Fretes rápidos e o melhor da experiência pós vendas

Fretes rápidos e o melhor da experiência pós vendas

Você sabe como funciona o sistema de fretes rápidos? Neste artigo, mostramos como funciona e quais são as modalidades para utilizar no seu negócio.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de comprar online, sendo assim, eles esperam receber seus produtos em um curto espaço de tempo. Afinal, nessa modalidade é possível comprar um item e recebê-lo até uma hora depois.

Para atender essas expectativas, as empresas precisam de operações logísticas eficientes. E não apenas disso, mas também de um gerenciamento de entrega de mercadorias adequado para poder, assim, fidelizar clientes.

Isso significa que o tempo entre o atendimento de um pedido de e-commerce e a chegada do produto na casa do cliente deve ser o menor possível. Assim, essa corrida contra o tempo só é viável se for feita por uma transportadora.

Continue lendo e saiba como funciona o processo de fretes rápidos.

O que é e como funcionam os fretes rápidos?

Basicamente, os fretes rápidos são uma forma de entrega mais rápida de mercadorias, oferecida pelas lojas online. Neste método de envio, o produto pode ser entregue no mesmo dia após a confirmação do pagamento.

Assim que o pagamento for aprovado, o pedido terá prioridade. Em seguida, ele é classificado em estoque para ser embalado e enviado o mais rápido possível. Depois, a mercadoria é encaminhada para uma transportadora especializada em fretes rápidos.

Confira, a seguir, um resumo das etapas do processo de fretes rápidos:

  1. Cliente compra na loja virtual e escolhe a modalidade de frete;
  2. Logo depois da confirmação do pagamento, o pedido chega como prioridade de entrega;
  3. Na sequência, há a separação e embalagem da mercadoria;
  4. O produto é despachado para entrega, seja por meio de uma transportadora terceirizada ou por veículos da própria empresa.

Quem trabalha com logística sabe o grande desafio que é depender do transporte rodoviário no país. Uma das consequências disso é o desafio de manter o preço do frete competitivo e atender o prazo de entrega das mercadorias. Além disso, se o cliente encontrar um preço menor no site do concorrente, ele pode preferir adquirir aquele produto da empresa que apresentou a melhor oferta.

Portanto, ao oferecer esse tipo de serviço, a empresa deve avaliar toda a operação para oferecer ao cliente final um serviço que tem a possibilidade de ser cumprido. 

Modalidades de fretes rápidos

As formas mais comuns, ou tradicionais, de entrega são as de utilizar os Correios e as transportadoras. Mas estrategicamente, esses formatos não atendem às expectativas dos novos consumidores, que não querem mais esperar pelos Correios e muito menos pagar taxas das transportadoras.

Nesse sentido, as empresas devem apostar em alternativas que atendam ao imediatismo desse consumidor e que sejam econômicas para a organização.

Selecionamos algumas modalidades de entregas que estão ganhando cada vez mais espaço na logística nacional. Confira a seguir:

Click & Collect / Pick up in store

A principal característica dessa modalidade é a economia de custos e agilidade. O modelo tornou-se bastante comum, justamente por proporcionar que o cliente retire o produto na loja mais próxima sem precisar arcar com o valor do frete, o que muitas vezes motiva a desistência de compra.

Entrega expressa

Bastante confundida com a Same Day Delivery, a diferença principal é que enquanto nesse modelo a entrega se dá obrigatoriamente no mesmo dia, na entrega expressa o pedido deve chegar até o cliente no dia seguinte da compra.

Same Day Delivery

Podemos traduzir o Same Day Delivery como “entrega no mesmo dia”, sendo assim, esse modal obrigatoriamente precisa respeitar o prazo de entrega do produto na mesma data que ele foi solicitado pelo consumidor. Sua principal característica é agilidade e, apesar de ter um custo um pouco mais elevado, o cliente que opta por esse tipo de entrega está disposto a pagar pela comodidade que a rapidez desse modelo proporciona.

Next Day

Como o próprio nome diz, a entrega é feita somente no dia seguinte da confirmação do pagamento. Este é um modelo interessante para quem tem pressa, mas não pode receber a encomenda no mesmo dia.

Lockers

Trata-se de um modelo no qual o pedido do consumidor é deixado em um armário (locker), que pode estar localizado em postos estratégicos da cidade ou dentro da própria loja. Essa forma de entrega tem se mostrado excelente para o lojista, por evitar custos com as transportadoras, e para o cliente, pela praticidade.

Bikes

Para tentar driblar o tempo gasto no trânsito, os custos com transportes particulares e por ser uma alternativa mais sustentável para o meio ambiente, as empresas começaram a olhar para as bikes como uma nova alternativa aos modelos logísticos.

Drones

Aqui no Brasil, essa modalidade ainda é uma novidade pouco explorada. Empresas como SMX Systems e a inovadora iFood testaram entregas recentemente, a primeira com medicamentos e a segunda fazendo entregas de comida nos bloquinhos de carnaval na cidade de São Paulo.

Vantagens ao adotar os fretes rápidos

Oferecer uma das modalidades de fretes rápidos no e-commerce pode ser uma opção para atender um público disposto a pagar mais, para receber um produto em menor tempo e no conforto da sua casa.

Confira outros benefícios dos fretes rápidos

  • Fidelizar clientes: Quando alguém decide fazer uma compra online, analisa uma série de coisas, como o prazo e o valor da entrega. Oferecer entrega expressa em seu e-commerce é um diferencial competitivo. Além disso, se a experiência do cliente com a compra for satisfatória, as chances dele voltar a fazer negócio com você aumentam. 
  • Aumento de vendas: Se você consegue atender consumidores que buscam por entregas expressas, há um incremento de receita. Afinal, você não perde um cliente em potencial por não ter este tipo de serviço.
  • Propaganda boca a boca: Clientes satisfeitos fazem propagandas orgânicas da sua empresa. Eles comentam positivamente sobre a experiência que tiveram e recomendam para amigos e familiares. Essa é uma das formas de criar uma boa imagem da sua empresa.

Esses modelos de entregas rápidas agregam um papel transformador nas operações logísticas, sendo uma maneira de proporcionar excelentes experiências para o consumidor. Porém, é preciso ter cuidado para analisar qual posicionamento estratégico é mais assertivo para o seu tipo de negócio.

E aí, gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a outros conteúdos como este. Aproveite, ainda, para conhecer as soluções da Infracommerce.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.