Fulfillment center: conheça a nova estratégia logística

Fulfillment center: conheça a nova estratégia logística

À medida que as vendas online aumentam, também aumenta a satisfação do cliente com as transações, já que muitas empresas de comércio eletrônico colocam em prática o fulfillment center. Com ele, você garante eficiência em todas as etapas da compra, desde o pedido até a entrega no prazo.

Para que você entenda melhor o tema e as principais vantagens, preparamos este artigo com informações imperdíveis. Confira!

O que é Fulfillment Center?

Um fulfillment center faz parte da cadeia de suprimentos e serve como centro de todos os processos logísticos necessários para levar um produto do vendedor ao cliente. Ele lida com todo o processo de atendimento de pedidos, desde a coleta e processamento de pedidos até a embalagem e o envio. 

A opção pelo fulfillment center tem a ver com a redução de níveis de estoque e a “especialização” do site no atendimento de pedidos diretos ao consumidor, ou seja, tem como objetivo central a busca pela satisfação do cliente, a sua fidelização, uma vez que o mercado consumidor atual não busca apenas o menor preço, mas o melhor serviço de entrega

Ao contar com uma operação totalmente voltada para atender clientes que fazem seus pedidos on-line ou através de televendas, uma empresa pode elevar o seu padrão de atendimento, assim como reduzir os seus custos.

Como funciona o fulfillment center na prática?

As operações do fulfillment center consistem no trabalho que ajuda a levar pedidos on-line à sua porta — também conhecido como processo de atendimento de pedidos. 

O inventário de uma empresa de comércio eletrônico é armazenado estrategicamente no fulfillment center de um 3PL em preparação para atender aos pedidos dos clientes. Depois que um comprador conclui uma compra em uma loja de comércio eletrônico, o estoque é separado e as caixas são embaladas e rotuladas para envio.

O fulfillment center podem processar tanto pedidos business-to-business (B2B) — normalmente um grande volume de produtos que é enviado a um grande varejista — quanto pedidos business-to-consumer (B2C), que são enviados diretamente para um casa do consumidor individual.

Quando um vendedor terceiriza o atendimento de comércio eletrônico , o 3PL está concluindo o processo de atendimento em nome do proprietário da loja. Isso inclui tudo, desde gerenciamento de estoque até negociação de tarifas com transportadoras.

A terceirização de processos de atendimento de pedidos  para um 3PL pode facilitar o gerenciamento de estoque, melhorar o atendimento ao cliente e economizar muito tempo do vendedor para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Vantagens do Fulfillment Center

Além dos benefícios já citados, o fulfillment center é de grande ajuda na gestão de pedidos e acompanhamento das entregas. 

No caso de operações terceirizadas, esse formato, além de ajudar na gestão de estoque, pode ajudar empresas que não possuem o espaço físico ideal para distribuir todos os seus produtos, liberando os gestores da empresa para dedicar tempo a outras áreas do seu negócio.

Com os fulfillment center, o overselling ou o stockout são evitados, uma vez que essas operações contam com um eficiente controle de estoque, garantindo que todos os pedidos sejam atendidos com excelência, o que evita insatisfações por parte de clientes que não conseguiram concluir a sua compra por falta de produto disponível para a entrega.

Essa modalidade de operação logística geralmente possui interfaces para receber os pedidos e trocar informações diretamente com o consumidor. Através da integração entre o software de gestão de armazéns (WMS), o ERP e sistemas para sites de e-commerce, garante-se que o produto que o cliente pediu chegará até a sua casa no menor tempo possível. 

E, em caso de logística reversa, esse processo acaba sendo facilitado também. Vale destacar que os fulfillment center lidam frequentemente com picking de fracionados, daí os benefícios tanto para a produtividade quanto para os casos de trocas/devoluções.

É por esses motivos que os fulfillment centers trazem a concepção de uma logística em sua totalidade, pois eles participam de todas as etapas envolvidas desde o momento em que o pedido é realizado até a sua conclusão, incluindo os feedbacks que podem ser enviados pelos clientes através do site de compras, os quais podem servir para o aprimoramento da operação logística.

E aí, vai implementar o fulfillment center no seu negócio? A Infracommerce tem as melhores soluções logísticas para te ajudar nesse processo.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções:

Entre em contato para conhecer nossas soluções! 

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.