuais ou aplicativos, segundo pesquisa da Conversion. Aqui na Infracommerce, por exemplo, estamos com previsão de crescimento orgânico com um volume entre 30% e 40%, o que significa a maior Black Friday da nossa história.

Com tamanho crescimento nas vendas, é necessário um planejamento estratégico sólido para garantir que a experiência do cliente não saia prejudicada. Por isso, acompanhe a seguir algumas dicas para que sua Black Friday seja um sucesso, tanto em vendas quanto na fidelização dos clientes.

Tecnologia

● Certifique-se de que conta com uma base tecnológica bem fundamentada para receber o volume extra de clientes, de maneira que todo o sistema funcione em perfeita sintonia, desde o primeiro clique até a entrega;

● Realize stress tests em seus sites para identificar possíveis problemas e corrigi-los a tempo.

Produtos

● Prepare um mix de produtos em que possa oferecer descontos reais e competitivos com o mercado;

● Para escolha desse mix, leve em consideração os mais queridinhos dos clientes e, porque não, aqueles com menos saída para os quais você deseja atrair o olhar do consumidor;

● Garanta que o cadastro desses produtos seja finalizado antecipadamente, programação nessa época é essencial.

Logística

● Faça uma revisão das suas transportadoras cadastradas, tenha certeza de que a área de cobertura está garantida;

● Aposte em tecnologia para uma gestão logística inteligente que otimize custos e prazos.

Estoque

● Sabe aquele mix de produtos escolhidos para as ofertas? Certifique-se de que o Centro de Distribuição receba esses produtos com antecedência;

● Analise o histórico de vendas da marca nas edições anteriores para se antecipar em relação à reposição durante a Black.

Atendimento

● Tenha um script preparado para sua equipe do SAC conseguir atender às dúvidas dos clientes durante o período da Black;

● Planeje plantões adequados, de acordo com a demanda esperada e, principalmente, que contemplem o horário do evento.

Experiência do consumidor

● Preocupe-se com a experiência que pretende oferecer ao cliente, desde a navegação no site, até um atendimento impecável e receptivo, desta forma o cliente sabe que pode voltar e será sempre muito bem atendido;

● E lembre-se, a experiência não acaba com o produto entregue ao cliente, se programe para a logística reversa e revise o regulamento de trocas e devoluções, quanto mais informações disponíveis, menor o impacto que o SAC pode ter.

Então já sabe: a palavra de ordem é planejamento! Desejamos uma Black Friday arrasadora. Se você gostou dessas dicas, confira também nosso artigo: Como gerenciar demandas em datas comemorativas? 


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