Fulfillment profissional com InfraLog

Fulfillment profissional com InfraLog

Neste artigo, vamos falar sobre fulfillment profissional com InfraLog. A tecnologia que você precisa em seu e-commerce.

Utilizar o fulfillment logístico para encantar os clientes parece ser uma estratégia bem inteligente, considerando que o termo em inglês significa “preenchimento” e/ou “realização” e é comumente utilizado para descrever os objetivos pessoais de satisfação plena, como ser realizado no casamento ou na carreira profissional.

Para o mundo corporativo e logístico, o fulfillment é o termo utilizado para descrever o trajeto do atendimento do pedido do cliente em toda a sua cadeia de interação com a empresa, do marketing promocional e ponto de venda escolhido, passando pela compra do produto e fechando no recebimento do pagamento e entrega. Ou seja, é um trajeto considerável e repleto de oportunidades de encantamento para o cliente.

Neste artigo analisaremos o conceito de forma detalhada e suas principais características. Acompanhe.

Fulfillment: o que é?

O termo fulfillment significa, em sua tradução literal, “cumprimento”. Na prática, essa palavra é usada para a logística de e-commerces, desde que um produto é comprado até a última etapa, que é a entrega da mercadoria para o consumidor final.

Para que esse processo aconteça é necessário passar por uma série de fases, como conferência do produto no estoque, separação, revisão, envio para o cliente e confirmação de recebimento. Existem outros pequenos passos em meio a isso e que são extremamente importantes nessa relação.

O que difere o fulfillment de outras estratégias de logística nas empresas é a adaptação para os comércios virtuais. O objetivo é realizar todas as etapas, desde separação até entrega com máxima satisfação para o consumidor, de forma que ele queira voltar a consumidor produtos da empresa e torne-se um cliente fiel.

Funcionamento do fulfillment na prática

O fulfillment engloba todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente e exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, dentre eles: logística (em todo o processo de entrega dos produtos), tecnologia (no desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar os procedimentos), atendimento (na garantia de um bom relacionamento com os clientes) e marketing (no planejamento estratégico das ações para atrair clientes).

Algumas atividades em que o fulfillment atua são o planejamento estratégico da operação, recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística, acompanhamento das entregas através do rastreamento, setor eficiente de relacionamento com os clientes, logística reversa, recebimento e análise de feedback dos clientes, entre outros.

Para o funcionamento efetivo de todas essas tarefas, é necessária uma equipe especializada dedicada a cada setor, se mantendo sempre atualizada às frequentes mudanças em relação à produtos e serviços de preferência dos consumidores e reagindo de maneira flexível e inovadora às novas tendências. 

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada do fulfillment, tendo em vista que o uso de softwares possibilitam uma maior integração das operações de toda a cadeia produtiva.

Benefícios do fulfillment para se diferenciar

O fulfillment torna o processo mais dinâmico e rastreável, o que para o cliente é convertido em rapidez de entrega e diminuição de falhas no envio.

Como o mundo competitivo dos negócios deixa as condições financeiras e as qualidades dos produtos muito similares entre a concorrência, a logística de entrega pode ser o diferencial na hora da decisão de compra.

Apesar de mais comumente utilizado em e-commerces, o conceito de fulfillment pode ser aplicado em todo tipo de negócio para buscar melhorias no atendimento ao cliente.

Algumas empresas terceirizam o fulfillment para garantir a eficiência do atendimento e não desviarem o foco principal da empresa, e também por considerarem mais efetivo o know-how mais apurado de empresas especializadas. 

Entretanto, a implantação desse conceito entre membros da equipe pode garantir maior controle do processo e sucesso, uma vez que a equipe estará mais engajada e mais bem informada de todas as etapas.

Terceirização no fulfillment

Atualmente vemos uma tendência para a terceirização do fulfillment. Isso pode ser explicado pelo fato de que para atender às necessidades dos clientes internamente, a empresa precisaria contar com uma estrutura física e mão de obra que geraria altos custos. Além disso, gerir esse processo pode tirar o foco da empresa em sua atividade principal.

Neste cenário, há diversas empresas surgindo no mercado oferecendo a gestão do processo de fulfillment, o que poderia reduzir os custos com encargos sociais, pagamentos de salário e manutenção de uma estrutura física. 

Outro benefício da terceirização é que a empresa terceirizada, por se focar exclusivamente no processo em questão, acaba se especializando e oferecendo um serviço mais eficiente.

Em um mercado competitivo e exigente como o dos dias de hoje, firmar uma parceria com uma prestadora de serviço que ofereça soluções tecnológicas inovadoras para o seu negócio pode ser um diferencial, otimizando todo o processo e minimizando o estresse da gestão.

E é neste ponto que a Infralog entra. Com a Infralog você tem um fulfillment profissional para encantar o seu cliente. Confira o que a Infralog pode te oferecer:

MULTI WAREHOUSE FULFILLMENT

  • 10 CDs em 7 Estados brasileiros
  • 11 Dark Stores em 8 Estados
  • 99,5% de acuracidade de estoque
  • 99,8% dos pedidos despachados em 24h
  • Processo de logística reversa feito em até 48h

DARK STORES

  • Entregas em até 1h (São Paulo)
  • Avanços do Estoque: monitoramento em tempo real da operação, armazenamento e curva de vendas
  • Mais de 10% de aumento na taxa de conversão

DELIVERY HUB

  • Tecnologia exclusiva para otimização de custo e prazo por região
  • Métodos de entrega personalizados
  • Torre de controle para rastreamento de entregas: dashboards de Power BI, com monitoramento em tempo real e acompanhamento das transportadoras em um só local
  • 99% OTD X 88% OTD do Mercado
  • 85% das entregas em SP realizadas em até 2 dias
  • Até 14% de aumento nas conversões

SAC

  • Promotor online: vendas assistidas, suporte ativo e conhecimento do produto
  • Atendimento ativo ao cliente por telefone, e-mail e chat online
  • Gestão visual em tempo real com sistemas integrados
  • Back Office: gerenciamento de T&D, linha direta com transporte, especialistas em canais oficiais dos consumidores
  • NPS ativo
  • 90% de satisfação do cliente (SCAT)

Entre em contato com a nossa equipe e se beneficie de todas as ferramentas da Infracommerce!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.