Fulfillment: entenda como funciona

Fulfillment: entenda como funciona

Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu e-commerce!

Você já ouviu falar em fulfillment? Você sabe como aplicá-lo no seu negócio, ou sabe a importância dele para as empresas que atuam em um ambiente digital?

Torna-se muito importante entender o que é fulfillment para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da forma mais otimizada e eficiente.

O atendimento inclui várias atividades, como faturamento e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos em estoque, rastreamento de produtos, entrega e afins.

E essas são apenas algumas das missões desta operação! Quer mais detalhes sobre este tema? Continue a leitura!

O que é fulfillment?

Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento e realização. No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente.

Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.

Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado. 

Entendendo as etapas do fulfillment 

O fulfillment constitui-se em algumas etapas básicas que já detalhamos aqui no blog da Infracommerce. Veja:

  • Estoque: todo o processo começa com o armazenamento dos produtos que serão vendidos. Isso pode ser feito por meio do uso de um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Nesse caso é necessário contar com sistemas que garantam um bom controle de inventário e reposição após as vendas.
  • Separação (Picking): assim que os pedidos são processados é necessário localizar o produto dentro do estoque e coletar a quantidade que será enviada. Nesse ponto fica evidente como é a organização interna da empresa.
  • Embalagem (Packing): após separar o produto ele precisa ser embalado de forma que não ocorra qualquer avaria durante o frete. Esse processo precisa ser ágil e ao mesmo tempo qualificado, sem gerar custos extras.
  • Transporte: com o produto embalado, basta fazer a condução do armazém para o endereço de entrega, garantindo a pontualidade e assegurando a integridade dos itens. Isso exige soluções tecnológicas que permitam o rastreamento em tempo real.
  • Pós-entrega: nessa etapa é coletado o feedback do cliente após a entrega do produto e também são administrados casos como trocas e devoluções, que exigem a estruturação de um sistema de logística reversa.

Como ter um melhor desempenho com o Fulfillment?

Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:  

1- Utilize um ERP

A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um e-commerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis.

Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final. 

2-Terceirizar Serviços 

Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores.

3- Definir os KPIs

A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período.

Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment

Qual a importância do fulfillment?

Mais importante do que entender o que é fulfillment é saber quais são as vantagens de se contratar esse serviço. É necessário conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão.

O preço não é o principal fator para fidelizar clientes, quando se tem uma logística integrada, você conquista a confiança e supera as expectativas referente a prazos.

Quando compramos através de e-commerce temos uma certa ansiedade para o dia da entrega, se você se destaca, a chance de fidelizar o cliente e até mesmo ser indicado é muito maior.

Fulfillment é fazer com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa, até a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment.

Otimização do fulfillment

Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitos lojistas apostam na terceirização de serviços.

Esse é um conceito altamente difundido em países como os Estados Unidos, no qual as próprias redes varejistas conduzem essa operação para terceiros.

No Brasil existem agentes privados que oferecem serviços semelhantes, como é o caso da Infracommerce.

Existem outros serviços semelhantes ou complementares a este, mas a escolha da solução ideal para seu negócio depende de uma análise criteriosa de custos e da capacidade de entrega da loja virtual.

Como aplicar o fulfillment para e-commerce?

Uma das maneiras mais eficientes de aplicar o fulfillment no seu negócio, é através de um sistema que une o gerenciamento da empresa com o processo de pós-venda e logística das entregas.

O sistema ERP da Infracommerce! É um ótimo parceiro para empreendedores de e-commerce te auxiliando em processos como: 

  • Emitir notas fiscais em cada venda;
  • Organizar o controle de estoque;
  • Fazer a separação e entrega dos produtos vendidos.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe no site da Infracommerce!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.